+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com MMDS (TV+Internet)

    Olá pessoal!

    Espero estar postando no local certo!

    Estou testando o sistema de TV+Internet por MMDS em um local com 4 usuários teste, na rede existe tráfego por sinal analógico e digital, sendo que no local tenho um modem para recepção e transmissão em rede Lan.

    O problema é que instalei na quarta passada, e durante o feriado onde os usuários testaram com maior afinco, tive problemas de estabilidade.

    Para ser mais preciso, o cable-modem cai de forma repetida em vários momentos ao longo dos dias, e em alguns momentos não chegava a cair, mas a perda de pacotes era de 96%.

    Gostaria de saber se alguém já enfrentou algum problema parecido e qual foi a solução?

    Hoje eu troquei a antena receptora no local, e vou reativar o sinal para ver se seria esse o problema, mas tenho dúvidas de que seja relacionado a isso, e cogito as hipóteses de que o problema seja sobrecarga de consumo no modem ou pelo fato de o sinal analógico estar atrapalhando o sinal de internet (rádio).

    Abraços!

  2. #2

    Padrão

    Teria que postar ai , que modelo de modem esta utilizando, que tipo de banda wireless a,b,g, qual a distância destes clientes, qual o AP.

    O que posso lhe dizer já de cara, é que o ideal é que seja um equipamento 5.8 Ghz, com qos, e uma rede altamente estavel, pois videos não podem trabalhar com jitter elevado.

  3. #3

    Padrão Hum...obrigado por enquanto, seguem alguns dados.

    Oi pessoal e em especial Herlon2008!

    Estarei levantando as informações que vc sugeriu...

    O q posso adiantar é q a TV está funcionando plenamente...sendo o problema localizado no acesso a internet.

    Ontem, sem os usuários de teste, enchi o link para tentar simular uma rotina de consumo alto, e notei que houve perda de pacotes para o modem, na faixa de 10%.

    A visada é direta e acho que a distância para o ponto de teste deve ser de 5 ou 6km com link em 2.4GHZ.

    Obrigado por enquanto.
    Abraços!

  4. #4

    Padrão

    Ola amigo estou lendo seu topico, so uma pergunta, como é esse sistema seu de TV+Internet?? to procurando aki pra mim, meu caso ja mexo com enlace tudo a 5.8 e os clientes tudo a cabo. qualquer coisa me add no msn, [email protected]

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    tambem estou atras disto para meus clientes, se puder me passar maiores informaçoes!! add no meu msn tambem!

  7. #7

  8. #8

    Padrão hehehe...tamos fritos pelo jeito!

    Olá...vamos pelo mesmo caminho...semmuitas informações,mas tentando!rs
    vou te adicionar tb!
    abraços!

  9. #9

    Padrão

    A solicitação das informações são realmente para ter ideia do teste que vc fez.

    Muitas vezes se preocupamos apenas com banda, mas não é só isto que devemos levar em consideração :

    Nº de pacotes
    Tipo de protocolo
    tamanho dos pacotes

    Isto para poder delimitar o atraso que tera, e a necessidade de equipamentos em ambos os lados da conexão.

    Esta perca pode ser gerada por uma switch com pouco cache, um excesso de zelo no qos para o sistema de TV, excesso de banda consumida e/ou pacotes para os radios, firewall.

    Uma coisa, é o que o radio diz que fechou de enlace, outra é o throughput real.

    Tive problemas como este com switchs de baixo cache, onde tenho bases com capacidade para mais de 100 clientes, switchs com baixo cache, não estão aguentando, causando alta latência, estou substituindo por Cisco e radio enlaces de maior throughput.

    Agora para aqueles que estão atras de equipamentos para este tipo de atividade, entrem no site CIANET networking e vejam o HPNA 3.0, recebi hoje um prospecto, a propaganda é excelente.

    A unica coisa que me emperra de investir é a falta de legalidade em prestar um serviço deste tipo.

  10. #10

    Padrão Vc tem toda a razão

    Exato...por este motivo são apenas testes, afinal, adquirir estes equipamentos sem os devidos cuidados e também sem o devido licenciamento, acabam não se justificando.

    Depois que troquei a antena, melhorou consideravelmente...sem perdas...coloquei novamente hj o tráfego nos usuários que estão testando e vou analisar como se comporta.

    Abraços!

  11. #11

    Padrão

    seu MMDS e analogico, de quentos canais, esta com 16 ou 31,quais os downconverters nos clientes que esta fazendo o teste, que transmissor vc esta usando, lembrese que o sinal do sistema analogico de TV e AM, Qual a frequencia de up-down nos clientes.O equipamneto que recebe (torre de transmicao)usa a mesma antena do MMDS, ou tem antena separada.