+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ideia de rede Tipo FON ajudem opinem..

    Oi pessoal!!!

    Moro em uma cidade com menos de 3mil habitantes é pra lá de interior!!

    A minha ideia:
    Uma rede comunitaria estilo Fon
    Rede adhoc mesh... sem centralização dados todos sao servers e clients..

    Utilidades
    1 - Webserver em intranet para disponibilizar arquivos cursos etc...
    2 - p2p em rede local...
    3 - streamming videos.. ex. tenho aqui via satelite TV Supren um super canal para o bem do desenvolvimento humano com muita informação posso fazer streamming para os users conectados via adhoc...
    4 - jogos online entre o pessoal da rede..
    5 - tudo que uma rede local oferece!
    6 - ex de utilizaçao.. o user X tem em sua casa seu pc internet.. cameras de segurança etc.. onde ele estiver na cidade com quanto mais antenas tiver ele pode acessar suas cameras e internet em sua casa ou acessar seu pc remotamente.. via ADhoc mesh...

    a ideia geral é todo mundo cria sua rede wifi adhoc com msm segurança e configs... IP valido pra todos.. todo mundo se encherga etc e tal..

    agora vem preciso de licença scm pra isto? nao seria eu pois nao sou dono da rede apenas ajudarei a montar... todos deverao de ter?

    nos consumidores nao temos direito de comprar wifi routers e montar uma rede adhoc comunitaria sem fins lucrativos onde possamos compartilhar conhecimentos?


    Onde nesta tecnologia wifi esta uma brecha pela lei para que possamos utilizar isto para o bem... para um sistema comunitario???

    OBrigado a todos desde já.

    Patrique Pagano
    Última edição por patriquepagano; 07-03-2008 às 11:16.

  2. #2

    Padrão

    Muito louvável sua iniciativa.
    Quer uma sugestão? Você está "prá lá de interior", como voce mesmo disse. Nas cidades maiores está cheio de provedor clandestino e nada acontece. Será que vai acontecer logo com você?
    A legislação regulamenta o serviço de SCM com relação a potencia de emissão, uso de rádios homologados. Se não tivesse esta regulamentação imagina como a coisa ficaria. Lá não especifica o tipo de rede.
    Mas eu já li alguma coisa sobre o uso de wireless entre prédios da mesma empresa, só que não me lembro mais detalhes. Mas aqui no forum tem esta informação. Com certeza outros amigos estarão fazendo consideração sobre este assunto.
    Com relação a retransmitir o sinal de TV aí sim a coisa pode complicar.
    A legislação permite a retransmissão em alguns casos muito especiais. A transmissão é uma prerrogativa das emissoras e para tanto existe outra legislação.
    Eu achei a sua idéia tão boa que ela merece uma consulta à própria Anatel. Escreve para eles, expõe o projeto e vê no que vai dar. Em época de inclusão digital, eu até agora não tinha visto nada semelhante.

  3. #3

    Padrão

    OI 1929!!!

    Em relação a retransmissao de TV acredito que nao tenha nada de ilegal em vista que é um canal de tv aberto que tb tem sinal na internet:
    TV Supren

    hXXp://www.tvsupren.com.br/WebTV.aspx

    Não consigo informações em lugar nenhum q diga se pode ou nao pode legalmente montar redes adhoc sem repasse de adsl apenas para uso de intranet...

    pelo q entendi até agora

    ADSL repassar via Wifi é crime (tudo bem nao é este o meu ponto.)

    MOntar redes wifi sob a potencia abaixo dos 400mw com tudo homologado é permitido em cidade com menos de 4 mil habitantes blablabla

    entao quer dizer que eu poderia montar redes adhoc para criação de uma super intranet e criando uma grande rede de compartilhamento de arquivos, cursos etc...

    Imaginem as possibilidades montei um rede mesh aqui pra teste é realmente uma maravilha! Imagine se varias pessoas tiverem redes assim... posso estar do outro lado da cidade que meu note se conecta a antena mais proxima e acha o caminho mais rapido ate chegar a minha antena... assim tenho acesso ao meu servidor.. minha adsl meus dados etc...


    Outra ideia se formos pelo conceito que em uma rede adhoc não é um sistema centralizado onde não existe um servidor especifico.. poderia criar um site informando as pessoas a comprarem o equipamento X e configurar de tal maneira tal canal etc... assim entrando neste rede comunitaria... desta maneira quem é dono da rede? se todo mundo compra um radio PX e todos botam na mesma frequencia para bate papo todos tiram proveito da tecnologia mas quem é o dono disto? quem deveria pagar a licença??? com certeza estas licenças SCM e toda a burocracia impede a criação de muita coisa legal!!!

    Imagine se em um estado ex RS em todas as cidades todos configurassem sua antena em adhoc mesh seriam tantos nodes que eu poderia pingar em intranet em um PC em uma cidade a 400km de distancia de mim!! desde que tivessem antenas para repassar o ping claro... isto tudo em teoria pois teria q ver isto na pratica...
    Última edição por patriquepagano; 07-03-2008 às 09:03.

  4. #4

    Padrão Nem a Anatel sabe nada!!!

    Que absurdo!! liguei para o 08000 da anatel e a primeira atendente nem sabia oq era wireless radio 2.4GHZ.... a segunda tb nao soube nada!!! me deram um numero de porto alegre.. tb nao sabiam nada... me deram um numero de brasilia.. TB NAO SABIAM NADA!!! huahuahua um atendente de brasilia me deu um telefone de um cara lá q sabia algo a respeito... cansei de gastar telefone e ouvir musiquinha...

    liguem para a anatel 0800 33 2001 e perguntem sobre wireless pra ver... olha a atendente: - Isto é rádio amador? ou é uma rádio AM que vc quer saber a respeito... hauhauahua q isto como pode nós comprarmos radios wifi homologados e eles nem saber oq é um radio wifi... to indiginado com isto!

  5. #5

    Padrão projeto por agua abaixo!

    Consegui ligar para um atendente em brasilia q manja muito de SCM...

    resumindo ele disse q qlq rede wifi que trafegue dados onde estrapole os limites de edificação ex. jogar o sinal wifi para outra casa ou edificio 100 ou 200 metros... vc já esta utilizando-se do serviço de multimidia e precisa do SCM....

    Mas ele disse que neste caso em especifico por ser uma rede sem fins lucrativos onde ninguem vai esplorar a telecomunicaçao... e nao tera repasse de internet pois ai vem as encrencas com o provedor do link internet... ele disse que para esta intranet comunitaria deve se enquadrar em outro tipo de licença e que deve-se ter uma organizaçao para ser responsavel por estes links que todos os usuarios devem formar e enquadrar este serviço de comunicaçao em alguma licença....

    Resumindo se não se enquadra em SCM tem que se enquadrar em outra coisa desde que saia dinheiro pra eles... resumindo as pessoas não podem comprar um radio e antena e criar uma rede intranet estilo fon... pq os poderosos não ganham dinheiro com isto!! quem perde? O POVO!!!

    É uma pena o maximo que posso fazer legalmente é abrir um telecentro tipo uma lanhouse comunitaria.. onde pessoas de baixa renda tem acesso a internet gratuita... so que este tipo de coisa nao evoluem as pessoas... ficam usando orkut msn etc.. se for baixar livros cursos etc.. tem q ficar horas procurando e nao tem espaço ou organizaçao para guardar...

    mas em uma rede intranet como esta as possibilidades são infinitas varias pessoas disponibilizando livros cursos etc... ums se conectando a os outros e trocando arquivos e conhecimentos... e a possibilidade de disponibilizar terminais de acesso (NX Server) para pessoas de baixa renda com computadores antigos...

    é triste saber isto mas legalmente é proibido vc disponibilizar via wifi um terminal de acesso para alguem com um PC antigo... quer dizer q por Lei é proibido ajudar uma pessoa a elevar sua cultura disponibilizando uma terminal remoto de acesso msm sendo linux vc esta oferencendo um serviço multimidia não interessa se é gratuito...

    A lei dos Homens é para o Mal! Serve para os interesses dos poderosos e para prejudicar os pobres! (mas quem não sabe disto né?)

    Querem saber mais a respeito da tecnologia NX server entrem aqui e testem um servidor remoto... isto q esta via web com muita gente acessando imaginem isto via wifi a 54mbps em mesh!!!

    esta é a versao paga.. tem a open source é a msm coisa só tem q configurar tudo no braço.. esta só aceita 3 terminais...
    NoMachine NX - Products: NX TestDrive

    para saber a respeito da rede FON
    FON

    esta ideia q começei neste post nao tem nada de novo apenas nao tem internet... dizem q ja tem alguns foneros pelo brasil.. mas acredito que pela lei estao ilegais!!! na rede fon vc compartilha sua conexao web com todos foneros assim se vc estiver em uma cidade vizinha.. e tiver algum fonero vc utiliza a internet do msm... mas imagine isto aqui no brasil onde legalmente vc nao pode compartilhar sequer a sua net?

    Deixo meu post mais como um desabafo ou para a posteridade quem sabe daqui a 100 anos o ser humano seja livre para utilizar uma tecnologia como o wifi para fins como este tratado neste post...

    flw grande abraço a todos e fiquem com Deus!!!