+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhar particao

    Galega, possuo um PC rodando windows e linux. Tem 1 particao que uso em comum pro sistema. Nela tem uma pasta chamada network q compartilho com os outros pcs da rede que rodam windows. Eu queria quando estiver usando o Linux, que essa pasta nesta particao pudesse tambem ser compartilhada com os outros usuarios e tb acessar as pastas compartilhadas dos outros pcs.
    A rede tem um 2 pcs ligado num roteador (pc1 e pc2) e um 3 pc ligado via crossover ao pc2.

    Instalei o samba, usei o smb.conf default so editei o nome do pc e da rede, mas ele nao lista o pc que esta ligado via crossover, apenas os dois ligados no router. Como faco para enxergar todos os pcs?

    Obrigado, e desculpem se o texto ficou muito extenso, agradeco qq ajuda, valeu!

  2. #2

    Padrão

    Cara, o sitema de compartilhamento de arquivos do windows usa o protocolo NetBIOS para listar o computadores da rede. Este protocolo (alguém me corrija se eu estiver errado) é de camada 2, logo ele não é roteado. Por isto não lista o computador ligado ao outro via cross-over pois, eles provavelmente ele e o outro computador estão em redes diferentes.

    Uma boa forma de corrigir isto é ligar todo mundo em um switch.

    Uma cosia, você disse que o pc1 e pc2 estão ligados em um roteador. Tem certeza que é um roteador?? Deve ser um modem/router ne? Em um modem/router as interfaces ethernet tem função de switch por isso eles estão se enxergando. o pc2 esta ligado no modem/router e ao pc3 certo? Se sim ele tem 2 placas de rede ne? Então tem outra forma de corrigir isto. Você pode configurar uma bridge ("ponte" se for no windows em pt) entre as duas interfaces desse computador. Dessa forma vai parecer que eles estão ligados em um mesmo switch!

    Qualquer dúvida pode postar que agente ajuda!!

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela resposta, entao explicando melhor:

    Modem ADSL Dlink - 10.1.1.1 -> Router Wireless 3Com - 192.168.1.1

    Um notebook acessa via wireless e pega o ip 192.168.1.2, e um pc eh ligado via cabo no router wireless e pega o ip 192.168.1.3.

    Ao notebook esta ligado via cabo crossover outro pc. A placa de rede do notebook esta com o ip 192.168.0.1 e o pc2 q eh ligado a ele tem o ip 192.168.0.2. Todos os pcs se pingam. O notebook qd esta com o windows acessa os 2 pcs. Mas os pcs so acessam o notebook. Quando o notebook esta com o Linux ele lista la no network manager do gnome o pc 1 somente, mas eh possivel montar o pc 2 com o smbmount e acessa-lo. Eu gostaria que ele listasse todos os 2 pcs qd estivesse no linux e que o pc1 acessasse o pc 2 e vice-versa. Acho que agora ficou melhor explicado ne? hehe

    +- isso:
    modem adsl -> router wireless 3com -> PC 1
    '
    ' -----------> Notebook -> Pc 2

    Com isso, eu gostaria de ter uma particao no notebook que servisse de compartilhamento tanto ao usar windows como linux, e que pudesse ser acessado por todos da rede, como tambem que todos os pcs pudessem acessar o compartilhamento de cada um.

    Obrigado!

  4. #4

    Padrão

    Ok, vamos começar pelo problema de roteamento. O PC1 não acessa o PC2 porque eles estão em redes diferentes. O PC1 está na rede 192.168.1.0/24 enquanto o PC2 está na rede 192.168.0.0/24. O PC2 sabe como chegar ao PC1 pois o gateway dele deve ser o notebook. Mas o PC1 não sabe chegar ao PC2 pois o gateway dele é o AP da 3Com.

    Pra resolver isso, ou você terá de colocar uma rota no PC1 informando a ele que a rede 192.168.0/24 está ligada no notebook ou colocar todos na mesma rede. A questão da rota fica complicada no windows pois ele perderá a rota assim que renover o IP via DHCP. Acho que o mais interessante é criar uma bridge entre a interface wireless e ethernet do notebook. Ao criar uma bridge vai funcionar como se o notebook e o PC2 estivessem conectados via wireless (exceto pelos pacotes de broadcast em camada 2).

    Não lembro exatamente como configura a bridge no linux... Vou dar uma pesquisada. Se alguém souber posta ai...
    Última edição por Magnun; 20-03-2008 às 14:04.

  5. #5

    Padrão

    Opa! Voltei! Achei aqui ó ----> Guia Foca GNU/Linux - Algumas Configurações de Rede

    Primeiro deixa eu te explicar como funciona essa bridge. Não sei se você sabe, se souber pode pular essa próxima parte.

    Uma bridge é o agrupamento de duas portas de modo a faze-las funcionar como um switch, isto é realizando encaminhamento e bloqueio de pacotes baseado no endereço de camada 2 do modelo ISO/OSI (MAC). Normalmente um PC iria encaminha-lo com base no IP (camada 3 do ISO/OSI).

    Um exemplo de como configurar uma bridge (retirado do guia foca):
    Código :
    auto br0
    iface br0 inet static
         address 192.168.0.2
         network 192.168.0.0
         netmask 255.255.255.0
         broadcast 192.168.0.255
         gateway 192.168.0.1
         bridge_ports eth0 eth1
    Neste exemplo você pode ter 2 PCs ligado um em cada porta desse linux e eles poderão se comunicar diretamente sem ser roteados (mas pra isso eles precisam estar na mesma rede). E ambos falarão com o linux através do IP 192.168.0.2.

    No seu caso, você tem um DHCP distribuindo IP. Então a bridge também irá pegar IP. Então acho (nunca teste bridge com dhcp!!!) que a configuração ficaria:
    Código :
    auto br0
    iface br0 inet dhcp
         bridge_ports eth0 eth1
    Lembrando que o pc2 também irá receber dhcp! Não configure o IP nele!!

    É isso ai cara, testa e qualquer coisa posta ai...

  6. #6

    Padrão

    eu to achando que vou por um adaptador wireless no pc, pra nao depender do note esta ligado, ate pq as vezes tenho q sair com ele. mas tipo, ja que o pc2 enxerga o pc1, ele nao deveria lista nas conexoes de rede o pc1 nao? ou para isso acontecer o pc1 teria que enxergar o pc2 tb? valeu

  7. #7

    Padrão

    e como seria criar essa rota no pc1 para a 2 rede? os ips aqui sao fixados por mac. obrigado

  8. #8

    Padrão

    Sim cara. A conexão tem que ser em ambas as direções. Quanto à rota no windows ela é muito simples:

    rotue add 192.168.0.0 mask 255.255.255.0 192.168.1.2 isto é:
    route add <destino> mask <mascara> <gateway>

    Nesse caso a rede de destino é a rede 192.168.0.0, que é a rede do PC2. e o gateway será o IP que o notebook possui na interface wireless.

    Pra ter certeza que tudo está ok, faça os dois pcs se pingarem com o comando "ping <ip_do_pc>"

    Uma boa ideia é colocar essa rota em um arquivo .txt, renomear a extensão pra .bat e colocar esse "script" na pasta inicializar do windows. Dessa forma a rota será adicionada toda vez que o windows inciar.

    Você chegou a testar a Bridge?? Eu acho que ela seria uma solução muito melhor.

    Qualquer dúvida posta ai....
    Última edição por Magnun; 21-03-2008 às 18:41.

  9. #9

    Padrão

    entao, adicionei a rota como vc disse no pc1, agora ele consegue pingar o pc2, mas eles continuam sem se enxergar, ta complicado hehe, n precisa adicionar nenhuma rota no pc 2 ne? ele ja conseguia pingar o pc 1 antes ... valeu

  10. #10

    Padrão

    Cara, como você ta fazendo esse teste pra ver se os 2 PCs tão se enxergando?? Você ta indo em "meus locais de rede" etc??? Por ai não vai funcionar não... Como te disse acho o protocolo de descobrimento do netbios não é roteado...

    Faz o seguinte teste: compartilha uma pasta em um dos PCs e tenta acessar a partir do outro PC. Mas não tenta pelo "meus locais de rede", vai em iniciar->executar e põe o comando \\x.x.x.x onde x.x.x.x é o ip do PC que tem a pasta compartilhada.

    Faz esse teste e posta o resultado ai...
    To no aguardo... Até mais...

  11. #11

    Padrão

    Aee, funcionou agora, eles tao se enxergando, seja no linux seja no windows, todos os 3 conseguem acessar as pastas compartilhadas. valeu mesmo Magnun, muito obrigado pela ajuda, abraco!

  12. #12

    Padrão

    De nada cara...
    Só uma coisa? Como ficou no final?? Você ta acessando através dos meus locais de rede ou utilizando \\IP ???

  13. #13

    Padrão

    entao, utilizando o o \\IP mesmo, pelo meus locais de rede so no notebook que aparece as 2 redes, pelo gnome no windows networks tb. nos pcs aparece as redes distinas. valeu, obrigado mais uma vez!