+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer pcs se enxergarem.

    Fala ae galera.
    Estou montando uma rede sem fio domestica, até aí sem misterio nenhum, todas navegando normalmente com mk rodando que é uma beleza, porem nenhuma maquina se enxerga na rede, gostaria de saber como fazer elas se enxergarem...

    Olha que comico, 90% da galera querendo bloquear e eu querendo liberar... aff.

    Alguem tem alguma ideia de como fazer isso?

    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    Ninguem sabe?

  3. #3

    Padrão

    Ola cooperrj....




    Vamos lá....

    O que voce quer dizer com **enxergar**?

    ----------------------

    Tem como voce enxergar os computadores da internet? (Sabendo-se que esses estão todos conectados na rede mundial)

    Se o ambiente for focado a **APENAS** de uma rede local ethernet... podemos raciocinar da seguinte forma conforme modelo de camadas OSI:

    • 1) nivel físico: os computadores estão conectados fisicamente (seja via cabo, seja via antena)

    • 2) nivel enlace: os computadores precisam se capazes de enviar e receber dados (forma mais bruta)... endereçando-os. Essa camada é resolvida pela tecnica CSMA-CD (ethernet)... e a comunicação se dá através do protocolo ARP. Nesse momento... placas ethernet (computadores) enviam e recebem pacotes ethernet atraves do uso de MAC Address. Modo de envio... unicast ou broadcast.

    • 3) nivel de rede: nesse momento aparece os IPs. Maquinas conversando entre si... direcionados com IP/MASCARA/REDE/BROADCAST/GATEWAY...

    e por ai vai... TRANSPORTE (4), SESSAO (5), APRESENTACAO (6) e APLICACAO (7).



    A maneira mais básica de **enxergar** computadores numa REDE LOCAL... é usar o ARP.


    Com **ARP** voce identifica todos os IPs e MACs do sua rede física. Dai em diante... vai depender se **AQUELE COMPUTADOR** que voce deseja alcançar tem o serviço liberado pra voce.




    Abraços,

  4. #4

    Padrão

    Bom, vamos la, tenho uma rede domestica wireless com mk como gateway.
    Quero que os computadores possam compartilhar arquivos, pois antes de migrar para rede sem fio eu usava o seguinte:
    PCs = > HUB = > MK

    Agora com sistema wireless tudo vai direto par ao mk, mas queria deixar o compartilhamento de arquivos livre para toda a rede.

  5. #5

    Padrão

    Resolvido ja.