+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problemas com Usuário do Samba

    Bom dia

    tenho um servidor linux na empresa, as estações estao todas em linux

    criei o usuário no linux e no samaba deste jeito

    adduser (nome)
    passwd (nome) e senha

    depois
    smbpasswd -a (nome)

    mas quando este usuário tenta acessar as unidades de rede ou alguma pasta da unidade de rede..
    o sistema solicita um senha, ou um usuário e senha.

    alguem por favor pode me ajudar??

    obrigado..
    Última edição por brunospinelli; 13-05-2008 às 11:32. Razão: (Resolvido)

  2. #2

    Padrão

    Nao deu para entender exatamente... tente explicar mais detalhadamente e com exemplos

  3. #3

    Padrão

    assim
    criei um usuário novo no linux, mas esse nao cosnegui acessar unidades de rede e nen pastas que estao dentro da rede
    da que usuário é desconehcido pedi usuário e senha.

    e temos Samba aqui

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunospinelli Ver Post
    assim
    criei um usuário novo no linux, mas esse nao cosnegui acessar unidades de rede e nen pastas que estao dentro da rede
    da que usuário é desconehcido pedi usuário e senha.

    e temos Samba aqui
    Seguinte, no teu smb.conf ta criado os compartilhamentos certo?

    posta teu smb.conf ai pra gente analizar..

  5. #5

    Padrão

    Bruno,

    Verifique o grupo a qual pertence os compartilhamentos, é possível que você tenha criado este usuário mas não colocou ele no grupo correto, desta forma ele sempre ficará pedindo senha.

    Semana passada tive este problema, fiz uma nova instalação no servidor samba e copiei apenas alguns arquivos de configuração, não conseguia acesso ao compartilhamento nem com reza, depois que fui lembrar de adicionar o usuario no grupo.. heeheheh

  6. #6

    Padrão Resposta

    Independente do seu post do smb.conf

    Para adicionar usuário no samba digite no shell.

    adduser "Nome do usuário"
    smbpasswd -a " Nome do Usuário"

    No mais confira seu compartilhamento na ultima linha.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Ok.
    como faço para ver o meu SMBCONFIG??

    e como faço para ver qual é o grupo de compartilhamento??


    Obrigado.

  8. #8

    Padrão samba

    Oi, olha tenta montar o compartilhamento do samba na sua maquina cliente da seguinte forma:
    #mount -t smbfs //end_ipserver/compartilhamento_montado /mnt/alguma_coisa -o username=login, password=x

    deve ter alguma coisa relativa a segurança no seu server samba q esta impedindo do seu usuario de acessar o compartilhamento desejado.

    Tive esse mesmo problema resolvi dessa maneira talvez possa te ajudar tb, aproveita e coloca o arquivo de confguração ai pra galera da uma sakada e ajudar mais blz.

  9. #9

    Padrão

    Boa noite a todos.

    Eu não estou conseguindo logar no domínio, com um user que eu criei aparece a mensagem de Acesso Negado.

    Se tento com o user root aparece a mensagem de Falha de logon: nome de usuário desconhecido ou senha incorreta.

    Para criar o usuário eu digitei useradd nome_usuario e depois smbpasswd -a nome_usuario

    Alguém pode me ajudar ????

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Olha como nosso companheiro luciano falou, possivelmente você add usuários a um grupo diferente do seu compartilhamento.

    Testa usando esse comano #usermod -g (grupo_do_compartilh) (usuario), talvez possa ser isso, se nao for, posta novamente ai alguma coisa pra que possamos ajudar novamente.

  11. #11

    Padrão Samba + Windows

    Estou enfrentando um problema parecido só que no meu caso as maquinas Windows quando acessam minhas configurações do samba, chegam ao pedir senha, mas nenhuma consegui logar, informo senha e volta a mesma janela pedindo senha novamente, só que quando tento logar no servido local (Fedora 90) ele pede a senha e em seguida ele loga normalmente com as permissões. Ja tentei de tudo inclusive ativei uma opção dentro das seguranças locais do windows para ele ativar senha sem criptografia, mas parece que nada funciona, o Selinux esta disable, consigo pingar o server, mas ele parece rejeitar as conexões com o Windows, envio abaixo o codigo do meu script, desde ja agradeço.

    [root@serv01 ~]# vi /etc/samba/smb.conf
    #ARQUIVO DE CONFIGURACAO SO SAMBA CRIADO NO DIA 30/06/2008
    #####SECAO GLOBAL
    #####PARAMETROS GERAIS DE CONFIGURACAO

    [global]
    workgroup = CEFET
    netbios name = SERV01
    server string = Servidor de Arquivos
    printcap name = lpstat
    encrypt passwords = Yes
    wins support = Yes
    preferred master = Yes
    ;panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
    invalid users = root
    preserve case = no
    short preserve case = no
    default case = lower
    os level = 100

    #####SECAO HOME
    #####PARAMETROS DE CONFIGURACAO DE PASTAS DE USUARIOS PESSOAIS

    [home]
    comment = Home Directories
    create mask = 0700
    directory mask = 0700
    browseable = No

    #####SECAO PRINTES
    #####CONFIGURACAO DAS IMPRESSORA INSTALADAS E COMPARTILHADAS NO SAMBA

    [printes]
    comment = Impressoras
    path = /var/spool/samba
    guest ok = yes
    public = yes
    printable = yes
    browseable = yes
    use client driver = yes

    #COMPARTILHAMENTOS
    #####CONFIGURACA DE PASTAS DE ACESSO PUBLICO PARA USUARIOS
    [arquivos]
    path = /home/arquivos
    available = yes
    browseable = yes
    writable = yes
    valid users = 080366, 080640, 070166
    hosts allow = 10.0.0.31, 10.0.0.32, 10.0.0.33

  12. #12

    Padrão

    boa noite linuxss, eu tentei usar o fedora 9 e depois de 15 dias brigando com o samba eu fui para o OpenSuse e meus problemas acabaram ...

    você adicionou um user administrador no samba??? para teste faz o seguinte, smbpasswd -a root ... daí tenta se logar como root... se funcionar cria outro usuário como administrador no samba .. porque deixar o root é "meio" inseguro ..

    abraços

  13. #13

    Padrão

    Meu querido obrigado, mas após muito estudo e pesquisa consegui resolver meu problema, era um serviço sabado nmb, que estava stopado, startei e graças a DEUS, logou, a respeito das distri, gosto do fedora por possibilitar algumas facilidades, mas ja utilizei o Suse, e na minha opinião é muito melhor que o Fedora, mas de qualquer maneira muito obrigado.