+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painéis Setoriais H ou V?

    Segue abaixo um e-mail que envei á um vendedor e nessa pergunta postei uma dúvida, gostaria que possam me ajudar a sanar essa minha dúvida!

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Enio Bom Dia,

    Kara estou pretendendo adquirir 4 Painéis Setoriais de 17 dBi 90º da Hyperlink, já estou com a grana na mão e com isso pretendo mesmo é colocar Mikrotik pra rodar. Emfim... Quanto você me faz a RB600 com 4 cartões de 2.4GHz SENAO com 600mW de potência já montada em caixa hermética de boa qualidade? Só no ponto de conectar as 4 antenas? Com os pigtails e etc?. Gostaria de saber de também o seguinte: As painéis são de polarização horizontal ou seja tem algum problema essas antenas serem da mesma polarização? Pois para fechar 360º eu precisaria das 4 antenas e tem que ser levado em conta que as antenas dos meus clientes grades ficam deitadas e me disseram que nesse caso éla está na vertical e quando está em pé está na horizontal, emfim... hoje do jeito que está as antenas do meus clientes vou poder usar essas antenas painéis sem nenhum problema? Ou seja se elas estiverem mesmo na vertical e minhas painéis forem na horizontal vai funcionar? E se no caso de eu ter que comprar duas na V e duas na H, os meus clientes alguns teriam que fica na V e outros na H? Póde me ajudar nisso? Fico no aguardo...

    Jociano Araújo
    Última edição por jociano; 12-03-2008 às 10:22.

  2. #2

    Padrão

    Eu sei que vc nao perguntou isso, mas 600mw? Isso não é homologado... Vc pode ter problemas com a ANATEL ok? Por favor, me corrija se eu estiver errado!

    600mw é muita coisa, não precisa mesmo! Ainda mais em painéis. Esses equipamentos de 600mw sao mais para fechar ponto a ponto distantes... Mas aqui no Brasil não podem ser usados... Abraco!

  3. #3

    Padrão

    Blz meu caro Josias,

    Pode ter certeza que disso eu entendo muito bem. Apenas quiz tirar dúvidas e sendo assim poder fazer o que for melhor com esses equipamentos. Uma coisa eu já sabia, como por ex:

    Posso coloca-las na mesma polarização, porém em canais diferentes e distantes como Canal 01 - 06 e 11 e a última painel em uma polarização diferente das d +++.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Eu sei que vc nao perguntou isso, mas 600mw? Isso não é homologado... Vc pode ter problemas com a ANATEL ok? Por favor, me corrija se eu estiver errado!

    600mw é muita coisa, não precisa mesmo! Ainda mais em painéis. Esses equipamentos de 600mw sao mais para fechar ponto a ponto distantes... Mas aqui no Brasil não podem ser usados... Abraco!
    Isso mesmo! Vou usar os 600mW!

  5. #5

    Padrão

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vc vai destruir o seu concorrente. hahahahahaha, faz isso nao, aki coloca antena hyperlink 120 graus 17 db com polaridade vertical, elas sao grandes e pegam sem visada, mas ae eu uso elas em 63mw, nao recomento d jeito maneira 600mw. sds

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Blz meu caro Josias,

    Pode ter certeza que disso eu entendo muito bem. Apenas quiz tirar dúvidas e sendo assim poder fazer o que for melhor com esses equipamentos. Uma coisa eu já sabia, como por ex:

    Posso coloca-las na mesma polarização, porém em canais diferentes e distantes como Canal 01 - 06 e 11 e a última painel em uma polarização diferente das d +++.
    Dá uma olhada no site da Hyperlink. Tem lá umas fotos com montagem de 4 setoriais quase encostadas uma na outra. E tem estudo sobre mesmo SSID e mesmo canal e outras opções. Pelo estudo o melhor tempo de resposta foi mesmo ssid e mesmo canal.
    Vai contra todos os nossos conceitos expressados aqui no forum.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vc vai destruir o seu concorrente. hahahahahaha, faz isso nao, aki coloca antena hyperlink 120 graus 17 db com polaridade vertical, elas sao grandes e pegam sem visada, mas ae eu uso elas em 63mw, nao recomento d jeito maneira 600mw. sds
    Tah bom! Não vou por 600mW, mas 200mW eu vou botar nem que a vaca tuçaaa kkk. Tenho cartão de 200mW e vou comprar mais 2 e por nas painéis, cada uma com 200mW, pode ser? Valeuuuuuuuuuuuuuuuuus

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Dá uma olhada no site da Hyperlink. Tem lá umas fotos com montagem de 4 setoriais quase encostadas uma na outra. E tem estudo sobre mesmo SSID e mesmo canal e outras opções. Pelo estudo o melhor tempo de resposta foi mesmo ssid e mesmo canal.
    Vai contra todos os nossos conceitos expressados aqui no forum.
    E num foi isso que fiquei meio confuso!. O melhor mesmo é a gente fazer as experiências, pois já tinha ido no site da Hyperlink e visto isso, mas dizer que paineis na mesma polarização poderia fechar o link da outra e etc... o certo é aproveitar que temos as antenas e testar...

  9. #9

    Padrão

    hehehe, espero que vc nao seja meu concorrente, pq eu iria pessoalmente dentro do teu provedor conversar com vc, mas aki vai la, vai foper o cara mesmo!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    hehehe, espero que vc nao seja meu concorrente, pq eu iria pessoalmente dentro do teu provedor conversar com vc, mas aki vai la, vai foper o cara mesmo!
    Óra 200mW? em cada painél ? Tah bom pow!. Minha visada é comprometida d ++++, tem muitos pés de manga (Somos a terra da manga) e muitos sobes e desces... dai tem uma torre que coloquei no lugar mais alto possível (segundo GPS) para tentar amenizar. kkkkkkkkkkkkk vai lá poooowww, eu solto os caxorrooos na hóra que tuh entrar (brincadeirinhhaaaa) rs,rs. Vamos montar um projeto então, de um provedor perfeito para atender inicialmente 100 clientes, sendo que esses 100 clientes estão ao redor da torre (360º) espalhados, nenhum concentrado d +++ num determinada área. Certo? Vamos estimar os custo somente com equipamentos em no máximo 12 mil (tirando a torre). Vamos ver o que conseguimos fazer?. Ok?. Flw!

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    doido!
    add meu msn [email protected]
    Add já! kd tú!

    add o meu ai: [email protected]

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Add já! kd tú!

    add o meu ai: [email protected]
    Você está on-line?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Tah bom! Não vou por 600mW, mas 200mW eu vou botar nem que a vaca tuçaaa kkk. Tenho cartão de 200mW e vou comprar mais 2 e por nas painéis, cada uma com 200mW, pode ser? Valeuuuuuuuuuuuuuuuuus
    "Tche", se a tua visada é complicada, vai com o maior recurso disponível, mas pensa em deixar os 600mW para fazer um ptp.
    Mas começa com a potencia mais baixa e vai testando. Eu posso te contar o que observei aqui comigo.
    Com 400mW eu tinha latencia alta. Fui baixando e vendo que a quantidade de frames recebidos com erros de CRC foi diminuindo. Com 63mW foi onde a leitura deu erro bem baixinho.

    Conclusão: Com 400mW o sinal chegava mais longe, mas os usuários perto ficava tão ruim que nem pegava IP. Você vai ter que achar o teu ponto de equillíbrio e pensar em repetir o sinal se quiser levar mais longe. É neste caso que 600mW pode ser útil para um ptp, e deixar outra placa configurada em baixa potencia para os clientes perto.
    E lá na repetidora coloca outra placa para distribuir também com baixa potencia. Não vai poluir e todo mundo vai ficar contente.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    "Tche", se a tua visada é complicada, vai com o maior recurso disponível, mas pensa em deixar os 600mW para fazer um ptp.
    Mas começa com a potencia mais baixa e vai testando. Eu posso te contar o que observei aqui comigo.
    Com 400mW eu tinha latencia alta. Fui baixando e vendo que a quantidade de frames recebidos com erros de CRC foi diminuindo. Com 63mW foi onde a leitura deu erro bem baixinho.

    Conclusão: Com 400mW o sinal chegava mais longe, mas os usuários perto ficava tão ruim que nem pegava IP. Você vai ter que achar o teu ponto de equillíbrio e pensar em repetir o sinal se quiser levar mais longe. É neste caso que 600mW pode ser útil para um ptp, e deixar outra placa configurada em baixa potencia para os clientes perto.
    E lá na repetidora coloca outra placa para distribuir também com baixa potencia. Não vai poluir e todo mundo vai ficar contente.
    Hehehehe é isso ai!

    Sabias palavras 1929 (é bem véinho). Irei fazer isso!

  16. #16

    Padrão

    cara potencia nao eh a solução para tudo..

    estou usando 50mw com paineis de 14db.. hyperlink.. sinal 100% em praticamente todos os clientes..

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    cara potencia nao eh a solução para tudo..

    estou usando 50mw com paineis de 14db.. hyperlink.. sinal 100% em praticamente todos os clientes..
    Mas temos que ver que cada caso é um caso, há coisas na informática que só Deus mesmo para desvendar esses mistérios. Então significa que num interior que só tem vc de provedor com 50mW resolve blz!, mas tem interior que nem 400mW não resolve, entendeu? Isso é algo a ser projetado, por isso existe o Site Survey.

  18. #18

    Padrão

    aqui eu tenho mais 2 concorrentes....

    um deles tem uma torre uns 200 metros da minha .. e usa uma omni com amplificador de 1 watt...

    a diferença eh que uso polarização contraria...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    aqui eu tenho mais 2 concorrentes....

    um deles tem uma torre uns 200 metros da minha .. e usa uma omni com amplificador de 1 watt...

    a diferença eh que uso polarização contraria...
    Seus paineis são de da Hyperlink horizontal... nao eh mesmo?
    vlw

  20. #20

    Padrão

    polarização contraria da omni (eu confundo qual eh..)