Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Tef



  1. #1

    Padrão Tef

    TAcreditando que possam ter passado por situações parecidas, talvez me ajudem com a seguinte situação:
    Tenho um Renpac X.25 e utilizo o roteador PR1000, acontece que estou desconfiado que a largura de banda esta sendo satura .Como eu faço pra saber o quanto a minha rede está sendo consumida nas transações ?
    Já pensando nesse fato da largura de banda não ser suficiente para as minhas transações , estava pensando em contratar outro Renpac ficado com dois links e fazer o balanceamento de cargas em dois roteadores . A questão é que não sei se compensa e me parece ser um procedimento complicado .
    Por favor postem dicas .


  2. #2

    Padrão

    Ativando o SNMP do roteador e usando um software estilo o MRTG lhe dara informações aproximidadas do uso do Link, no mais voce pode monitorar o consumo do link pelo proprio roteador. (ou deveria, nao conheco muito do gerenciamento do Cyclades)

  3. #3

    Padrão

    Estive lendo sobre o protocolo de gerenciamento (SNMP) e já esta ativo , agora o software que não sei qual usar .

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Procure os seguintes: MRTG e CACTI

    acho que são os melhores para a sua situação.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Nagios não, o Zabbix com a parte de real-time monitoring (perfomance monitoring) dele daria para quebrar esse galho... mas é atirar na mosca com uma bazuca... a complexidade de se configurar um Zabbix do lado de um MRTG nao da nem para considerar.

  8. #8

    Padrão

    Para o problema proposto realmente é uma bazuca para matar mosca.
    Mas acredito que será bastante útil para qualquer tipo de problema que ele venha a ter futuramente. Contudo, concordo que a melhor opção para resolver este caso seja o MRTG.

    O Net-SNMP também faria o trabalho. Só precisaria dar uma estudada na sintaxe dos comandos.

  9. #9

    Padrão Tef X.25

    De inicio vamos deixar claro que o protocolo de rede X.25 nao eh Protocolo tcpip, entao o conceito de balanceamento de carga nao funciona, jah que para as operacoes tef vc precisa ter o seu numero x25 cadastrado na operadora do cartao de credito e tambem precisa ter o numero x25 da operadora cadastrada no seu servidor de tef, que vai fazer com que o roteador estabeleca uma conexao direta e permanente com cada operadora de cartao de credito.
    Outra coisa eh que os links X.25 sao vendidos a partir de velocidades de 9.600kbps ( isto mesmo, kbits nao Kbytes ), sendo assim o melhor a fazer eh consultar sua operadora de telefonia sobre a opcao de aumentar a velocidade do seu link, ou que ela rode um programa de monitoracao sobre o seu link para saber se ocorre perda de pacotes.

  10. #10

    Padrão Aproveitando os posts - pois é bem atual (março 2008)

    Pessoal! (todos que participaram e deram dicas neste tópico e demais colegas)

    Tenho o zabbix instalado e funcionando corretamente, já tenho uns 53 hosts ( switchs - 3com, dell, linksys, cisco -, servidores Linux e servidores Windows) cadastrados e sendo monitorados (diversos itens), porém estou tendo problemas em monitorar as placas de rede dos servidores Windows, segue abaixo os detalhes:

    Cenário:
    - Server Dell Power Edge 860, Debian Etch version 4.1.2, Zabbix 1.4.4 (compilado), banco de dados mysql, NET SNMP.

    - 53 hosts sendo monitorados, com diversos itens, triggers e ações.

    - Todos os clientes (agentes) estão na versão 1.4.4.

    Problema encontrado em monitorar uma network no Windows (windows server 2003 standar edition e windows xp pro):

    Cadastrei os itens, porém em diversos momentos os gráficos não são alimentados, simplesmente fica um monte de espaços em branco, relativos a alguns segundos que ele não conseguiu coletar os dados (ou coletou e não conseguiu alimentar o gráfico).
    Esse problema só acontece com as placas de rede, os demais itens monitorados, como: processador, memória e hd são coletados normalmente.
    Linhas em no "zabbix_agentd.conf" em XP pro (este XP foi configurado somente para teste, trata-se de um micro utilizado na empresa):

    #Parâmetros para monitoramento da placa de rede
    PerfCounter=NetIn,"\Interface de rede(VIA Compatable Fast Ethernet Adapter)\Bytes recebidos/s",5
    PerfCounter=NetOut,"\Interface de rede(VIA Compatable Fast Ethernet Adapter)\Bytes enviados/s",5
    #Loopback
    PerfCounter=LocalIn,"\Network Interface(MS TCP Loopback interface)\Bytes Received/sec",60
    PerfCounter=LocalOut,"\Network Interface(MS TCP Loopback interface)\Bytes Sent/sec",60

    Linhas em no "zabbix_agentd.conf" em um dos servidores Windows Server 2003:

    #Configurações personalizadas para placa de rede
    #Loopback
    PerfCounter=LocalIn,"\Network Interface(MS TCP Loopback interface)\Bytes Received/sec",60
    PerfCounter=LocalOut,"\Network Interface(MS TCP Loopback interface)\Bytes Sent/sec",60
    #Network
    PerfCounter=NetIn,"\Network Interface(Intel[R] PRO_1000 MT Network Connection)\Bytes Received/sec",60
    PerfCounter=NetOut,"\Network Interface(Intel[R] PRO_1000 MT Network Connection)\Bytes Sent/sec",60


    Cadastro do item no Zabbix (Template Windows)

    PARA ENTRADA DOS DADOS NA PLACA DE REDE
    Description: Incoming traffic on interface Local
    Type: ZABBIX agent
    Key: NetIn
    Type of information: Numeric (float)
    Units: Bps
    Use multiplier: Do not use
    Update interval (in sec): 180
    keep history (in days): 90
    keep trends (in days): 365
    Status: Enable
    Store value: Delta (speed per second)
    Applications: Network
    Group: Servers_Windows


    PARA SAÍDA DOS DADOS NA PLACA DE REDE
    Description: Outcoming traffic on interface Local
    Type: ZABBIX agent
    Key: NetOut
    Type of information: Numeric (float)
    Units: Bps
    Use multiplier: Do not use
    Update interval (in sec): 240
    keep history (in days): 90
    keep trends (in days): 365
    Status: Enable
    Store value: Delta (speed per second)
    Applications: Network
    Group: Servers_Windows

    Alguém já passou por esta situação?
    Já fiquei horas pesquisando no forum do Zabbix, testei uma tonelada de coisas, porém até agora não obtive resultados.
    Agradeço todas as dicas.

    p.s.: achei os contadores do windows através do comando abaixo: typeperf -qx | find "Network Interface" (How to create new item for Windows - ZABBIX Forums)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem02.JPG
Visualizações:	203
Tamanho: 	48,4 KB
ID:      	1973   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem04.JPG
Visualizações:	212
Tamanho: 	47,9 KB
ID:      	1974  


  11. #11

    Question

    Galera! Boa tarde!

    Ninguém aqui do forum utiliza o Zabbix para gerenciar as placas de rede (tráfego de entrada/saída) do Windows?

    Continuo sem solução para o problema postado anteriormente!

    Agradeço todas as dicas!

    Abraços
    Última edição por Wal; 05-05-2008 às 16:06.

  12. #12

    Padrão

    Pessoal!

    Olha como está o gráfico, conforme imagem anexa.

    Alguma dica?

    Grato
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Network_Windows.JPG
Visualizações:	159
Tamanho: 	55,9 KB
ID:      	2122  

  13. #13

    Padrão

    Meu Deus!

    Como uma simples pergunta pode ser tao dificil de responder para quem nao sabe interpretar uma pergunta...


    Caro Santiago, faça como o senhor mistymst falou, ative o snmp do roteador e pegue um client de snmp para fazer as verificacoes das variaveis geradas.

    O Mrtg informará o consumo do link sem problemas.

    Quanto ao balanceamento, o ideal seria pegar um router cisco com 2 interfaces v.35 (creio que seja o seu caso) e fazer o balanceamento no proprio router com bgp.

    No mais, creio que sua dúvida está sanada.

    Saudações,

  14. #14

    Padrão

    Pessoal!
    E quanto a minha dúvida, alguma dica? ou devo abrir um tópico para discutí-la?


    """"Ninguém aqui do forum utiliza o Zabbix para gerenciar as placas de rede (tráfego de entrada/saída) do Windows?

    Continuo sem solução para o problema postado anteriormente!""""""

    Grato

  15. #15

    Padrão

    Cara, acho que o seguinte.... vamos falar so de servidores porque nem perderiamos tempo em monitorar os clientes.

    Para monitorar as placas de rede, voce pode fazer com o SNMP, voce instala o SNMP no seu windows, e configura ele bonitinho (ok nao precisa fazer quase nada, é so instalar e iniciar no services.msc)

    Daí voce usa um MRTG, ou Zenoss, ou Zabbix, ou Cacti, qualquer outro software ou sopa de letrinhas que voce já tem, pois todos esses suportam SNMP, e voce manda ele coletar estas informações, é muito mais facil, mas muito mesmo, do que ficar se batendo com os "comandos" para encontrar tx/rx in/out de uma placa de rede e fazer os calculos na mão... funcionar funciona, mas parece trabalho de atelier, e sinceramente quando voce trabalha com mais de 100 hosts o negocio começa a ficar complicado, e ainda mais quando sao sistemas operacionais diferentes e dispositivos diferentes (entenda-se isso como: router, switch, linux, windows, solaris, cafeteira, geladeira rsrsrs etc ).

    Quando voce coloca elas para falar SNMP a interface de comunicação é so uma, e basta um programa que entenda ela

    sugiro que voce estude um pouco sobre SNMP, nao é a 8a maravilha do mundo e dependendo de como for implementada tem falhas, mas é melhor do que o sugerido anteriormente.

  16. #16

    Padrão

    Caro mistymst!

    Pelo jeito você não leu minha dúvida, mas tudo bem, estou acostumado com pessoas que escrevem um monte de coisas e na verdade não respondem nada.
    Estou falando de monitorar servidor Windows, quem disse que eu citei somente os clientes?
    Se você usa o Zabbix ou já usou para monitorar placas de rede (tráfego de saída/entrada) sabe sabe muito bem do que eu estou falando; agora se você desconhece, por favor não aceito sua dica, que aliás até agora não deu nenhuma.

    Pessoal!

    Estou precisando de dicas de quem utiliza zabbix para monitorar o tráfego de entrada/saída de servidores windows.

    Agradeço as dicas*

    *Mas por favor, aceito dicas de quem utiliza zabbix ou já teve alguma experiência com esta ferramenta relacionada ao meu problema.

    p.s.: SNMP é uma grande maravilha sim!


    Citação Postado originalmente por mistymst Ver Post
    Cara, acho que o seguinte.... vamos falar so de servidores porque nem perderiamos tempo em monitorar os clientes.

    Para monitorar as placas de rede, voce pode fazer com o SNMP, voce instala o SNMP no seu windows, e configura ele bonitinho (ok nao precisa fazer quase nada, é so instalar e iniciar no services.msc)

    Daí voce usa um MRTG, ou Zenoss, ou Zabbix, ou Cacti, qualquer outro software ou sopa de letrinhas que voce já tem, pois todos esses suportam SNMP, e voce manda ele coletar estas informações, é muito mais facil, mas muito mesmo, do que ficar se batendo com os "comandos" para encontrar tx/rx in/out de uma placa de rede e fazer os calculos na mão... funcionar funciona, mas parece trabalho de atelier, e sinceramente quando voce trabalha com mais de 100 hosts o negocio começa a ficar complicado, e ainda mais quando sao sistemas operacionais diferentes e dispositivos diferentes (entenda-se isso como: router, switch, linux, windows, solaris, cafeteira, geladeira rsrsrs etc ).

    Quando voce coloca elas para falar SNMP a interface de comunicação é so uma, e basta um programa que entenda ela

    sugiro que voce estude um pouco sobre SNMP, nao é a 8a maravilha do mundo e dependendo de como for implementada tem falhas, mas é melhor do que o sugerido anteriormente.

  17. #17

    Padrão

    Cara li sim sua duvida, e inclusive as coisas que voce pesquisou para ir atras delas, as quais foram por isso que eu citei o post anterior. Entretanto achei estranho quando voce fez a seguinte citação:

    p.s.: achei os contadores do windows através do comando abaixo: typeperf -qx | find "Network Interface" (How to create new item for Windows - ZABBIX Forums)

    Convenhamos que rodar "comandos" no cliente para pegar informações não é muito "legal", pois pode abrir margens para furos (Nao estou dizendo que o Zabbix possui um furo em relação a isto).

    Para mim o Zabbix conseguiria ler todas as informações necessarias oriundas do SNMP, pois esta é uma informação presente na MIB-II padrão, por isto questionei, no caso eu nao uso Zabbix, uso outro software que me permite rodar informações em hosts mas eu nao uso esta opção dele, trabalho somente com o SNMP.

    Fico no caso aguardando a solução para o seu problema e lhe pergunto se o Zabbix não consegue pegar essas informações a partir do SNMP.

  18. #18

    Lightbulb

    Caro mistymst!

    Vamos lá para alguns esclarecimentos:

    Seu post:
    """Convenhamos que rodar "comandos" no cliente para pegar informações não é muito "legal", pois pode abrir margens para furos (Nao estou dizendo que o Zabbix possui um furo em relação a isto)."""
    R.:
    É desta forma que o Zabbix funciona, obtive esta informação na documentação oficial da solução (howto:a_pretty_complete_windows_monitoring_solution []. - uma contribuição realizada) e através de diversos posts no forum do zabbix - ZABBIX Forums.
    E pode haver furo sim no Zabbix; por tudo que já li e acompanhei sobre esta solução contém algums bugs, que são geralmente solucionados por Alexei - ZABBIX Forums - View Profile: Alexei

    Seu post:
    """Para mim o Zabbix conseguiria ler todas as informações necessarias oriundas do SNMP, pois esta é uma informação presente na MIB-II padrão, por isto questionei, no caso eu nao uso Zabbix, uso outro software que me permite rodar informações em hosts mas eu nao uso esta opção dele, trabalho somente com o SNMP."""
    R.:
    Para o zabbix trazer alguma informação (processos, algumas portas) sobre um host (servidor linux ou windows) é necessário você incluir um Parâmetro de usuário ou um PerfCounter. Para Linux é bem fácil gerenciar tudo (processos, portas e utilização de hardware em geral), porém para o Windows (Win2K3, XP, Vista) ele se utiliza do suporte aos "Contadores de Performance" (já possui alguns templates prontos, porém são insuficientes para alguns monitoramentos).
    O Zabbix através de sua documentação fala sobre um recurso chamado "suporte à Snmp trap translation" através de uma implementação utilizando o "http://www.snmptt.org/" (já fiz uns testes com o Nagios + snmptt porém não obtive resultados). Sinceramente até agora não testei isto ainda, pois estou homologando uma solução de monitoramento que já algumas centenas de itens (Linux, Windows, Printers, roteadores, switchs, portas, processos, filas de mail, etc) sendo monitorados (alertas através de mail e SMS).

    Seu post:
    """Fico no caso aguardando a solução para o seu problema e lhe pergunto se o Zabbix não consegue pegar essas informações a partir do SNMP."""
    R.: Se eu não conseguir resultados em conseguir monitorar através dos contadores de performance (que é considerado o default da solução; que utiliza uma implementação snmp atrás desta mágica), vou ser obrigado a instalar o suporte a snmp para coletar as informações.
    O que estou procurando é trocar experiências com alguém que já tenha passado por esta situação.

    Bom.. eu acho que é isso.!
    Abraços

  19. #19

    Wink

    Pessoal! Tudo bem?

    Habilitei o snmp no Windows Server, criei os templates e estou capturando as informações de entrada e saída da placa de rede, segue arquivo anexo para visualização das informações*.
    Através do snmp, as informações são capturadas e preenchidas corretamente no gráfico, coisa que não acontece quando eu utilizo os contadores de performance, porém as linhas (entrada/saída) do gráfico não variam nada, as mesmas ficam paralelas o tempo todo (visíveis através dos arquivos anexo a este post).

    Alguém tem alguma idéia do que posso fazer?, pois pelo que percebi ninguém tem experiência em monitorar o tráfego de rede de um Windows (server or workstation) by Zabbix Solution.

    Agradeço todas as dicas!

    * graficozabbix = gráfico by SNMP
    * graficozabbix-perfcounter = gráfico by Contadores de performance do Windows
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos graficozabbix.pdf   graficozabbix-perfcounter.pdf  


  20. #20