+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb O dilema do P2P

    Acho que todos tem problemas com os "programinhas de baixar musica", eu dei uma melhorada bloqueando o ares com umas regras que achei no forum testei agora de manha aqui em casa e o dito cujo nao conecta.
    Mas queria levantar uma questão: Somos prestadores de serviços e como tais devemos ouvir nossos usuarios.
    Eles pagam mensalidades e tem direito de utilizar a internet na casa deles como bem entenderem, desde que nao nos prejudique.
    Queria saber qual e se existe um programa p2p que seja menos pior dos usuarios utilizarem sem nos prejudicar tanto. Algum programa que seja facil controlar o trafego e quem sabe ate criar uma cache de musicas mais baixadas.
    Estou disposto a negociar com meus clientes e fazer ele usarem todos um mesmo programa p2p, os que nao aceitarem vou infelizmente descartar.
    Vamos ver se conseguimos alguma coisa, pensando juntos.
    Valew turma.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iafury Ver Post
    Acho que todos tem problemas com os "programinhas de baixar musica", eu dei uma melhorada bloqueando o ares com umas regras que achei no forum testei agora de manha aqui em casa e o dito cujo nao conecta.
    Mas queria levantar uma questão: Somos prestadores de serviços e como tais devemos ouvir nossos usuarios.
    Eles pagam mensalidades e tem direito de utilizar a internet na casa deles como bem entenderem, desde que nao nos prejudique.
    Queria saber qual e se existe um programa p2p que seja menos pior dos usuarios utilizarem sem nos prejudicar tanto. Algum programa que seja facil controlar o trafego e quem sabe ate criar uma cache de musicas mais baixadas.
    Estou disposto a negociar com meus clientes e fazer ele usarem todos um mesmo programa p2p, os que nao aceitarem vou infelizmente descartar.
    Vamos ver se conseguimos alguma coisa, pensando juntos.
    Valew turma.
    Hj faço o seguinte, bloqueio o ares por horário, ou seja, das 9 da manhã até as 23 horas, horário de pico, e o e-mule somente abro portas qdo o cliente solicita, uso aquela regras q tem no wiki p2p e até então a rede tá tranquila, pelo perfil dos meus usuários vejo q a cada 10 usuário 3 a 4 deles usam frequentimente o ares ou e-mule, sou a favor do q disse, como cliente tb ñ queria limitações, mas no caso do ares foi necessário, acho q é um dos piores para deixar a rede lenta.

    Estava pensando em fazer uma maquina com varios arquivos, filmes, musicas e etc e fazer tipo compartilhamento de arquivos para aliviar a rede, pois uma grande parte desses vermes, hehe, procuram filmes atuais, lancamentos para baixar....

  3. #3

    Padrão

    Qual é a reclamação na verdade? Uso direto do link ou problema com o controle de velocidade sendo burlado?
    Porque se for uso direto do link, acho que não tem solução, afinal se um cliente paga por exemplo, no meu caso por 64K, na minha opnião os 64K dele devem estar disponíveis para qualquer tipo de serviço.
    Eu aqui não tenho muito problemas com P2P, meu controle é HTB+SFQ no Mandriva 2006. Uma coisa que faço aqui limitar a velocidade por horário de 17:00 as 1:00 libero 150k de limite, de 1:00 as 8:00 300k, isso fica agendado no cron do linux tem funcionado bem. Muito importante também limitar as conexões simultâneas, assim os usuários de P2P não abrem aqule monte de arquivos baixando ao mesmo tempo
    assim a rede fica mais limpa e ajuda dar uma segurada no P2P. Peguei um tutorial aqui no Under mesmo, usando o COMMLIMIT.

  4. #4

    Padrão Ares

    Ola, eu aqui bloqueio o ares por inteiro, e quando o cliente liga reclamando eu ja sou direto em dizer que esta bloqueado para o bom funcionamento da rede, ai eu sujiro para o cliente outros programas como o emule.
    Se o mesmo não gostar, unica coisa que posso sugerir é o cancelamento amigavel do contrato.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, como você conseguiu bloquear o ares? posta as suas regras por favor!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Amigo, como você conseguiu bloquear o ares? posta as suas regras por favor!

    Regra para todos os clientes

    / ip firewall filter
    add chain=forward p2p=warez action=drop comment="Bloqueio do ares" disabled=no
    add chain=forward protocol=udp dst-port=0 action=drop comment="" disabled=no
    add chain=forward p2p=warez action=drop comment="" disabled=no


    Regra para cada cliente

    / ip firewall filter
    add chain=forward src-address=192.168.10.5 p2p=warez \
    time=8h-23h,sat,fri,thu,wed,tue,mon,sun action=drop comment="Bloqueio do Ares" disabled=no

    Regra para todos os clientes idependentes

    / ip firewall filter
    : for i from=6 to=249 do={ add chain=forward p2p=warez time=8h-23h,sat,fri,thu,wed,tue,mon,sun src-address=("192.168.10." . $i) action=drop comment=""}



  7. #7

    Padrão

    Obrigado amigo, vou usar para ver como fica...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iafury Ver Post
    Acho que todos tem problemas com os "programinhas de baixar musica", eu dei uma melhorada bloqueando o ares com umas regras que achei no forum testei agora de manha aqui em casa e o dito cujo nao conecta.
    Mas queria levantar uma questão: Somos prestadores de serviços e como tais devemos ouvir nossos usuarios.
    Eles pagam mensalidades e tem direito de utilizar a internet na casa deles como bem entenderem, desde que nao nos prejudique.
    Queria saber qual e se existe um programa p2p que seja menos pior dos usuarios utilizarem sem nos prejudicar tanto. Algum programa que seja facil controlar o trafego e quem sabe ate criar uma cache de musicas mais baixadas.
    Estou disposto a negociar com meus clientes e fazer ele usarem todos um mesmo programa p2p, os que nao aceitarem vou infelizmente descartar.
    Vamos ver se conseguimos alguma coisa, pensando juntos.
    Valew turma.
    Antes eu liberava o Ares mesmo sabendo que ele baixava a toda velocidade vendida ao cliente, mas de uns tempos para cá notei que alem de baixar a velocidade maxima setada para o cliente ele esta fazendo upload alem da velocidade de upload setada para o cliente, clientes com 64k de up estavam enviando a 256k.

    Alguem ja passou por algo parecido?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Amigo, como você conseguiu bloquear o ares? posta as suas regras por favor!
    Essa forão as regras que eu usei

    / ip firewall filter
    add chain=forward action=drop src-port=0 protocol=udp comment="wares UDP 0" disabled=no
    add chain=forward action=drop dst-port=0 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=drop p2p=warez comment="" disabled=no

    manda la e ja era

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Qual é a reclamação na verdade? Uso direto do link ou problema com o controle de velocidade sendo burlado?
    Porque se for uso direto do link, acho que não tem solução, afinal se um cliente paga por exemplo, no meu caso por 64K, na minha opnião os 64K dele devem estar disponíveis para qualquer tipo de serviço.
    Concordo com vc Josué... Aqui uso a mesma política, se alguém reclama de lentidão a primeira proidência q o suporte toma é verificar se tem uso de programas p2p... Fecha-se todos eles, msn tbém, etc. e procedemos um teste de velocidade.. Mostramos para o cliente e explicamos o porquê... Aí fica na cosnciência do cliente, vários deles qdo querem navegar sem lentidão, fecham o maledeto ares hehehe..

    Em tempo: não tenho problemas aqui com os clientes com ares extrapolarem a banda q atribou ele... Tenho um controle de simple queues no MK, com o dobro do plano do cliente, e por trás uso o myauth, com a banda contratada dele... Essa forma tem me servido muito bem, por enquanto, sem problemas.
    Última edição por xandemartini; 21-03-2008 às 09:40.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Concordo com vc Josué... Aqui uso a mesma política, se alguém reclama de lentidão a primeira proidência q o suporte toma é verificar se tem uso de programas p2p... Fecha-se todos eles, msn tbém, etc. e procedemos um teste de velocidade.. Mostramos para o cliente e explicamos o porquê... Aí fica na cosnciência do cliente, vários deles qdo querem navegar sem lentidão, fecham o maledeto ares hehehe..

    Em tempo: não tenho problemas aqui com os clientes com ares extrapolarem a banda q atribou ele... Tenho um controle de simple queues no MK, com o dobro do plano do cliente, e por trás uso o myauth, com a banda contratada dele... Essa forma tem me servido muito bem, por enquanto, sem problemas.
    Assino embaixo.
    Forneço o link, o cliente utiliza ele como bem entender...
    Aqui trabalhava com bloqueio de p2p, mas depois desativei, mesmo pq de cada 10 clientes meus, 1 ou 2 usam Ares, e nunca me deu problema. O colega citou ali anteriormente o fato de ter a velocidade contratada full disponivel para o cliente, e todos nós sabemos que infelizmente essa nao é uma realidade para pelo menos 90% dos amigos que tem provedor de rádio.

    Apesar de ser contra p2p por poluir a rede, liberei aqui e tem rodado tudo normalmente. Pelo menos por hora!

    Abraços,

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Antes eu liberava o Ares mesmo sabendo que ele baixava a toda velocidade vendida ao cliente, mas de uns tempos para cá notei que alem de baixar a velocidade maxima setada para o cliente ele esta fazendo upload alem da velocidade de upload setada para o cliente, clientes com 64k de up estavam enviando a 256k.

    Alguem ja passou por algo parecido?
    O upload sempre é um saco, melhorou aqui depois que passei a controlar as conexões simultâneas dos clientes parece que tem uns vírus que causam este problema de upload, já tive esse problema aqui.