+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP com mesmo SSID e rodando na mesma channel

    Olas....





    Tenho uma dúvida teórica.

    SE... eu instalar 5 APs (Access Points) próximas (vicinais):
    • todos com MESMO SSID; e
    • todos configurados para trabalhar no mesmo CANAL (channel/portadora).
    Quais sao as conseqüências dessa configuração? Prós e Contra?






    ABracos,

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Olas....





    Tenho uma dúvida teórica.

    SE... eu instalar 5 APs (Access Points) próximas (vicinais):
    • todos com MESMO SSID; e
    • todos configurados para trabalhar no mesmo CANAL (channel/portadora).
    Quais sao as conseqüências dessa configuração? Prós e Contra?


    ABracos,
    Eu estava com dois APs mesmo SSID e mesmo canal .
    E mais ainda, duas antenas bem próximas uma da outra.
    E tudo funcionava bem, apesar de no forum condenar este tipo de instalação. Mas como eu tinha feito isto antes de conhecer o forum, acabei deixando ficar.
    nível de ruído muito baixo. Usuário a 100 metros já não tinha nada de ruído.
    HOje eu desmanchei porque deixei um só AP, devido alterações, como torre mais alta e radio com mais recursos.
    Então o que eu posso dizer é que o melhor é testar mesmo e ver no que vai dar.
    Partindo do principio do uso do WDS, por ex. tem que estar tudo no mesmo canal e mesmo SSID. Porque não daria certo em outras configurações? Tente e depois relate para nós.
    Além disso, se voce quizer que os 5 se comuniquem, vai ter que ser assim.

  3. #3

    Padrão

    amigo no meu ponto de vista um dos problemas q vc teria, seria a falta de controle sobre os clientes em relaçao a sobrecaregar um determinado cartão enquanto outro ficaria mais ocioso, devido ao fato de todos clientes procurar o melhor sinal.
    uma soluçao pra isso seria vc usar a funçao default autenticate, ai sim vc iria definir em qual interface seu cliente devera se conectar, pois se vc deixar para o pc do cliente conectar em qual estiver com sinal melhor, oq vai acontecer é q toda hora vai ficar desconectando o pc do cliente e mudando de rede


    pelo menos esse é meu ponto de vista, nada fiz e nada testei nesse sentido

  4. #4

    Padrão

    Ola...



    ANEXO segue um resultado de experimento cuja fonte original encontra-se nessa URL abaixo:

    www.cs.columbia.edu/~hgs/papers/2003/AnshulJain80211.ppt


    Pelo jeito... variadas configurações são possíveis. E há que se observar "ruidos/interferencias" causados por AP estarem na mesma channel (no ponto de vista de AP),... digo: Há que se observar o cenário de 2 óticas distintas: Do ponto de vista de APs... e do ponto de vista de USUARIOS.


    Comments de experimentos realizados e resultados... são bem vindos e bem apreciados.




    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         samessid_samechannel.gif
Visualizações:	510
Tamanho: 	99,0 KB
ID:      	1896  

  5. #5

    Padrão

    amigo pelo q pode analizar, nao sou muito bom em ingles mas pelo que percebi a latencia com os mesmos sid's e canal é menor q nas outras configuraçoes....

    se entendi errado me desculpem e de-em suas opnioes

  6. #6

    Padrão

    Ola...


    entao:

    uma coisa é uma coisa...;
    outra coisa é outra coisa.


    Coerencia, coexistencia de APs com mesmo SSID e mesmo CHANNEL... é uma coisa. Ou seja: Comportamento de APs adjacentes e ruidos causados por um AP nos demais e reciprocamente. É um cenário.


    Outra coisa é... estações (clientes/usuarios) acessarem os APs.


    Pelo jeito... não existe uma configuração típica e única. Ahhh... deve se observar a arquitetura de rede na visao macro. E entao... a arquitetura é... as APs interligadas por uma rede cabeada. Esse é o cenário em questão... em pauta. NÃO está se falando de APs repetindo entre si... etc.


    Ainda não consegui ter uma ideia formada... mas pelo jeito não há: "a resposta correta" é....




    Abracos,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo pelo q pode analizar, nao sou muito bom em ingles mas pelo que percebi a latencia com os mesmos sid's e canal é menor q nas outras configuraçoes....

    se entendi errado me desculpem e de-em suas opnioes
    É isso mesmo!!!
    E reforço o que disse antes. Eu já usei configuração assim e não tive problemas. Nem de ruídos e nem de latencia.
    E quanto levantar outra torre vou fazer assim.
    Quanto ao fato que o outro colega falou sobre oscilar a conexão entre um AP e outro, é verdade.
    Eu fiz a experiencia com notebook, mas a desconexão e reconexão foi tão rápida que na prática não se percebia. Só monitorando para ver que tinha mudado o MAC do AP.
    Isto não é rede MESH, mas bem que se aproxima do mesmo efeito.
    E é exatamente o que quero fazer na minha cidade. Meu assinante com notebook vai poder conectar a vontade de qualquer lugar da cidade ( assim espero, né?)
    Quanto a sobrecarregar um ap mais que outro, aí então dá para amarrar o IPXMAC a determinado AP e pronto, resolvido. Mas perde a mobilidade, que é uma grande vantagem. Afinal, parece que todo mundo agora só quer notebook, então se puder oferecer mais esta facilidade....

  8. #8

    Padrão

    mesh no mikrotik o que é?

    uma rede em wds com ospf

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    mesh no mikrotik o que é?

    uma rede em wds com ospf
    Putz!!!
    Agora você me pegou. Não sei se o Mikrotik teria suporte para Mesh.
    Tem pouca materia sobre o assunto e quando se acha é profundamente técnica para mim.
    Mas basicamente uma rede Mesh, o usuário vai se conectar pelo melhor caminho até a base.
    Pela própria definição em inglês Mesh=rede.
    Tem vários protocolos e equipamentos com suporte.
    No site da Proxim por ex. diz que o AP4000 tem suporte.

    Neste link tem download de tudo que precisa. Um outro colega no forum já experimentou e gostou. Eu dei uma olhada no manual e parece que dá para usar AP comum.
    Dá uma olhada: SourceForge.net: Files