+ Responder ao Tópico

Padrão

Amigo mande o seguinte aqui pra nois

Link 1
    IP
    Mascara
    Gateway

Link 2
    IP
    Mascara
    Gateway

Servidores de DNS
    DNS
    DNS

Clientes
    Range do Pool PPPoE

Abraços

Clecio

Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Amigos,
    Estou tentando fazer um LoadBalance a cerca de uns 3 dias... rs.. to meio perdido.. já li bastante coisa no fórum e este post foi até agora o mais específico para o meu caso. Olhei as configurações do nosso amigo Clecio, que abriu o post, e fiz exatamente igual (claro que adaptando à minha rede), mas não consigo fazer o balanceamento funcionar.
    Entretanto, vale dizer que há alguns ítens diferentes na minha rede:
    - tenho 3 links dedicados de 2Mbs da Telefonica, que já estão balanceados no meu roteador, então utilizo em meu servidor um IP público e fixo por onde já trafego os 6Mbs.
    - estou adicionando em minha rede + 2Mbs de outra prestadora, que também me fornecerá um IP público e fixo.
    - preciso juntar esses 6Mb que já tenho com mais esses 2Mb novos no meu server Mk.
    - meu pc que está com Mk só está com 2 placas de rede: uma para clientes e outra para o link. Estou adicionando os dois IPs públicos dos links na mesma interface.. será que isso pode estar impedindo o balanceamento de funcionar?
    - utilizo PPPoE para os clientes... teria algum problema?

Serei muito grato a quem puder me ajudar... estou realmente muito perdido...
    Obrigado a todos,
    Att
    Ricardo

Padrão

Obrigado pela atenção amigo. Segue abaixo o que vc solicitou:

Link 1
    IP 201.63.25.254
    Mascara 255.255.255.252
    Gateway 201.63.25.253

Link 2
    IP 200.196.84.10
    Mascara 255.255.255.0
    Gateway 200.196.84.1

Servidores de DNS
    DNS 201.63.25.253
    DNS 200.196.66.30

Clientes
    Range do Pool PPPoE: 30.20.10.0/24

Estive pensando.. como meus links são de temanhos diferentes.. será que seria melhor eu balancear por serviços, isto é, destinar algumas portas para o link2?

Mais uma vez muito obrigado,
    Abs

Padrão

Estou analisando este post:

https://under-linux.org/forums/mikro...e-2-links.html

referente ao balanceamento por serviços.... estou até criando as regras... e até agora está funcionando.. mas o problema é que não sei se realmente está saindo pelo outro link, devido ao fato de estar td na mesma eth e não ter como eu ver o tráfego separado...

Padrão

Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Estou analisando este post:

https://under-linux.org/forums/mikro...e-2-links.html

referente ao balanceamento por serviços.... estou até criando as regras... e até agora está funcionando.. mas o problema é que não sei se realmente está saindo pelo outro link, devido ao fato de estar td na mesma eth e não ter como eu ver o tráfego separado...

essa forma ae acima normalmente eh feita antes do balance para poder rodar os sites seguros e entre outros, e detalhe desse tipo de balance postado pelo clecio amigao meu ae, estudei um pouco sobre o script e consegui rodar links de operadoras distintas e de velocidades diferentes tambem, basta somente por exemplo se 2 link de 2 megas e 1 de 4 megas, por 1 regra pra cada link fazendo marcacao por igual no caso seria 3 links 3 regras no mangle, adicionando 1 regra a mais e dando a mesma rota para o link de 4 megas entao seria o seguinte, para melhor entender, nesse script estou usando 4 links 3 de 2 megas e 1 de 8 megas:

0 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,0
    action=mark-connection new-connection-mark=primeiro passthrough=yes
    1 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=primeiro
    action=mark-routing new-routing-mark=primeira_rota passthrough=no
    2 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,1
    action=mark-connection new-connection-mark=segundo passthrough=yes
    3 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=segundo
    action=mark-routing new-routing-mark=segunda_rota passthrough=no
    4 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,2
    action=mark-connection new-connection-mark=terceiro passthrough=yes
    5 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=terceiro
    action=mark-routing new-routing-mark=terceira_rota passthrough=no
    6 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,3
    action=mark-connection new-connection-mark=quarto passthrough=yes
    7 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=quarto
    action=mark-routing new-routing-mark=quarta_rota passthrough=no
    8 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,4
    action=mark-connection new-connection-mark=quinto passthrough=yes
    9 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=quinto
    action=mark-routing new-routing-mark=quinta_rota passthrough=no
    10 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-state=new nth=5,1,5
    action=mark-connection new-connection-mark=sexto passthrough=yes
    11 chain=prerouting in-interface=Proxy connection-mark=sexto
    action=mark-routing new-routing-mark=sexta_rota passthrough=no

ip route

2 ADC dst-address=10.110.0.0/16 pref-src=10.110.0.2 interface=wlan0 scope=10 target-scope=0
    3 ADC dst-address=10.111.0.0/16 pref-src=10.111.0.2 interface=wlan1 scope=10 target-scope=0
    4 ADC dst-address=10.112.0.0/16 pref-src=10.112.0.2 interface=wlan2 scope=10 target-scope=0
    5 ADC dst-address=10.113.0.0/24 pref-src=10.113.0.2 interface=wlan3 scope=10 target-scope=0
    6 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.111.0.1 interface=wlan1 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=segunda_rota
    7 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.112.0.1 interface=wlan2 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=terceira_rota
    8 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.110.0.1 interface=wlan0 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=primeira_rota
    9 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.113.0.1 interface=wlan3 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=quarta_rota
    10 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.113.0.1 interface=wlan3 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=sexta_rota
    11 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.113.0.1 interface=wlan3 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10
    routing-mark=quinta_rota
    12 A S dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.112.0.1 interface=wlan2 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10

deu pra entender ae ?? dessa forma o peso maior fica em cima do 10.113.0.1, qualquer duvida pergunte pois nao sei se compliquei ou expliquei algo por aqui
    abraços

Ingresso
    Jul 2004

Padrão

nao consegui entender direito o nth
    aqui eu tenho 3 links de 2mb, usei nth=2,1,0, nth=2,1,1 e nth=2,1,2
    aparentemente está balanceando ok, usa parelho os 3 links, acompanhei o uso por snmp nos modems, só q tem horas que parece q trava tudo, estou usando mk 2.9.27

depois de ficar meio travado abre umas paginas rapido e depois volta a se perder

minhas regras:
    /ip firewall mangle
    0 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=link1 passthrough=yes
    1 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link1 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=no
    2 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=link2 passthrough=yes
    3 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link2 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=no
    4 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=link3 passthrough=yes
    5 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link3 action=mark-routing new-routing-mark=link3 passthrough=no

o resto está como todos estao fazendo nos posts anteriores

Padrão

Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    nao consegui entender direito o nth
    aqui eu tenho 3 links de 2mb, usei nth=2,1,0, nth=2,1,1 e nth=2,1,2
    aparentemente está balanceando ok, usa parelho os 3 links, acompanhei o uso por snmp nos modems, só q tem horas que parece q trava tudo, estou usando mk 2.9.27

depois de ficar meio travado abre umas paginas rapido e depois volta a se perder

minhas regras:
    /ip firewall mangle
    0 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=link1 passthrough=yes
    1 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link1 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=no
    2 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=link2 passthrough=yes
    3 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link2 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=no
    4 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=link3 passthrough=yes
    5 chain=prerouting in-interface=bridge1 connection-mark=link3 action=mark-routing new-routing-mark=link3 passthrough=no

o resto está como todos estao fazendo nos posts anteriores
    cara, com essa versão do mikrotik é duro, hein?

não por ser pirata, mas pelo tanto de bug existente.

as vezes as configurações podem até estar corretas, mas por algum bug no sistema elas não funcionam.