+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão limitar entrada do link

    amigos estou com um problema pequeno e esta se tornando grande...

    o seguinte:
    tenho um link de 1.5mb e to querendo limitar para q meu servidor mikrotik use somente 1mb desse total, por que o resto to usando na minha empresa....

    ja tentei varioa meios mas nenhum limitou a velocidade de entrada no meu servidor...

    desde ja agradeço a todos pela coloboraçao

  2. #2

    Padrão

    da detalhe ai de como ta configurado seu mk.. de como eh sua rede... so pra saber como criar as queues

  3. #3

    Padrão

    deixa eu tentar explicar melhor:

    eu tenho um link de 1.5mb e esse link esta ligado em um swith e dele sai um cabo de rede proservidor de rede da empressa q trabaho e outro cabo de rede vai para o servidor de internet do provedor q trabalho....

    o q eu tava precisando erra limitar para q o servidor do provedor usasse apenas 1mb desse total e sendo assim ficaria 512 pra uso na empresa...

    meu servidor do provedor esta usando hotspot e web-proxy, creio eu q deva ter algum tipo de controle de bonda por interface, mas ja tentei fazer no simple queue usando o ip do link e nao adiantou nada...

    desculpa se ainda nao consegui explicar bem o meu problema

  4. #4

    Padrão

    tenho dúvida muito parecida:
    Tenho um link dsl bridge, e quero limitar a utilização por parte dos meus clientes a 90% do mesmo, pois se não tiver uma sobra minhas regras de QOS vão para o espaço. Quando limito a faixa de ip dos clientes a 90% do link(regra no topo da lista, queue>simple), qualquer um deles pode fazer downloads usando todos os 90% do link, o que não pode acontecer nunca. Limitação de qualquer outra coisa não surte efeito. Tentei limitar o local adress dos clientes (clientes usam pppoe e todos têm o mesmo local adress), tentei com a faixa inteira do local adress, tentei com o ip da ether que conecta no modem, tentei com o ip válido que o mkt recebe quando disca pelo modem; todas essas tentativas resultaram em fracasso total, nem pacotes a queue conta. O que eu posso fazer pra limitar esse bendito link de modo que meus clientes continuem com suas queue individuais valendo?

    Valeu pela atenção, abraço.
    ps: mod, se achar melhor a criação de um novo tópico pra tirar essa dúvida, me deixe saber e eu assim o faço, apagando esse post. Aproveitei pq a dúvida do criador deste é muito parecida com a minha.

  5. #5

    Padrão

    vc via precisar criar 2 queue tree limitando TOTAL de upload e TOTAL de download.. o parent delas seria total-in (download) total-out (upload)

    feito isso... vc vai criar 2 queues tree para cada cliente... e essas queues tree vao ter como PARENT as queues q vc criou primeiro...

    da uma olhada na imagem em anexo.. ta bem detalhado...

    tive a ideia aqui.. vou montar um tutorial passo-a-passo em video com esse tema !!! em breve visitem meu blog na under (brain stress) .. que vai estar por la
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik_queue_tree.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	174,2 KB
ID:      	1912  

  6. #6

    Padrão

    eu creio que não possa fazer uma regra na queue tree como essas de global in e global out, pq tenho 2 links aqui, completamente independentes. Se eu setar globalin e globalout sem mais especificações, vou limitar os 2 links a 90% de 1 link, o que seria uma merda . Posso fazer o seguinte, marcar todos os pacotes da faixa de ips dos clientes do link 1 com "clienteslink1" (200.192.100.0) e aí sim fazer regra com parent global in e out, e na opção packetmark apontar "clienteslink1". Funcionaria assim?

    Caso funcione, aí vem a parte mais complicada. Eu uso queues dinâmicas, criadas pelos ppp profiles. Eu posso criar 2 mangle e 2 queuetree pra cada um dos ips da ippool que o profile usa e teria o mesmo efeito, mas daria um belo dia inteiro fazendo isso. Não tem como eu aplicar apenas 2 mangle pra a ippool toda, e 2 queuetree pra a ippool também?


    Em tempo; não quero parecer um preguiçoso que não quer se dar nem ao trabalho de testar as próprias teorias pra ver o resultado, é que só mexo no meu servidor de madrugada, pra prejudicar o mínimo possível o acesso dos clientes, principalmente os comerciais. Então já posto todas as dúvidas que eu acredito que terei quando tentar aplicar as regras sugeridas, para não testar de madrugada, e caso não funcione ter que esperar mais um dia pra poder testar uma outra sugestão.

    Valeu pela ajuda Alex, abração

  7. #7

    Padrão

    Estou fazendo uns testes aqui sem sucesso. Dúvida que me surgiu; se eu criar essa regra aqui:
    name="x" parent=global-in packet-mark="" limit-at=500000 queue=default
    priority=8 max-limit=500000 burst-limit=0 burst-threshold=0
    burst-time=0s
    O mikrotik não deveria limitar o download máximo a 500k, não importa quantos links você tenha e como estejam configurados?

    Eu estou criando essa regra aí, só pra testar mesmo, pois com a marcação de pacotes tem hora que a queue conta tem hora que não, dependendo de como eu configuro a regra mangle (quando eu especifico src address no mangle, a regra conta, quando eu especifico dst adrss, a regra não conta, creio que tinha que ser o contrário). Sei que mesmo com a queue contando lá, o limite de velocidade não fica 500k. A questão é pq.

    edit: aí está a foto, não entendo pq quando eu marco os pacotes com destino à faixa dos meus clientes (que devem estar vindo da internet creio eu, downloads), na queue tree não conta pacote na regra que tem global-in(que deve ser o que vem da internet). Mas conta na regra que tem global-out (que eu acho que é o que sai da rede, deve ser o upload dos clientes). Se eu mandar marcar pacotes pelo src adress com a faixa dos clientes, aí conta na global-in. Eu não entendo nada a respeito das "chains", acho que aí que tô fazendo merda. Luz alguém, por favor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eu devo ser muito burro.JPG
Visualizações:	129
Tamanho: 	125,3 KB
ID:      	1917  
    Última edição por Gosulator; 13-03-2008 às 23:48.

  8. #8

    Padrão

    a ideia eh vc limitar um TOTAL.. e dentro deste total limitar os clientes... para que a soma de consumo de TODOS os clientes nao passe do TOTAL estipulado..

  9. #9

    Padrão

    a idéia é essa, só não consigo fazer o mkt entender o que é pacote de download do link1 e o que é pacote de upload do link1