+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problemas com dhcpd e VMWare

    Pessoal, instalei aqui no meu trabalho o dhcpd no ubuntu. Antes o DHCP daqui era distribuido por um modem ADSL.
    Depois que passei o dhcp pro ubuntu as VM's que estão em bridge em algumas máquinas pararam de pegar DHCP. Olhando o log em /var/log/syslog eu vejo as seguintes mensagens:

    Mar 24 14:24:01 DNS dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:0c:29:66:ed:3e via eth0
    Mar 24 14:24:01 DNS dhcpd: DHCPOFFER on 192.168.1.123 to 00:0c:29:66:ed:3e via eth0

    Isso quer dizer que o server de dhcp conclui o envio do IP pro cliente e está aguardando uma resposta do cliente certo? que são os pacotes de DHCPREQUEST e DHCPACK. Alguém tem alguma idéia porque as VMs não respondem à requisição?? Ou essa entrega não foi concluida pelo server de DHCP???

    Alguém já viu algo parecido??

  2. #2

    Padrão

    Opa! Você ja tentou usar um sniffer para ver os pacotes que estão chegando nas maquinas VM?
    Derrepente o processo do dhcp não continua pois não recebem o offer do servidor!

  3. #3

    Padrão

    Fiz uma captura direto no Linux através do tcpdump e ele mostrou:
    0.0.0.0.bootpc > 255.255.255.255.bootps: BOOTP/DHCP, Request from 00:0c:29:83:21:92. Ou seja somente os pacotes de request.

    Fazendo a captura na maquina que roda a VM (usando o Wireshark) verifiquei que existe somente os pacotes de Request porém, com o MAC de origem sendo o da maquina que roda a VM "Source: Intel_d5:47:5c (00:19:d2:d5:47:5c)".
    So que quando eu capturo no server de DHCP através do tcpdump ele acusa que recebeu uma requisição do MAC 00:0c:29:83:21:92, que é da VM. E há um reply pra esse MAC.

    Olhando o conteudo do datagrama no Wireshark eu vi que há o seguinte campo: "Client MAC address: Vmware_83:21:92 (00:0c:29:83:21:92)".

    Pelo visto o server de DHCP utiliza esse campo pra determinar a origem do pacote e não o mac de onde vem. Tudo ok, faz sentido uma vez que a maquina que roda a VM está funcionando como bridge ela re-encapsula o frame de camada 2 e troca o MAC.

    Agora o que eu não entendo é porque o pacote de reply não chega na maquina que roda a VM??