+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post grafico MRTG de 8 CPUs

    Pessoal, fiz o grafico MRTG de varias maquinas com Linux, porem uma maquina especifica que tem 8 processadores o grafico fica batendo em 100%, mas quando eu vejo no top o uso nao chega nem em 30% direito...
    se eu mudar a config do MRTG pra ele mostrar 200% e nao 100% por exemplo o pico de uso vai pra 149% (coisa impossivel neh...)

    alguem sabe pode ser?

    estou usando o seguinte target:

    Target[cpusum]:ssCpuRawUser.0&ssCpuRawUser.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawSystem.0&ssCpuRawSystem.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawNice.0&ssCpuRawNice.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawKernel.0&ssCpuRawKernel.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawInterrupt.0&ssCpuRawInterrupt.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawWait.0&ssCpuRawWait.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawSoftIRQ.0&ssCpuRawSoftIRQ.0:exemplo@localhost:::::2
    valeu

  2. #2

    Padrão

    no caso ele irá mostrar 149% porque está somando o uso dos processadores, você terá que encontrar outra configuração para o mrtg...

    porque você não usa o cacti pra gerar os gráficos?

  3. #3

    Padrão

    na descrição da MIB diz o seguinte:

    "The number of 'ticks' (typically 1/100s) spent
    processing user-level code.
    On a multi-processor system, the 'ssCpuRaw*'
    counters are cumulative over all CPUs, so their
    sum will typically be N*100 (for N processors)."
    entao provavelmente é isso mesmo neh? existe alguma forma de alterar isso?
    sobre o cacti vou dar uma olhada como funciona...

  4. #4

    Padrão

    consegui resolver dividindo o valor da target por 8, que é a quantidade de cpus da maquina.

    segue abaixo o target usado:

    Target[cpusum]: (ssCpuRawUser.0&ssCpuRawUser.0:exem plo@localhost:::::2 + ssCpuRawSystem.0&ssCpuRawSystem.0:e xemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawNice.0&ssCpuRawNice.0:exemp lo@localhost:::::2 + ssCpuRawKernel.0&ssCpuRawKernel.0:e xemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawInterrupt.0&ssCpuRawInterru pt.0:exemplo@localhost:::::2 + ssCpuRawWait.0&ssCpuRawWait.0:exemp lo@localhost:::::2 + ssCpuRawSoftIRQ.0&ssCpuRawSoftIRQ.0 :exemplo@localhost:::::2) / 8

  5. #5

    Padrão

    que bom que resolveu... é interessante para outras pessoas que também usam mrtg..

    a desvantagem desse utilitário é o consumo de cpu, é muito pesado...

  6. #6