+ Responder ao Tópico

Tef

1. Caro mistymst!

Pelo jeito você não leu minha dúvida, mas tudo bem, estou acostumado com pessoas que escrevem um monte de coisas e na verdade não respondem nada.
    Estou falando de monitorar servidor Windows, quem disse que eu citei somente os clientes?
    Se você usa o Zabbix ou já usou para monitorar placas de rede (tráfego de saída/entrada) sabe sabe muito bem do que eu estou falando; agora se você desconhece, por favor não aceito sua dica, que aliás até agora não deu nenhuma.

Pessoal!

Estou precisando de dicas de quem utiliza zabbix para monitorar o tráfego de entrada/saída de servidores windows.

Agradeço as dicas*

*Mas por favor, aceito dicas de quem utiliza zabbix ou já teve alguma experiência com esta ferramenta relacionada ao meu problema.

p.s.: SNMP é uma grande maravilha sim!

Citação Postado originalmente por mistymst Ver Post
    Cara, acho que o seguinte.... vamos falar so de servidores porque nem perderiamos tempo em monitorar os clientes.

Para monitorar as placas de rede, voce pode fazer com o SNMP, voce instala o SNMP no seu windows, e configura ele bonitinho (ok nao precisa fazer quase nada, é so instalar e iniciar no services.msc)

Daí voce usa um MRTG, ou Zenoss, ou Zabbix, ou Cacti, qualquer outro software ou sopa de letrinhas que voce já tem, pois todos esses suportam SNMP, e voce manda ele coletar estas informações, é muito mais facil, mas muito mesmo, do que ficar se batendo com os "comandos" para encontrar tx/rx in/out de uma placa de rede e fazer os calculos na mão... funcionar funciona, mas parece trabalho de atelier, e sinceramente quando voce trabalha com mais de 100 hosts o negocio começa a ficar complicado, e ainda mais quando sao sistemas operacionais diferentes e dispositivos diferentes (entenda-se isso como: router, switch, linux, windows, solaris, cafeteira, geladeira rsrsrs etc ).

Quando voce coloca elas para falar SNMP a interface de comunicação é so uma, e basta um programa que entenda ela

sugiro que voce estude um pouco sobre SNMP, nao é a 8a maravilha do mundo e dependendo de como for implementada tem falhas, mas é melhor do que o sugerido anteriormente.

2. Cara li sim sua duvida, e inclusive as coisas que voce pesquisou para ir atras delas, as quais foram por isso que eu citei o post anterior. Entretanto achei estranho quando voce fez a seguinte citação:

p.s.: achei os contadores do windows através do comando abaixo: typeperf -qx | find "Network Interface" (How to create new item for Windows - ZABBIX Forums)

Convenhamos que rodar "comandos" no cliente para pegar informações não é muito "legal", pois pode abrir margens para furos (Nao estou dizendo que o Zabbix possui um furo em relação a isto).

Para mim o Zabbix conseguiria ler todas as informações necessarias oriundas do SNMP, pois esta é uma informação presente na MIB-II padrão, por isto questionei, no caso eu nao uso Zabbix, uso outro software que me permite rodar informações em hosts mas eu nao uso esta opção dele, trabalho somente com o SNMP.

Fico no caso aguardando a solução para o seu problema e lhe pergunto se o Zabbix não consegue pegar essas informações a partir do SNMP.

3. Caro mistymst!

Vamos lá para alguns esclarecimentos:

Seu post:
    """Convenhamos que rodar "comandos" no cliente para pegar informações não é muito "legal", pois pode abrir margens para furos (Nao estou dizendo que o Zabbix possui um furo em relação a isto)."""
    R.:
    É desta forma que o Zabbix funciona, obtive esta informação na documentação oficial da solução (howto:a_pretty_complete_windows_monitoring_solution []. - uma contribuição realizada) e através de diversos posts no forum do zabbix - ZABBIX Forums.
    E pode haver furo sim no Zabbix; por tudo que já li e acompanhei sobre esta solução contém algums bugs, que são geralmente solucionados por Alexei - ZABBIX Forums - View Profile: Alexei

Seu post:
    """Para mim o Zabbix conseguiria ler todas as informações necessarias oriundas do SNMP, pois esta é uma informação presente na MIB-II padrão, por isto questionei, no caso eu nao uso Zabbix, uso outro software que me permite rodar informações em hosts mas eu nao uso esta opção dele, trabalho somente com o SNMP."""
    R.:
    Para o zabbix trazer alguma informação (processos, algumas portas) sobre um host (servidor linux ou windows) é necessário você incluir um Parâmetro de usuário ou um PerfCounter. Para Linux é bem fácil gerenciar tudo (processos, portas e utilização de hardware em geral), porém para o Windows (Win2K3, XP, Vista) ele se utiliza do suporte aos "Contadores de Performance" (já possui alguns templates prontos, porém são insuficientes para alguns monitoramentos).
    O Zabbix através de sua documentação fala sobre um recurso chamado "suporte à Snmp trap translation" através de uma implementação utilizando o "http://www.snmptt.org/" (já fiz uns testes com o Nagios + snmptt porém não obtive resultados). Sinceramente até agora não testei isto ainda, pois estou homologando uma solução de monitoramento que já algumas centenas de itens (Linux, Windows, Printers, roteadores, switchs, portas, processos, filas de mail, etc) sendo monitorados (alertas através de mail e SMS).

Seu post:
    """Fico no caso aguardando a solução para o seu problema e lhe pergunto se o Zabbix não consegue pegar essas informações a partir do SNMP."""
    R.: Se eu não conseguir resultados em conseguir monitorar através dos contadores de performance (que é considerado o default da solução; que utiliza uma implementação snmp atrás desta mágica), vou ser obrigado a instalar o suporte a snmp para coletar as informações.
    O que estou procurando é trocar experiências com alguém que já tenha passado por esta situação.

Bom.. eu acho que é isso.!
    Abraços

4. Pessoal! Tudo bem?

Habilitei o snmp no Windows Server, criei os templates e estou capturando as informações de entrada e saída da placa de rede, segue arquivo anexo para visualização das informações*.
    Através do snmp, as informações são capturadas e preenchidas corretamente no gráfico, coisa que não acontece quando eu utilizo os contadores de performance, porém as linhas (entrada/saída) do gráfico não variam nada, as mesmas ficam paralelas o tempo todo (visíveis através dos arquivos anexo a este post).

Alguém tem alguma idéia do que posso fazer?, pois pelo que percebi ninguém tem experiência em monitorar o tráfego de rede de um Windows (server or workstation) by Zabbix Solution.

Agradeço todas as dicas!

* graficozabbix = gráfico by SNMP
    * graficozabbix-perfcounter = gráfico by Contadores de performance do Windows
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos graficozabbix.pdf   graficozabbix-perfcounter.pdf  

5. Fico grato pelas respostas .

Tópicos Similares

1. Problemas com VPN - TEF web proxy
    Por wdnc5 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 02-01-2017, 16:09
  2. Aplicação em java + Tef
    Por gilmarcabral no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 3
    Último Post: 31-07-2006, 13:15
  3. Tef dedicado no linux
    Por gilmarcabral no fórum Servidores de Rede