+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como iniciar o sistema com Hd slave em rai1?

    Estou implementando o Raid 1 em um servidor que vai ser servidor de dados com samba integrado ao AD e com dois Hds de 15GB scsi e preciso saber como recuperar no caso do HD master dar dau como levantar o sistema com o HD slave?tenho colocar ele para master correto?mais alguma coisa se precisa?

    e no caso de colocar o Hd slave como master para levantar já posso colocar outro idêntico para fazer o papel do slave e espelhando novamente?

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Recomendo você olhar o manual da controladora RAID que você está usando.

    Em geral quando um dos HDs dá pau você tem que "chutar" o HD pra fora do RAID, dependendo da controladora você pode fazer isso via software e o sistema vai ficar operado normalmente, independente que qual HD deu pau você não precisa inverter ligação de cabo nem nada do HD, pois a controladora guarda a configuração que você chutou um HD fora e fica funcionando só com o outro, quando você colocar o HD substituto, você adiciona ele de volta para o RAID e ele faz a sincronização.

    Fiz um comentário bem genérico, pois como disse, depende da controladora RAID que você usa. Se o seu servidor ainda não estiver em produção eu recomendo você fazer testes, tipo instalando o sistema, depois tirando um HD fora, depois formatando em um outra maquina e devolvendo para o original para ele fazer a sincronização, esse tipo de teste é bom porque quando a coisa der problema você já vai saber os passos que devem ser feitos para restaurar o servidor sem problemas.

    Espero ter ajudado.

    ate+

  3. #3

    Padrão

    Primeiramente nao existe esse conceito de mestre/escravo em interfaces SCSI, mas até ai tudo bem isto nao interfere em muito... o que precisa-se saber agora é: o seu RAID 1 é via software ou via hardware? dependendo desta informação a solução do seu problema será uma ou outra.