+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question MK PC VS Router Board

    Seguinte...
    O custo pra montar um pc com adaptador e tals é mais alto q comprar uma router board.

    qual a diferença ?? ( isso falando de um pc bom )
    qual tem maior desempenho ???

    qual a opniao de vcs sobre isso ???


    Grato a todos que responderem.

  2. #2

    Padrão

    bom depende se vc conseguir uma plaaca com 6 pci`s ou 5 e precisas usar todas elas fica mais barato que duas RB, mas se for uasr uma ou duas pci, fica quase a mesma coisa..

    eu so tenho uma reclamaçâo contra o mikrotik, as veces ele fica inestavel, gera como se foçe uma auto interferencia nao deixando clientes conectar e derrrubando eles, iso com mk pc , em routerboard nunca ouvi falar disso.
    nao uso rb mas to a fim de mudar, por facilidade de por elas na torre e por ese problema que tenho enfrentado com mk pc, mk pc como ap to pasando por isso a tempos, troquei tudo ja antena, conector, placa do pc, placa wireless etc, mas continua.
    tenho amigos que tambem pasao por isso.
    e so reiniciar o ap, e ele endoida de ves...
    ja tentei de tudo, nada funciona, so com algumas horas ele normaliza, se alguem pasou por isso ai, e resolveru agradeço muito...

  3. #3

    Padrão

    Ola...alexsuarezferreira!



    Rapaiz... que maluquice é essa...?
    É possivel limitar esses problemas? Digo: Isso é 0001 problema? Ou são vários problemas? Dá para quebrar isso em vários problemas menores?
    Tem algum sintoma bem-definido?
    Em casos assim aleatórios... uma solução poderia ser a **FONTE DE ALIMENTAÇÃO**?

    ==============
    Solucao PC:
    • muitos usam aqueles PCs lixos (fim de carreira)... p montar um MK.. e querem MK rodando 100% (mas p Windows esse PC nao serviu);
    Solucao RB:
    • processamento, memoria, disco... LIMITADOS.
    ==============

    Mas... se a melhor é PC ou RB... tudo depende do que se pretende implementar.




    Abracos,

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por henriquefr Ver Post
    Seguinte...
    O custo pra montar um pc com adaptador e tals é mais alto q comprar uma router board.

    qual a diferença ?? ( isso falando de um pc bom )
    qual tem maior desempenho ???

    qual a opniao de vcs sobre isso ???


    Grato a todos que responderem.
    Eu prefiro PC-AP... se usar equipamentos bons e novos, o desempenho sempre vai ser melhor. A única desvantagem, ao meu ver, é a manutenção mais complicada quando é em cima de torres. Mas como as minhas bases aqui na cidade são todas em topos de prédios, não tenho esse problema. Uso o MK vai fazer 2 anos em abril, e não tenho nenhum reclamação!

  5. #5

    Padrão

    pois e mas isso que eu to pasando varios ja pasarâo, placa procesador e memoria nova, da no mesmo, antena, cabo, pigtail, tudo foi trocado, alimentaçâo, aterramento, tudo tudo verificado, e a mesma coisa.
    pior que tenho varios colegas pasando por isso....
    mas e o que eu digo, depois de estabilizar ate nao reiniciar fica 100%.
    nao sei mas o que fazer, mas e isso, ainda estou resistindo, mas MK pc como ap, aqui nao ta dando certo nao hehehehe.
    como ja falei nao sou o unico a pasar por isso..

  6. #6

    Thumbs up

    certo...

    so queria saber mesmo a opnião de vezes sobre MK RB e MK PC...
    vlws

    esse problema que estao falando...
    as vezes nem é a fonte..
    mas pode ser um nobreak ou energia ruim..
    tive esse problema... trokei o nobrek... vai fazer 1 mes sem nenhum problema...
    as vezes nao é isso.. mas ... rsrs

    abraço a todos

  7. #7

    Padrão

    Olá tudo bem??
    vc usa pc + ap??
    qual ap vc indica ai para ter uma cartela de cliente legal, pois ja ouvi que tem ap ai que so suporta 25 cara no maximo e que cartão segura uns 60 online

    Grato


    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu prefiro PC-AP... se usar equipamentos bons e novos, o desempenho sempre vai ser melhor. A única desvantagem, ao meu ver, é a manutenção mais complicada quando é em cima de torres. Mas como as minhas bases aqui na cidade são todas em topos de prédios, não tenho esse problema. Uso o MK vai fazer 2 anos em abril, e não tenho nenhum reclamação!

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alykepler Ver Post
    Olá tudo bem??
    vc usa pc + ap??
    qual ap vc indica ai para ter uma cartela de cliente legal, pois ja ouvi que tem ap ai que so suporta 25 cara no maximo e que cartão segura uns 60 online

    Grato
    Uso pc-ap com placas dlink G510 e G520.. Até agora, como tenho divididos em setoriais, vi no máximo 30~35 online, sem problemas. Axo q vai até um pouco mais ainda, pq aqui os clientes são de 128 e 256 kbps.

  9. #9

    Padrão

    aqui clientes sâo maioria 100k , ja vi online 49 sem problemas, numa d-link g510.

  10. #10

    Padrão

    acontece o memso aqui. ja troquei pc e tudo mais, so que ontem aconteceu em uma das routerboard, que ate o momento pensei que era problema de PC-AP, o problema foi assim, depois de uma queda de energia , e o nobreack ficar sem bateria, foi umas 3 horas sem energia, a routerboard voltou a funcionar, so que uma das interfaces os clientes conectabam e desconectabam, tinha uns 27 online, so que so conectabam 8 ou 9 e descoentabam 3 e assim por diante, o mem so problema dos pc aps quando enloquece, ese problema sempre da quando falta energia , (memso com nobreak), ou se eu modificar qualquer parametro da interface, como frequencia , potencia , etc. Pra voltar a funcionar tenho que baixar e subir potencia, ate que normaliza. nesta routerboard o unico parametro que funcionou foi trocar de long permeable pra short, voltaram na mesma hora.Outra coissa as veces conectam todos certinhos so que o trafico fica zerado, e o overall ccq fica como travado em um valor baixo, ahi so mexenedo potencia pra funcionar.To lutando com o Ikarus pra ver se deixo ele como ap pra ver se funciona, outra coissa em um dos pc que enloqueceu que estaba com uns 20 online e nao tinha jeito de funcionar, coloquei no lugar um aprouter e funcionou direto. so que nao aguaenta o trafego.

  11. #11

    Padrão

    pois e johny aqui e a mesma coisa, mesma coisa...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Uso pc-ap com placas dlink G510 e G520.. Até agora, como tenho divididos em setoriais, vi no máximo 30~35 online, sem problemas. Axo q vai até um pouco mais ainda, pq aqui os clientes são de 128 e 256 kbps.


    Ola Alexandre, tudo bem,

    Você, disse que usa os adaptadores dlink g530, g520, e tals,

    me diga uma coisa, estou usando pra ponto a ponto um par de ag 530, e queria saber qual o trougpouth desta placa, pois percebi que em momentos de trafego alto, com este adaptador no P2P o ping sobe..

    Tem alguma informação sobre isso?

    Abrcs..

  13. #13

    Padrão

    o trougput dela nao saberia te dise extato, mas tenho um ptp de 23km que pasa 2.5mb duplex, ou seja manda e resebe 2.5 simultaneamente..
    acho que deve pasar de um.s 5mb o trougput desa placa.

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Ola Alexandre, tudo bem,

    Você, disse que usa os adaptadores dlink g530, g520, e tals,

    me diga uma coisa, estou usando pra ponto a ponto um par de ag 530, e queria saber qual o trougpouth desta placa, pois percebi que em momentos de trafego alto, com este adaptador no P2P o ping sobe..

    Tem alguma informação sobre isso?

    Abrcs..
    Pra atender clientes não uso a ag530, somente g510 e g520. Uso a ag530 pra ptp em 5.8 Ghz, mas não posso te dizer ao certo, pq aqui as minhasplacas tem o pigtail soldado, e isso me faz perder performance. Atualmente não consigo deixar o sinal melhor q -75 por aí... mesmo tendo apenas 800 metros meu ptp.. Mas ta passando 4 mega full, mesmo assim. Axo que dá até mais, em virtude da distância, mas como hoje meu link aqui é de 4 mega, é isso q tá dando. Semana q vem vou estar com 8 mega de link, daí vamos ver se aumenta!

  15. #15

    Padrão

    Pessoal já utilizo Mikrotik a 1 ano e seis meses as vezes penso em mudar para AP2000 para fazer a função de ponto-Multiponto e deixa as RBs fazendo os ponto a ponto em 5.8ghz e controle nas torres. Não acho o desempenho do Mikrotik excepcional para ponto-multiponto como muitos aqui acham mas claro que não devemos comparar a um raidinho tipo zinweel ou qualquer outro do genero. Alguem utilizar essa solução supracitada ?

  16. #16

    Padrão

    ja fiz teste de trouighput na 530, em 20km pasei 8 megas duplex, em 1 km, 12 megas com sinal baixo, tem uma arvore na frente, o sinal ta -76, e a 20 km tava -65.

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    ja fiz teste de trouighput na 530, em 20km pasei 8 megas duplex, em 1 km, 12 megas com sinal baixo, tem uma arvore na frente, o sinal ta -76, e a 20 km tava -65.
    Muito bom... vou comprar 2 AG530 pro meu ptp aqui então... pq preciso no mínimo de 8 mega full agora... se com as que eu tenho não der isto, vou comprar 2 novas...