+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Setorial 60º, 90º, 120º, qual a diferença?

    Pessoal, qual a diferença entre esses numeros nas antenas setoriais? Eu dei uma pesquisada no google e nao encontrei muita coisa... Alguém teria um desenho mostrando como o sinal é irradiado de acordo com esses graus aí?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    amigo, iso corresponde ao grau de abertura, ou seja neses 90 graus ppor exemplo, vc tera a irradiaçâo maquina da antena , por exemplo 15db.
    saindo dese grau diminui a intensidade do sinl.
    nao sei se me expliquei corretamente.

  3. #3

    Padrão

    vamos lá..

    pra cada situação usa-se um tipo de equipamento, ex. se você quer interligar dois pontos basta você usar duas antenas direcionais, se quer ligar 5 pontos fica inviável usar 10 direcionais, então você usa uma antena omni ou setorial para isso na base, a omni tem irradiação nos 360°, se os pontos clientes que você quer ligar estiverem dentro de um ângulo inferior a 60° você pode usar antena de 60, se for inferior a 90, use a de 90, se for inferior a 120 use a de 120 e assim por diante.

    outra situação é a divisão de servico, com uma omni irradiando no 360° você usa apenas um rádio, que suporta no máximo 50 conexões com tráfego simultaneamente, colocando duas de 180 você aumenta para 100, 3 de 120 aumenta para 150, 4 de 90 aumenta para 200, 6 de 60 aumenta para 300...

    o grau horizontal da antena é o angulo que ela irá irradiar com total potência.

  4. #4

    Padrão

    um exemplo, a antena de 90 graus 14dbi , quer dizer que ela irradia para frente 0 grau os 14 dbi no ponto de 45 graus a esquerda ou a direita ela vai irradiar 3 db menos ou seja 11dbi, e assim el vai caindo , dai pra frente so olhando na tabela de cada antena ja que ese lobulo de irradiacao e particular de cada modelo, entao nao quer dizer que se vc tem uma antena de 60 graus, que aos 70 vc nao vai ter mais sinal. Entre no site da hyperlink ou outro modelo qq que tenha o desenho do lobulo e vc verifique, geralmente e um circulo, e tem as marcacoes de 0, 3, 10, 20, 30 db de atenuacao, veja no circulo a marcacao de 10 db e ve que angulo corresponde , na hyperlink (2.4 GHz 14 dBi 802.11b 802.11g Wireless LAN and Bluetooth® Compatible 90 Degree Horizontally Polarized Sector Panel Wi-Fi® Antenna) de 14dbi horizontal a 90 graus do centro ele ainda irradia 4dbi, ou seja ela e 4dbi aos 180 graus, e a menor irradiacao e aos 160 graus do centro, 35dbi este seria o ponto na qual antena deberia apontar para um sinal que interfira no seu, deste jeito eleimiaria o maximo possivel o sinal interferente.

  5. #5

    Padrão

    Aeeeee, agora sim eu captei a mensagem

    Então se eu quiser fazer um link com um escritório que está a 200m de distância, essa setorial de 60º seria a mais indicada né? Tendo em vista que eu não quero que o sinal vá longe, essa aí tem 12 dbi contra os 24 da de grade, e a qualidade do sinal também é boa né?
    Existe antena direcional com menos potência ou é tudo de 24 pra cima mesmo?

    Ps: também estou levando em conta os 400mw de EIRP da Anatel pra não ter que tirar licença... E com 24dbi isso seria meio impossível né?

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    Ola colega,
    Para melhor entender como funciona a irradiação de RF de uma antena, quanto aos seus ângulos, compare com a irradiação da luz por um projetor.
    Tanto RF quanto luz, são ondas eletro magnéticas, portanto quanto mais fecharmos o ângulo de irradiação de ambos, mais longe seus raios atingirão, com menor área de cobertura e vice versa, ou seja, quanto mais aberto for o ângulo de irradiação, maior será a área de cobertura, porem com menor distancia.

    Quanto a medida em dbi de uma antena, não se refere a potencia da mesma, e sim a capacidade que a mesma tem em captar as ondas eletro magnéticas(RF), antena não tem potencia e sim ganho, a potencia de transmissão esta na saída do rádio transmissor, a qual podemos converter em db, diminuir as perdas até chegar na antena e adicionar ao ganho (dbi) da mesma para sabermos a potencia de irradiação em db, ou vice versa, converter o ganho (dbi) de uma antena em mw somar a potencia do rádio que chega na antena, para sabermos quantos mw de potencia estamos irradiando,

    Abraços,

    castilhos,
    www.tecnociencia.jor.br

  7. #7

    Padrão setorias, qual a diferença quanto aos angulos de irradiação

    Ola colega,
    Para melhor entender como funciona a irradiação de RF de uma antena, quanto aos seus ângulos, compare com a irradiação da luz por um projetor.
    Tanto RF quanto luz, são ondas eletro magnéticas, portanto quanto mais fecharmos o ângulo de irradiação de ambos, mais longe seus raios atingirão, com menor área de cobertura e vice versa, ou seja, quanto mais aberto for o ângulo de irradiação, maior será a área de cobertura, porem com menor distancia.

    Quanto a medida em dbi de uma antena, não se refere a potencia da mesma, e sim a capacidade que a mesma tem em captar as ondas eletro magnéticas(RF), antena não tem potencia e sim ganho, a potencia de transmissão esta na saída do rádio transmissor, a qual podemos converter em db, diminuir as perdas até chegar na antena e adicionar ao ganho (dbi) da mesma para sabermos a potencia de irradiação em db, ou vice versa, converter o ganho (dbi) de uma antena em mw w somar a potencia do rádio que chega na antena para sabermos quantos mw de potencia estamos irradiando,

    Abraços,

    castilhos,

  8. #8

    Padrão

    Obrigado Castilho! e também a todos que me ajudaram

    Agora entendi bem como funciona a irradiação

    Já aproveitando, o que vocês sugerem pra ligar dois escritorios a 200m de distancia? Uma setorial de 60º 12dbi ou uma direcional de mesmo ganho???

    Abraços!

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    existe antena aquarios de 11dbi

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    existe antena aquarios de 11dbi
    valeu pela dica brother, vou ver se encontro por aqui

    um abraço!