+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik V2.9.XX ou V3.X

    Olá amigos, estou montado meu mikrotik e não sei por qual versão optar pois, muito ja ouvi falar q a V3 do sistema ainda nw se encontra muito estavel e com alguns problemas.

    Gostaria de saber se vcs ja estão usando a V3 do sistema ou ainda confiam mais na V2.9.XX.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Eu já usei a V 3.3 e embora ela tenha melhorado em algumas coisas outras ela deixa a desejar, se você for usar um ap com placa da mikrotik como o MARE, sem HD e com memória e processador reduzido a V3 pode ser uma boa solução, se você pretende montar um servidor cachê para armazenar grandes arquivos, tendo um bom processador e até 1 GB de memória recomendo a V2.51 ou superior, na minha experiência entendi que a V3 não é uma atualização da V2 e sim um novo sistema em desenvolvimento, basta notar que a Mikrotik vem atualizando a V2.

  3. #3

    Padrão

    Pelo q percebi a V3 dele é sobre a versão 2.6 do kernel e a V2.XX sobre a Versão 2.4 do kernel linux.

    Sendo essa a evolução dele grandes otimizações de utilização de hardware e possibilidaes foram aumentadas com a utilização de um Kernel da versão 2.6.

    No momento estou testando a V3.4 em um PC p/ utiliza-lo como AP.....aparentemente esta estavel.

    Citação Postado originalmente por JCBRAGA Ver Post
    Eu já usei a V 3.3 e embora ela tenha melhorado em algumas coisas outras ela deixa a desejar, se você for usar um ap com placa da mikrotik como o MARE, sem HD e com memória e processador reduzido a V3 pode ser uma boa solução, se você pretende montar um servidor cachê para armazenar grandes arquivos, tendo um bom processador e até 1 GB de memória recomendo a V2.51 ou superior, na minha experiência entendi que a V3 não é uma atualização da V2 e sim um novo sistema em desenvolvimento, basta notar que a Mikrotik vem atualizando a V2.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por romeudu Ver Post
    Pelo q percebi a V3 dele é sobre a versão 2.6 do kernel e a V2.XX sobre a Versão 2.4 do kernel linux.

    Sendo essa a evolução dele grandes otimizações de utilização de hardware e possibilidaes foram aumentadas com a utilização de um Kernel da versão 2.6.

    No momento estou testando a V3.4 em um PC p/ utiliza-lo como AP.....aparentemente esta estavel.
    A minha decepção maior da V3.3 foi com o proxy que não tem mais a opção de Maximum Object Sizer , a mikrotik esta usando um proxy novo de autoria própria, onde o tamanho dos arquivos em cachê é calculado automaticamente (sempre pequeno para ser compatível com pequeno hardware); Diga-me a versão 3.4 já tem o “Maximum Object Sizer”?

  5. #5

    Padrão

    Amigos tenho dois servidores operando com as duas versões uma 2.9.x e outro com a 3.1 rc14 notei que o desempenho da versão 3.0 eh muitooooo mais superior do que a 2.9.x quanto ao que o amigo disse sobre o cache eh até aceitavel mas só pra quem tem um servidor robusto ... q no meu caso eh um P4 dual com tecnologia HyperTreading 3.2ghz ( eh aquele que emula dois processadores ) 1gb de memória e um hd de 160gb Sata ... subi ele essa semana no pen drive e o hd de cache slave ... muitissimo superior o desempenho dele ... enquanto o outro servidor vem me decepcionando com o mesmo hardware e nas mesmas condições ...



    Abraços !

  6. #6

    Padrão

    estou usando a 3.4 aqui.. esta super estavel sem problemas ....

  7. #7

    Padrão

    o negócio pra ficar bom tem que ser mikrotik como AP e um servidor base com squid...

    sobre as versões, a 3.4, pelopouco que usei, parece muito melhor que a 2.9.44..

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por romeudu Ver Post
    Olá amigos, estou montado meu mikrotik e não sei por qual versão optar pois, muito ja ouvi falar q a V3 do sistema ainda nw se encontra muito estavel e com alguns problemas.

    Gostaria de saber se vcs ja estão usando a V3 do sistema ou ainda confiam mais na V2.9.XX.

    Obrigado.
    v3 e melhor de preferencia 3.4...a evoluçao e sempre melhor

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Alguns pacotes da versão 3.x ainda estão em desenvolvimento/correção de bugs, mas no geral ela está estável. O ack, melhoraram o algoritmo, então menos problemas com clientes.

  10. #10

    Padrão

    eu estou usando a versao 3,3 como ap e ainda continuo com os mesmos problemas da versao anterior, quando da na louca os cientes nao conectam e memso conectados o trafego fica quase zero, ping de 3000, tava usando a versao 2,9,48 e acontecia o mesmo, ainda nao me animei a atualizar o servidor, esta com a 2.9.50.To tentando colocar o ikarus como ap, mas nao estou conseguindo deixar estavel, as veces troco alguma configuracao e o bixo se trava e so reiniciando, com wep nao consegui navegar nele, com wpa funciona e sem encriptacao tb.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    eu estou usando a versao 3,3 como ap e ainda continuo com os mesmos problemas da versao anterior, quando da na louca os cientes nao conectam e memso conectados o trafego fica quase zero, ping de 3000, tava usando a versao 2,9,48 e acontecia o mesmo, ainda nao me animei a atualizar o servidor, esta com a 2.9.50.To tentando colocar o ikarus como ap, mas nao estou conseguindo deixar estavel, as veces troco alguma configuracao e o bixo se trava e so reiniciando, com wep nao consegui navegar nele, com wpa funciona e sem encriptacao tb.
    Acho que está no hora de fazer umas visitas aos clientes... Pergunte ao AlexandreCorrea o que ele encontrou na rede dele que estava ferrando o ack.