+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Problemas com Teramax P2P Bridge

    Olá pessoal estou com um problema que está me tirando o sono... tenho 2 pares de teramax P2P... o esquema de instalação deles está abaixo:

    Servidores < A > ------ < B > ==== < C > ------- < D > Link

    Explicando:

    Meus servidores estão na ponta A, o Radio A transmite via wireless para o radio B, do radio B para o C existe um cabo de rede crossover e do C para o D é wireless novamente e chega no link do operadora... o problema é.... o enlace entre B e C não funciona...... os links de radio estão ok, dando menos de 1ms, mas as placas de rede de B e C não mandam dados de uma pra outra de forma alguma.... existe alguma configuração especial a se fazer????

    PS: Já coloquei cabo cross de um pra outro, e coloquei tambem um switch com cabo direto (paralelo), as luzes do switch acendem e nos 2 teramax tambem, mas não passa dados.... se alguem poder me ajudar nessa eu agradeço demais, obrigado a todos.

    PS2: Os radios estão configurados em modo bridge, a unica coisa que mudei foram os ips, senhas e canais da wireless, as placas de rede estão configuradas na opção "Auto Speed - Auto Duplex", olhando o status delas mostra que estão operando em 100Mbits e o Status operacional é UP, mas não passa dados, fica enviando mas sem receber, ou seja tem OUT mas não tem IN, o IN fica zerado e OUT aumentando (contando pacotes), nos 2 radios (B e C) acontece isso.
    Última edição por TheHawk; 20-03-2008 às 07:58.

  2. #2

    Padrão

    No caso era para funcionar com o Switch , Não custa nada tentar com um Roteador simples ...

  3. #3

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Luminato Ver Post
    No caso era para funcionar com o Switch , Não custa nada tentar com um Roteador simples ...
    Olá luminato, como assim um roteador simples? Poderia explicar?

    Fizemos outros testes hoje em conjunto com o pessoal do suporte da empresa que compramos os equipamentos... testamos da seguinte forma:

    1. Radios direto com cabo cross e configurados para 10Mbit Full-Duplex, 10Mbit Half-Duplex (Twisted Pair Port) e 100mbit Full, nas 3 configurações os POEs (Fontes) estavam ligadas direto de uma pra outra sem switch (FUNCIONAVA EM 10MB MAS DEPOIS DE UM TEMPO CAIA)

    2. Cabos diretos (paralelos) ligados ao switch, interfaces ficavam UP, mas não mandavam dados. (NÃO FUNCIONOU)

    3. Cabos cross ligados ao switch, interfaces UP, sem trafego (NÃO FUNCIONOU)

    Nos testes 2 e 3 foram testadas as 3 velocidades 10, 10 (Twisted Port) e 100 e nada.............. chegamos a trocar os POEs dos 2 radios por orientação do tecnico lá do suporte, mas o resultado foi o mesmo, alguma solução????

    Aguardo retorno e obrigado desde já a quem poder ajudar.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Olá luminato, como assim um roteador simples? Poderia explicar?

    Fizemos outros testes hoje em conjunto com o pessoal do suporte da empresa que compramos os equipamentos... testamos da seguinte forma:

    1. Radios direto com cabo cross e configurados para 10Mbit Full-Duplex, 10Mbit Half-Duplex (Twisted Pair Port) e 100mbit Full, nas 3 configurações os POEs (Fontes) estavam ligadas direto de uma pra outra sem switch (FUNCIONAVA EM 10MB MAS DEPOIS DE UM TEMPO CAIA)

    2. Cabos diretos (paralelos) ligados ao switch, interfaces ficavam UP, mas não mandavam dados. (NÃO FUNCIONOU)

    3. Cabos cross ligados ao switch, interfaces UP, sem trafego (NÃO FUNCIONOU)

    Nos testes 2 e 3 foram testadas as 3 velocidades 10, 10 (Twisted Port) e 100 e nada.............. chegamos a trocar os POEs dos 2 radios por orientação do tecnico lá do suporte, mas o resultado foi o mesmo, alguma solução????

    Aguardo retorno e obrigado desde já a quem poder ajudar.
    quanto metros tem ese cabo de rede, radio ate PoE ?

    Lee

  5. #5

    Padrão

    Eu não me lembro agora certo onde é mais no Teramax, quando setado em bridge vc pode liberar ou bloquear certos protocolos, já verifico se o protocolo TCP esta liberado se nao me engano eh 0800 o código dele, caso vc não consiga resolver segunda pela manha acesso os radios de um cliente e posto aqui o procedimento pra vc verificar estes itens

    Abaços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    quanto metros tem ese cabo de rede, radio ate PoE ?

    Lee
    Olá lee, olha o cabo não tem mais que 2 metros, os POEs ficam numa caixa ao lado do radio numa torre.... mas acho que não é cabo, pois se eu ligar o radio direto num notebook acesso qualquer um deles perfeitamente pelo cabo de rede, sem nenhuma falha, a falha só ocorre ao ligar um no outro direto, até.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Eu não me lembro agora certo onde é mais no Teramax, quando setado em bridge vc pode liberar ou bloquear certos protocolos, já verifico se o protocolo TCP esta liberado se nao me engano eh 0800 o código dele, caso vc não consiga resolver segunda pela manha acesso os radios de um cliente e posto aqui o procedimento pra vc verificar estes itens

    Abaços
    Olá clecio, isso que você fala é na aba bridging se não me engano... mas sim, todos os protocolos estão liberados, a configuração de bridge está a de fabrica, como mencionei no inicio do topico só mudei ips, senhas e canais da wireless... e na configuração de fabrica esse radio repassa todos os protocolos transparentes e sem restrição... de qualquer forma se poder me passar alguma dica eu agradeço....

    PS: no momento para não ficarmos com esse link parado colocamos no lugar do segundo par de teramax um par de radios com cartão atheros e ikarus os.... e está funcionando normal interligado pelo cabo de rede ao primeiro par de teramax, a placa de rede do tera não parou de funcionar em nenhum momento ligado a plaquinha WRAP com Ikarus, só para quando liga outro tera, até mais.

  8. #8

    Padrão

    Pode até me chamar de ignorante ... mas eu tenho certeza que este problema está associado a sua climpagem de cabos ... naum há outro meio de isto está certo ... vc poe os cpe em um notebook e funciona ... quando poe lah no local naum funciona ??? ... o esquema de cabos do cpe é meio que diferente pois ele trabalha de forma cross, pode está acontecendo que algum fiozinho possa estar com mal contato e naum deve tá trafegando os dados, pois no esquema poe ele so usa dois pares de fios ... entaum deve tah ocorrendo algo ai nesse "meio"

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pode até me chamar de ignorante ... mas eu tenho certeza que este problema está associado a sua climpagem de cabos ... naum há outro meio de isto está certo ... vc poe os cpe em um notebook e funciona ... quando poe lah no local naum funciona ??? ... o esquema de cabos do cpe é meio que diferente pois ele trabalha de forma cross, pode está acontecendo que algum fiozinho possa estar com mal contato e naum deve tá trafegando os dados, pois no esquema poe ele so usa dois pares de fios ... entaum deve tah ocorrendo algo ai nesse "meio"
    Olá admskill, não creio que seja no cabo, pois ao retirar o segundo par de tera e colocar um radio com placa WRAP e IkarusOS não está dando nenhum problema usando o mesmo cabo de rede.... mas de qualquer forma já foram usando cabos cross e direto (paralelos) feitos em fabrica mesmo (que vem junto com equipamentos) e tambem cabo feitos por nos mesmos... feitos no alicate.... e em nenhum caso deu certo... estou sem alternativas por enquanto e para não parar o link estou utilizando o par de tera ligado a um par de radios com IkarusOS.... repito... tudo funcionando perfeitamente agora com esse esquema... problemas apenas quando coloco os 2 pares de tera, até.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Olá admskill, não creio que seja no cabo, pois ao retirar o segundo par de tera e colocar um radio com placa WRAP e IkarusOS não está dando nenhum problema usando o mesmo cabo de rede.... mas de qualquer forma já foram usando cabos cross e direto (paralelos) feitos em fabrica mesmo (que vem junto com equipamentos) e tambem cabo feitos por nos mesmos... feitos no alicate.... e em nenhum caso deu certo... estou sem alternativas por enquanto e para não parar o link estou utilizando o par de tera ligado a um par de radios com IkarusOS.... repito... tudo funcionando perfeitamente agora com esse esquema... problemas apenas quando coloco os 2 pares de tera, até.

    Meu brother seu teramax eh CPE ou Long Range ??? POis eh aqui eu tava com um problema super sério de lentidao e as vezes com ausencia do link, semana passada foi nos dois rádios e troquei o pig tail e reparei uma coisa eu tinha um pig tail de meio metro e troquei por outro de 70cm e pra minha surpresa meu link naum fechou ... ou seja o sinal sumiu completamente dai eu refiz o cabo desta vez com 15cm coloquei o long range bem pertinhu da antena e conectei ... a diferenca de sinal foi gigantesca, antes dava 5 mb de transferencia e agora dá 30mb com sinal estável .... o meu teramax eh long range se o seu for tb vc pode estar tendo problema nisso ai ....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Meu brother seu teramax eh CPE ou Long Range ??? POis eh aqui eu tava com um problema super sério de lentidao e as vezes com ausencia do link, semana passada foi nos dois rádios e troquei o pig tail e reparei uma coisa eu tinha um pig tail de meio metro e troquei por outro de 70cm e pra minha surpresa meu link naum fechou ... ou seja o sinal sumiu completamente dai eu refiz o cabo desta vez com 15cm coloquei o long range bem pertinhu da antena e conectei ... a diferenca de sinal foi gigantesca, antes dava 5 mb de transferencia e agora dá 30mb com sinal estável .... o meu teramax eh long range se o seu for tb vc pode estar tendo problema nisso ai ....
    Olá admskill, o radio é o Long Range... mas o meu problema não é com sinal de radio e sim na parte cabeada, no cabo de rede... o meu wireless está bom... o meu par de long range que está funcionando no momento está a 44km um do outro, em cima de serras, está passando 7-7,5mb tranquilo, vou explicar abaixo o pro, mais uma vez:



    *********** *44km* ****** *Cabo de Rede* ****** *18Km
    LRange A < === > LRange B < ---- > LRange C < ==== > LRange D


    Ligado ao Long Range A estão algums servidores meus e na outra ponta (Long Range D) está um circuito embratel de 8mb, o meu problema está na conexão entre B e C, não passa nada pelo cabo de rede de B pra C, mas se eu tirar o segundo par de Long Range (no caso C e D) e colocar no local radios com placas WRAP e IkarusOS a comunicação é perfeita... não sei o porque das placas de rede dos long range não se comunicarem... meus radios ficam em cima das torres logo atras das antenas e usam cabo LMR600, então a perca por causa do cabo é zero ou praticamente zero.

    É isso ai, qualquer solução dada ficarei muito feliz , até

  12. #12

    Padrão

    ligue um testador de cabo para testar se as vias estão ok as 4 vias 1,2,3 e 6 estando ok coloca um cabo paralelo em um sw, tente acessar o radio faça isso nos 2 radios tendo acesso faça um teste pra ver se lincou.

    nunca mexi com long range, mais da uma olhada se não tem alguma opção onde você direcione o trafego para um MAC especifico, tem isso no ap2000.

    pode ser que seja isso caso tenha a opção, ou ele não trabalhar com cabo cross tb

  13. #13

    Padrão

    POis eh cara p cabo de dados do long range eh do tipo cross, ou seja ... se vc conectar ele um no outro naum vai funcionar de maneira alguma, mas como vc jah disse que colocou um switch ai nesse meio eh meio complicado .... teria por obrigação de funcionar... dentre isso ha muitas possibilidades tais como conflito de mac, ip, configuração, cabeamento que eu creio que eu seja o seu problema, mas tem sido muito complexo de resolver o seu problema, bom uma outra boa saida seria o que o amigo colocou ali acima ... espetar um roteador e tentar rotear o seu sinal entre esses dois pontos ... derrepente funciona legal ... ou vc pode tah com algum problema de configuração de repasse de mac ... ou de tráfego ....

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    ligue um testador de cabo para testar se as vias estão ok as 4 vias 1,2,3 e 6 estando ok coloca um cabo paralelo em um sw, tente acessar o radio faça isso nos 2 radios tendo acesso faça um teste pra ver se lincou.

    nunca mexi com long range, mais da uma olhada se não tem alguma opção onde você direcione o trafego para um MAC especifico, tem isso no ap2000.

    pode ser que seja isso caso tenha a opção, ou ele não trabalhar com cabo cross tb
    Olá tuxbrasil, quanto a questão dos cabos sim estão todos ok... e como já falei mais atras tentei com cabos cross e paralelos, feitos por mim mesmo ou cabos já feitos em fabrica (que vem juntos com equipamentos).... quanto a questão de ligar no switch tem uma coisa bem interessante.... se eu ligar os 2 long range no switch eu consigo acessar os 2 pelo notebook (o note tambem está no switch), tanto a rede que está do lado do Long range C, quando a rede do lado do long range B, mas o trafego não vai do lado do long range B para C e vice-versa..... eu apenas acesso os 2 pelo note.... eu tenho a impressão que é alguma coisa de software.... como se a bridge deles não se comunicasse.... algum erro desse tipo, até.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    POis eh cara p cabo de dados do long range eh do tipo cross, ou seja ... se vc conectar ele um no outro naum vai funcionar de maneira alguma, mas como vc jah disse que colocou um switch ai nesse meio eh meio complicado .... teria por obrigação de funcionar... dentre isso ha muitas possibilidades tais como conflito de mac, ip, configuração, cabeamento que eu creio que eu seja o seu problema, mas tem sido muito complexo de resolver o seu problema, bom uma outra boa saida seria o que o amigo colocou ali acima ... espetar um roteador e tentar rotear o seu sinal entre esses dois pontos ... derrepente funciona legal ... ou vc pode tah com algum problema de configuração de repasse de mac ... ou de tráfego ....
    Olá admskill, pra não dizer que não funcionou de jeito nenhum funcionou durante ums 15min quando eu setei as placas dos 2 long range pra 100Mb full duplex (setei a velocidade manualmente) e coloquei um cabo cross ligando as fontes (POEs) diretamente um no outro, como mencionei funcionou durante ums 15min e depois o trafego caiu e o problema voltou..... no status das placas de rede dos 2 radios fica o status UP e enviando pacotes... mas sem receber nada...... até.

  16. #16

    Padrão

    tire de full duplex se tiver a opção half duples deixe nela ou na default, wi-fi é half pode ser que como é uma bridge isso pode está impedidno algo, ja que teve alguma alteração quando você mudou isso.

    vai por tentativa

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    tire de full duplex se tiver a opção half duples deixe nela ou na default, wi-fi é half pode ser que como é uma bridge isso pode está impedidno algo, ja que teve alguma alteração quando você mudou isso.

    vai por tentativa
    Olá tux.... já tentei tambem no half..... quando coloca em half e liga direto de um pra outro por cabo cross a interface fica down e se ligar em um switch e colocar half fica up... mas não transfere nada... vou procurar alguma atualização de software.... obrigado pela ajuda.

  18. #18
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Olha nunca se sabe, mas pelo que percebi na rede de um concorrente
    toda torre dele ele coloca 1 Hub normal de 8 portas e liga os poe nesse hub, nunca vi nenhum switch.. então poem um HUB normal e faz o teste..

    você ja tentou inverter os teramax?
    pegar do ponto A e por no ponto B e o b no ponto a?
    ;]
    quem sabe..


  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Olha nunca se sabe, mas pelo que percebi na rede de um concorrente
    toda torre dele ele coloca 1 Hub normal de 8 portas e liga os poe nesse hub, nunca vi nenhum switch.. então poem um HUB normal e faz o teste..

    você ja tentou inverter os teramax?
    pegar do ponto A e por no ponto B e o b no ponto a?
    ;]
    quem sabe..

    Olá luizbe... irei conseguir um HUB para fazer o teste, depois dou um retorno aqui, até.