Olá a todos!

Sou novo no forum , mas ja venho acompanhado os tópicos ha um bom tempo, agora que eu tive um problema o qual eu não encontrei aqui em nenhum tópico, resolvi me cadastrar para postar esse problema que eu tive e qual foi a minha solução.

Há dois dias atras removi o meu FreeBSD e coloquei o Mikrotik 2.9 para ser a minha parede de fogo, no momento da instalação tive alguns prós devido a minha placa mãe estar habilitada o modo sata, então eu fui obrigado a instalar a versão 3.6 até descobri que na minha Bios eu desativo este recuso e a versão 2.9 pode ser instalada ( Obrigado UnderLinux!!).

Apos instalado eu fui então realizar todas as tão esperadas configurações do router, configurei web-proxy, controle ip+mac, cache full, bloqueio de downloads e websites, controle de banda e syslolg remoto.

Ele estava perfeito até ao ponto da minha rede "parar".

Antes deixem eu lhes esboçarem um pouco a minha topologia:

O mikrotik esta instalado em uma rede 192.168.0.0/24 aonde neste local há um radio edimax com firmware aprouter realizando um enlace de 50m com outro edimax com o mesmo firmware dando continuidade a minha rede 192.168.0.0/24. Antes do mikrotik eu acessava perfeitamente bem meus servidores de arquivos com a mesma sensação de estar em uma rede ethernet.

Quando a minha rede parou fiquei desesperado!Chuva de BroadCast, internet extremamente lenta ( detalhe, isso no meu enlace de radio a 50m da onde esta o meu mikrotik ). Foi aí que comecei os testes:

Troquei o cabo da antena.
Troquei o cano UTP do radio ao switch.
Troquei os radios.
Refix todas as configurações.

E o problema continuava, a rede estava tão lenta que eu não conseguia transferir um arquivo de 62k para o mikrotik.

Foi então que tentei reiniciar o mikrotik e no instante de seu "reboot" a rede voava novamente e em seguida ela estacionava.

Acessei System/Package e comecei a desabilitar pacotes padrões os quais eu não estava utilizando como:

Wireless
Arlan
Telefonia
GPS
Routing
RouterBoard
Etc.

E deixei apenas o que eu ia Utilizar:

Advanced Tools
PPP
Security
System
Web-proxy


Pronto!

Minha rede voltou a Voar!

Agora aqui esta a minha indagação!

Porque?
Se nenhum dos pacotes os quais eu desativei estavam configurados?

Detalhe,

Cheguei a formatar o Mikrotik Dezenas de vezes ao ponto de deixar apenas a conexao PPP , WebProxy + DNS funcionado e as regras de firewall NAT e Transparent Proxy funcionando. Mas o Mikrotik so parou de interferir a minha rede ( intranet ) quando desabilitei tais pacotes.

Obrigado!

Atenciosamente,

Marcel Souza Figueiredo