+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o mais indicado atheros ou prism

    Estou com 4 setoriais da Hyperlink horizontal, vou coloca-las no lugar de uma omni. Alguns disseram pra comprar as Ag530/ag520 ou cartoes com chip prism2. O que seria mais indicado ?

    tenho ideia de colocar no maximo unas 40 nego por cartao.

    Agradeço desde já pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Melhor??

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks Ver Post
    Estou com 4 setoriais da Hyperlink horizontal, vou coloca-las no lugar de uma omni. Alguns disseram pra comprar as Ag530/ag520 ou cartoes com chip prism2. O que seria mais indicado ?

    tenho ideia de colocar no maximo unas 40 nego por cartao.

    Agradeço desde já pela ajuda.

    Amigo, o melhor eu nao sei, eu tbm to pensando em comprar 4 placas, e no q eu vi falar muito bem foi da "SENAO NL-2511CD PLUS EXT2 (prism 2.5)" foda é o preço ta carinho, mais pelo q o pessoal comento aguenta até 120 clientes numa placa, isso bem configurado. Eu penso o seguinte, ainda mais p wireless, quanto mais qualidade, melhor seu provedor, e menos dor de cabeça, isso o mais importante. Mais compensa ta gastando um pouco mais agora do q mais p frente gasta tudo q nao foi gasto agora e mais um pouco.
    Abracos.

  3. #3

    Thumbs up

    Olá...

    Já que é para dar sugestões, prefiro o SENAO NMP8602 PLUS S ABG 600mw com chipset ATHEROS. Utilizo 4 deles, um em cada setorial, o sinal vai além do alcance dos outros, tenho cliente a 18km com visada em 2,4ghz. Muito bom.

  4. #4

    Padrão

    o chipset prism eh melhor em situações onde se tem mta interferencia... o atheros eh bom para muito cliente simultaneo

  5. #5

    Padrão

    Bom dia,

    por experiência em montar provedores te garanto que os melhores e mais estáveis são Senao 2511CD Ext2 (PRISM II, PCMCIA + adaptador PCI) e D-Link DWL-AG530 (Atheros 5413). O Senao Mini PCI tem boa potência, mas ao contrário do que o colega disse não é nada estável quando se há muitos clientes nele ou em ambiente de média e alta interferência.

    Os dois cartões que citei são ótimos e estáveis, além de serem homologados. O 2511CD ext2 são homologados para antenas de até 13,8DBi, mas você poderá utilizar as Hyperlink de 14DBi (que na verdade são de 13,2DBi). As DWL-AG530 não tem esse limite de antena, mas são menos potentes e menos robustos.

  6. #6

    Padrão Escolha certa

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,


    por experiência em montar provedores te garanto que os melhores e mais estáveis são Senao 2511CD Ext2 (PRISM II, PCMCIA + adaptador PCI) e D-Link DWL-AG530 (Atheros 5413). O Senao Mini PCI tem boa potência, mas ao contrário do que o colega disse não é nada estável quando se há muitos clientes nele ou em ambiente de média e alta interferência.


    Os dois cartões que citei são ótimos e estáveis, além de serem homologados. O 2511CD ext2 são homologados para antenas de até 13,8DBi, mas você poderá utilizar as Hyperlink de 14DBi (que na verdade são de 13,2DBi). As DWL-AG530 não tem esse limite de antena, mas são menos potentes e menos robustos.
    Essa eu nao sabia, valeu pela dica, ja q tava na duvida entre o 2511CD e a G530, pois to p compra 4 painel de 17dbi da hyperlink e se eu fosse nessa de senao nao iria da certo, ja q quero entra na norma da anatel, apesar do 2511CD ser melhor eu iria ta fora da lei...
    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    Essa eu nao sabia, valeu pela dica, ja q tava na duvida entre o 2511CD e a G530, pois to p compra 4 painel de 17dbi da hyperlink e se eu fosse nessa de senao nao iria da certo, ja q quero entra na norma da anatel, apesar do 2511CD ser melhor eu iria ta fora da lei...


    Abraços.
    DE NADA!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipnet Ver Post
    Olá...



    Já que é para dar sugestões, prefiro o SENAO NMP8602 PLUS S ABG 600mw com chipset ATHEROS. Utilizo 4 deles, um em cada setorial, o sinal vai além do alcance dos outros, tenho cliente a 18km com visada em 2,4ghz. Muito bom.
    Este cartão é homologado ?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aeroso Ver Post
    Este cartão é homologado ?
    Como qualquer outro cartão acima de 400mw não, porém, aí vem a malandragem, rs, se vc tirar a etiqueta que tem nele não dá para perceber, pois o cartão é idêntico ao de 400mw, só se levarem em um laboratório para descobrir!

    Ps: não recomendo ninguém a fazer isso viu!

    Abraços!

  10. #10

    Padrão

    Amigo pelo que tenho lido no forum o MK 2.9.x foi desenvolvido para atheros, uma prova disto é que se usar prism com cripto naum funfa....
    Abraços...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    Essa eu nao sabia, valeu pela dica, ja q tava na duvida entre o 2511CD e a G530, pois to p compra 4 painel de 17dbi da hyperlink e se eu fosse nessa de senao nao iria da certo, ja q quero entra na norma da anatel, apesar do 2511CD ser melhor eu iria ta fora da lei...


    Abraços.
    Amigo, na verdade o que a TIA ANA fiscaliza além da homologação é a potencia, ou seja , pode usar antena de 17dbi sim com o 2511CD, porem eles recomendam com a potencia de de 15dBm em vez dos 23dBm pois 23+17 = 10W visto que o permitido é 1 W ....unica restrição que eles pedem é que seja tudo homologado e que esteja com a potencia até no maximo 1W .
    Abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    por experiência em montar provedores te garanto que os melhores e mais estáveis são Senao 2511CD Ext2 (PRISM II, PCMCIA + adaptador PCI) e D-Link DWL-AG530 (Atheros 5413). O Senao Mini PCI tem boa potência, mas ao contrário do que o colega disse não é nada estável quando se há muitos clientes nele ou em ambiente de média e alta interferência.

    Os dois cartões que citei são ótimos e estáveis, além de serem homologados. O 2511CD ext2 são homologados para antenas de até 13,8DBi, mas você poderá utilizar as Hyperlink de 14DBi (que na verdade são de 13,2DBi). As DWL-AG530 não tem esse limite de antena, mas são menos potentes e menos robustos.
    Vou fazer o seguinte: como tenho 2 ag530 e 2 senao 2511cd ext2 estarei usando uma em cada setorial de 90º hyper, pois pensei em colocar tudo ag530 ou tudo senao, mas o preco dessa ultima é bem salgado. Os colegas tem alguma recomendacao adicional ou sem problemas?

  13. #13

    Padrão

    Opa,

    algumas Atheros também não funcionam corretamente com criptografia no Mikrotik. Exemplo: DWL-G510 B1. Tentei até desistir.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks Ver Post
    Estou com 4 setoriais da Hyperlink horizontal, vou coloca-las no lugar de uma omni. Alguns disseram pra comprar as Ag530/ag520 ou cartoes com chip prism2. O que seria mais indicado ?

    tenho ideia de colocar no maximo unas 40 nego por cartao.

    Agradeço desde já pela ajuda.

    colega... isso é um fato meio complicado... vai de gosto... aguns gostam mais de prism outros de atheros...

    ja utilizei os dois aqui... e pra MIM o que se saiu melhor foi o atheros...
    hj estou com 4 rb com 3 minipci EMP-8602 plus... estou super contente... tenho "pendurado" coisa de 42 clientes em cada cartão... e esta mt bem... lantencia baixa... boa qualidade de sinal.. ruido baixo...
    mas eh aquilo... aqui funcionou... nao sei se serve de ajuda... mas vai de atheros...
    tem um distribuidor em SP que faz um preço bom...
    qq coisa me fala q t passo o fone...
    ah! esse cartao que uso eh homologado..

    flow!
    Última edição por maxbauer; 14-03-2008 às 20:11.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Vários ajustes e "sintonia fina" só são possíveis com Atheros. Prism como não tem controle de ack, normalmente dá a impressão que funciona bem, quando na verdade o que é preciso é um trabalho (grande às vezes) de ajuste em toda rede, incluindo troca de equipamentos cliente, realinhamento de antenas, verificar por instalações inadequadas...

    Ou seja, Atheros não funciona bem uma rede mal projetada/instalada.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vários ajustes e "sintonia fina" só são possíveis com Atheros. Prism como não tem controle de ack, normalmente dá a impressão que funciona bem, quando na verdade o que é preciso é um trabalho (grande às vezes) de ajuste em toda rede, incluindo troca de equipamentos cliente, realinhamento de antenas, verificar por instalações inadequadas...

    Ou seja, Atheros não funciona bem uma rede mal projetada/instalada.
    Grande Sergio...saberia me dizer se na versão 3.x funfa a cripto das prism... pois na versao 2.x nao funfa nem a pau.

    Abraços

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Grande Sergio...saberia me dizer se na versão 3.x funfa a cripto das prism... pois na versao 2.x nao funfa nem a pau.

    Abraços
    Não testei, pois faz tempo que não opero nenhum equipamento com prism. Mas creio que não pois o suporte a chipsets antigos no MT já entrou para legacy e eles não mexem quando vai para essa categoria.

  18. #18

    Padrão

    Aqui tenho MK's com Ag530 (também com as 510 e 520) e funcionam bem até.
    Tenho uma reliquia (cartão Teletronics de 100mw que é Prism).
    é o meu melhor ponto de acesso.

    O problema é conseguir achar esse teletronics, que sumiu do mercado.

    Tenho muito receio de usar os cartoes de mais de 200mw (é muito ruido no ambiente).
    Nao entendo porque esse povo teima em querer 400mw ou 600mw (nem sempre atender os clientes tao distantes vale a pena), pois afeta os clientes próximos.

  19. #19

    Padrão

    mas no mikrotik tem como vc limitar a potencia do senao.. 63mw, 100mw, 200mw !!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Aqui tenho MK's com Ag530 (também com as 510 e 520) e funcionam bem até.
    Tenho uma reliquia (cartão Teletronics de 100mw que é Prism).
    é o meu melhor ponto de acesso.

    O problema é conseguir achar esse teletronics, que sumiu do mercado.

    Tenho muito receio de usar os cartoes de mais de 200mw (é muito ruido no ambiente).
    Nao entendo porque esse povo teima em querer 400mw ou 600mw (nem sempre atender os clientes tao distantes vale a pena), pois afeta os clientes próximos.

    Vai depender da potência da sua antena tmb !