Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool POP com 6 setorias de 60 graus

    Olá pessoal,

    Posto aki uma questão já muito discutida no fórum, mas ... to quase decidido a por em prática.

    Atualmente estou sofrendo com o aumento da minha carteira de clientes, resumindo MUITOS CLIENTES ON-LINE POR RADIO !!!

    Técnicamente falando, to afim disto:

    *** POP DE 6 ANTENAS ***
    6 antenas de 60 graus em uma das minhas torres
    Pesquisei e achei poucas antenas de 60 graus ...

    6 antenas AQUARIO de 60 graus, 2,4ghz polarização vertical
    6 radios aprouter
    canais 1,3,5,7,9,11

    mas tenho dúvidas sobre a distância entra as antenas, nessa torre elas ficariam muito próximos, tipo 30cm lado a lado

    detalhe: eu passaria meu backbone para 5,8ghz

    assim eu usaria controle de mac, até 50 clientes cadastrados, isto me geraria um tráfego on-line de +/- 40 clientes (nisto tenho vasta experiencia)

    CONTO COM AS EXPERIANCIAS E OPNIÕES DOS COLEGAS ...

    Att,

    JeRoAl

  2. #2

    Padrão

    [quote=jeroal;309976]Olá pessoal,

    Posto aki uma questão já muito discutida no fórum, mas ... to quase decidido a por em prática.

    Atualmente estou sofrendo com o aumento da minha carteira de clientes, resumindo MUITOS CLIENTES ON-LINE POR RADIO !!!

    Técnicamente falando, to afim disto:

    *** POP DE 6 ANTENAS ***
    6 antenas de 60 graus em uma das minhas torres
    Pesquisei e achei poucas antenas de 60 graus ...

    6 antenas AQUARIO de 60 graus, 2,4ghz polarização vertical
    6 radios aprouter
    canais 1,3,5,7,9,11

    mas tenho dúvidas sobre a distância entra as antenas, nessa torre elas ficariam muito próximos, tipo 30cm lado a lado

    detalhe: eu passaria meu backbone para 5,8ghz

    assim eu usaria controle de mac, até 50 clientes cadastrados, isto me geraria um tráfego on-line de +/- 40 clientes (nisto tenho vasta experiencia)

    CONTO COM AS EXPERIANCIAS E OPNIÕES DOS COLEGAS ...

  3. #3

    Padrão

    Também estou passando por algo parecido e pensando em colocar 6 x 60º da aquario...mas como a abertura de sinal delas são 60º tanto vertical como horizontal, tmb penso em colocá-las para transmitir na horizontal, assim fugindo um pouco da interferência.
    Quem tem mais experiÊncia, tira essas dúvidas por favor!?

  4. #4

    Padrão

    no caso de +- 40 clientes online acredito que 3 radios resolveriam bem seu caso, pois tenho 3 alfas dualband e nas antenas 2,4 tenho 3 setorias de 120 juntas elas atendem cerca de 50 online e ta rodando sem problema, nao sei se quando aumentar esse num como vai ficar mas hoje ta rodando bem

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    Olá pessoal,

    Posto aki uma questão já muito discutida no fórum, mas ... to quase decidido a por em prática.

    Atualmente estou sofrendo com o aumento da minha carteira de clientes, resumindo MUITOS CLIENTES ON-LINE POR RADIO !!!

    Técnicamente falando, to afim disto:

    *** POP DE 6 ANTENAS ***
    6 antenas de 60 graus em uma das minhas torres
    Pesquisei e achei poucas antenas de 60 graus ...

    6 antenas AQUARIO de 60 graus, 2,4ghz polarização vertical
    6 radios aprouter
    canais 1,3,5,7,9,11

    mas tenho dúvidas sobre a distância entra as antenas, nessa torre elas ficariam muito próximos, tipo 30cm lado a lado

    detalhe: eu passaria meu backbone para 5,8ghz

    assim eu usaria controle de mac, até 50 clientes cadastrados, isto me geraria um tráfego on-line de +/- 40 clientes (nisto tenho vasta experiencia)

    CONTO COM AS EXPERIANCIAS E OPNIÕES DOS COLEGAS ...

    Att,

    JeRoAl
    Vc fala das aquário redondinhas? Cara, eu não usaria elas não... a TSM tem setoriais de 60º, e posso atestar a qualidade das antenas da TSM, são ótimas, porém é claro, bem mais caras q aquário. Dá uma olhada na página TSM Antennas. Só uma coisa, eles devem ficar distantes 1 metro da outra, mais ou menos, pelo q o engenheiro da TSM me falou qdo fui instalar as minhas. Porém, uso as de 120º e de 90º, de repente pra 60º a distância é menor, se tiver dúvida é só ligar lá ou enviar email, o pessoal é muito prestativo.

  6. #6

    Padrão Acessivel

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vc fala das aquário redondinhas? Cara, eu não usaria elas não... a TSM tem setoriais de 60º, e posso atestar a qualidade das antenas da TSM, são ótimas, porém é claro, bem mais caras q aquário. Dá uma olhada na página TSM Antennas. Só uma coisa, eles devem ficar distantes 1 metro da outra, mais ou menos, pelo q o engenheiro da TSM me falou qdo fui instalar as minhas. Porém, uso as de 120º e de 90º, de repente pra 60º a distância é menor, se tiver dúvida é só ligar lá ou enviar email, o pessoal é muito prestativo.
    Por sua experiencia, qual vc indicaria?
    Hyperlink ou TSM... "Painel"

    Estou afim de comprar 4, mais p mim o q fica mais acessivel é as hyperlink...
    Abraços.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    Por sua experiencia, qual vc indicaria?
    Hyperlink ou TSM... "Painel"

    Estou afim de comprar 4, mais p mim o q fica mais acessivel é as hyperlink...
    Abraços.
    As duas se equivalem... Se pra vc é melhor hyperlink, pode ir sem medo de ser feliz. Aqui só uso TSM, pela facilidade de compra e prazo que me dão direto de fábrica, pois a fábrica é aqui mesmo no RS.

  8. #8

    Padrão

    essas aquarios de 60 graus sao otimas em clientes PROXIMOS.. ganho mto pequeno.. ela usa sistema biquad.. nao sei se fica legal igual uma setorial padrao..

    voce pode fazer igual as operadoras de celular.. colocar varias setoriais no mesmo canal.. com o mesmo NOME... fazendo um "mesh" ...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    Olá pessoal,

    Posto aki uma questão já muito discutida no fórum, mas ... to quase decidido a por em prática.

    Atualmente estou sofrendo com o aumento da minha carteira de clientes, resumindo MUITOS CLIENTES ON-LINE POR RADIO !!!

    Técnicamente falando, to afim disto:

    *** POP DE 6 ANTENAS ***
    6 antenas de 60 graus em uma das minhas torres
    Pesquisei e achei poucas antenas de 60 graus ...

    6 antenas AQUARIO de 60 graus, 2,4ghz polarização vertical
    6 radios aprouter
    canais 1,3,5,7,9,11

    mas tenho dúvidas sobre a distância entra as antenas, nessa torre elas ficariam muito próximos, tipo 30cm lado a lado

    detalhe: eu passaria meu backbone para 5,8ghz

    assim eu usaria controle de mac, até 50 clientes cadastrados, isto me geraria um tráfego on-line de +/- 40 clientes (nisto tenho vasta experiencia)

    CONTO COM AS EXPERIANCIAS E OPNIÕES DOS COLEGAS ...

    Att,

    JeRoAl

    1º - Se você está "SOFRENDO" com o aumento de clientes, então eu não estou entendendo onde você quer chegar .... estou brincando ...

    2º - Sua idéia é válida, mas tem que ter alguns retoques:
    2.1 - Esquece essas antenas da AQUARIOS para o que você quer;
    2.2 - A distância das antenas tem que ser BEM maior que a proposta;
    2.3 - Os canais tem que ser intercalados entre as antenas;
    2.4 - As antenas tem que ter uma abertura vertical que compense;
    2.5 - Deve haver uma Gaiola de Faraday protegendo o fondo das antenas;
    2.6 - Esquece esses rádios AP-Router. Use algo profissional;
    2.7 - Eu acho melhor que o equipamento abrigue todos os cartões utilizados para o projeto.

    Bom é o que eu penso sobre o assunto, espero ter ajudado.

  10. #10

    Padrão

    Eu tenho aqui "as redondinhas". E bota um sinal muito bom. Pena que é só 12 DBi.
    Eu ainda vou colocar 6 APs com seis setoriais. Pode ser uma boa solução para excesso de clientes. Assim você vai distribuir melhor.
    E eu entendi que você quer 50 por AP e não 50 no total
    Se você vai receber em 5.8 para depois passar para os APs, não vai estrangular no rádio 5.8? Ou vai colocar mais 5.8?

    Foi bom o XandeMartini citar também as antenas da TSM. Eu não tinha me dado por conta que eles tem também 60º. Vou ter que ver de perto se não são com mais DBi.

  11. #11

    Padrão

    Apenas pra acrescentar, antena setorial da aquario, tenho uma aqui e descobri uma utilidade pra ela, e usei a parte plastica como pote pra dar leite pra minha gata :-) ..
    Por favor qualquer soluçao profissional que se preze nao deve utilizar um produto tão fajuto.
    Pra atender uma demanda grande de clientes utilize Mikrotik ou Ikarus, aprouter é pra ser utilizado como client.
    Antenas setoriais TSM ou Hyperlink no meu caso prefiro TSM em funçao de nunca ter tido problemas com infiltrações e etc coisa q ja vi acontecer e muito nas Hyperlink.

    Abraços e boa sorte.

    Fabricio Chicon
    Freenetworks Soluções em Informática
    Bem-vindo a FreeNetworks Soluções em Informática Ltda.

  12. #12

    Padrão

    pra essa quantidade de cliente não precisa colocar 6 radios e 6 antenas 4 resolve isso mais precisa de radios que suporta clientes mesmo geralmente PC-AP com placas boas como dlink 530 e mikrotik suporta 240 clientes tranquilo e calmo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    pra essa quantidade de cliente não precisa colocar 6 radios e 6 antenas 4 resolve isso mais precisa de radios que suporta clientes mesmo geralmente PC-AP com placas boas como dlink 530 e mikrotik suporta 240 clientes tranquilo e calmo.
    Me esclarece um ponto.

    Dias atrás vi num post aqui do forum que se dividir a velocidade pela banda que se pretende dar ao usuário, vai se ter o nº de usuários simultâneos com qualidade.

    Ex: 11 mbps, considerando-se as perdas, e tráfego de ida e de volta dá para contar 5mbps.

    Então dividindo estes 5mps por 250kps de banda, daria 20 usuários simultâneos.

    É correto? ou eu entendi tudo errado?

    Se é assim, então mesmo as melhores placas não irão conseguir um nº grande de usuários. Por mais que o servidor seja excelente vai estrangular na capacidade da wireless. Se colocar mais usuários lá se vai a garantia de banda.
    Eu acho que é isso que o colega lá está querendo evitar.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    essas aquarios de 60 graus sao otimas em clientes PROXIMOS.. ganho mto pequeno.. ela usa sistema biquad.. nao sei se fica legal igual uma setorial padrao..

    voce pode fazer igual as operadoras de celular.. colocar varias setoriais no mesmo canal.. com o mesmo NOME... fazendo um "mesh" ...
    Cotação das TSM:

    Setorial 60º R$ 345,00
    Setorial 90º R$ 745,00

    voce pode fazer igual as operadoras de celular.. colocar varias setoriais no mesmo canal.. com o mesmo NOME... fazendo um "mesh" ... Éra isso mesmo que eu queria experimentar. Mas usar 6 destas de 60º é um baita investimento.

    E não podemos esquecer que o colega quer tentar 6 setoriais para dividir os usuários por AP.

    6 APs com certeza vão suportar mais usuários do que 4APs. Gasta menos com antena, mas tem o custo de mais 2 aps. "

    Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come"

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tenho aqui "as redondinhas". E bota um sinal muito bom. Pena que é só 12 DBi.
    Eu ainda vou colocar 6 APs com seis setoriais. Pode ser uma boa solução para excesso de clientes. Assim você vai distribuir melhor.
    E eu entendi que você quer 50 por AP e não 50 no total
    Se você vai receber em 5.8 para depois passar para os APs, não vai estrangular no rádio 5.8? Ou vai colocar mais 5.8?

    Foi bom o XandeMartini citar também as antenas da TSM. Eu não tinha me dado por conta que eles tem também 60º. Vou ter que ver de perto se não são com mais DBi.
    Um de 9 dbi da TSM dá um baile numa de 12 da aquário... Tipo comparar o Hamilton (TSM) e o Barrichello (Aquario)... Imagina a de 12 dbi contra a de 12...

    Essas redondinhas, só uso em clientes muito perto das minhas bases, e que são enjoados quanto a estética da instalação... Pq quase sempre, o sinal fica muito abaixo das direcionais, principalmente pela diferença de potência...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Um de 9 dbi da TSM dá um baile numa de 12 da aquário... Tipo comparar o Hamilton (TSM) e o Barrichello (Aquario)... Imagina a de 12 dbi contra a de 12...
    Boa esta comparação, mas logo com o coitado do Barrichello?
    Deixa o Massa no lugar dele. Afinal, azar por azar...

    A TSM de 60º tem 15dbi. Então deve ficar melhor ainda.
    Você me convenceu Alexandre. Vou abrir a mão, porque a minha experiência com a Aquário apesar de ser boa, é realmente em distância pequena.
    Daí a fazer dela pote para leite para a gata, também não.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Me esclarece um ponto.

    Dias atrás vi num post aqui do forum que se dividir a velocidade pela banda que se pretende dar ao usuário, vai se ter o nº de usuários simultâneos com qualidade.

    Ex: 11 mbps, considerando-se as perdas, e tráfego de ida e de volta dá para contar 5mbps.

    Então dividindo estes 5mps por 250kps de banda, daria 20 usuários simultâneos.

    É correto? ou eu entendi tudo errado?

    Se é assim, então mesmo as melhores placas não irão conseguir um nº grande de usuários. Por mais que o servidor seja excelente vai estrangular na capacidade da wireless. Se colocar mais usuários lá se vai a garantia de banda.
    Eu acho que é isso que o colega lá está querendo evitar.
    É isso mesmo, em um pop bem montado com clientes bem instalados com placas que da 5.5mb de ida e 5.5 de volta você vai colocar aproximadamente 25 cliente ONLINE trafegado os (256kbps) que você liberou para ele, o que é muito dificil e vamos pensar que na pior dos casos tenha 50% sempre online que isso é muito dificil geralmente é em torno de 1/3 conectados ao mesmo tempo ai vai conseguir tranquilamente 70 clientes por interface, isso ja foi testado na pratica e realmente vai bem e funciona com as placas trafegando 4~5mb vendo pelo mikrotik e sem perda de desenpenho, e se trabalhar com velocidades menores que 256kbps da para colocar mais ainda isso vai do perfil de cada localidade.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    É isso mesmo, em um pop bem montado com clientes bem instalados com placas que da 5.5mb de ida e 5.5 de volta você vai colocar aproximadamente 25 cliente ONLINE trafegado os (256kbps) que você liberou para ele, o que é muito dificil e vamos pensar que na pior dos casos tenha 50% sempre online que isso é muito dificil geralmente é em torno de 1/3 conectados ao mesmo tempo ai vai conseguir tranquilamente 70 clientes por interface, isso ja foi testado na pratica e realmente vai bem e funciona com as placas trafegando 4~5mb vendo pelo mikrotik e sem perda de desenpenho, e se trabalhar com velocidades menores que 256kbps da para colocar mais ainda isso vai do perfil de cada localidade.
    Isto considerando RB ou PC-AP?

    E se for APzinho tipo winwell, alfa, ou semelhantes, gerenciados por mikrotik bem configurado?

  19. #19
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Aquarios 12dbi?

    NUNCA,
    aqui chamamos ela de "potim de leite"

    tivemos várioas problemas com as 10 que compramos pra por em clientes pertos tantos que todas foram trocadas.. porque chove e o trem para de funcionar!

    TSM ou Hyperlink pra servir sinal, não tem meio termo..
    se você quer qualidade, e estabilidade use-as.


    ;}

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Aquarios 12dbi?

    NUNCA,
    aqui chamamos ela de "potim de leite"

    tivemos várioas problemas com as 10 que compramos pra por em clientes pertos tantos que todas foram trocadas.. porque chove e o trem para de funcionar!

    TSM ou Hyperlink pra servir sinal, não tem meio termo..
    se você quer qualidade, e estabilidade use-as.


    ;}
    Aqui nós chamamos de "cumbuquinha"! Funciona muito bem como marmita! Kakakakakaka