Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Não sei muito de Squid autenticado com ncsa mas achei isso aqui:

------------------------------------------------------------------
    Autenticando usuários
    É um recurso bem interessante para controle pessoal de usuários. Isso permite que você crie ACLs individuais e gere LOGs de qualidade bem superior.
    Existem diversos métodos de autenticação, sendo interessante averiguar exatamente o que você irá precisar. Na maioria dos casos, o ncsa_auth resolve o problema.

ncsa_auth
    O ncsa_auth é a alternativa mais simples. Ele está disponível junto com o squid e pode ser implementado rapidamente. É a solução ideal para pequenas e média instalações e redes com arquitetura de grupo de trabalho.

Editando o squid.conf
    Procure pela seção que fala sobre autenticação (TAG: authenticate_program) e insira as linhas:
    auth_param basic program /usr/lib/squid/ncsa_auth /etc/squid/
    auth_param basic children 5
    auth_param basic realm Digite seu Login

Criando um arquivo de senhas
    O arquivo /etc/squid/passwd não existe por padrão. Para cria−lo vamos fazer:
    # touch /etc/squid/passwd

Adicionando usuários
    Para adicionar novos usuários basta fazer:
    # htpasswd /etc/squid/passwd USUARIO
    e confirmar a senha duas vezes.
    Nota: Dependendo da sua distribuição, o ncsa_auth pode estar em vários lugares, como /usr/bin, /usr/sbin e assim por diante! Verifique onde está a sua e coloque as linhas acima de acordo!
    Quanto ao authenticate_children 5, é o suficiente se sua rede não é muito grande. Mude o valor de acordo com suas necessidades.

Agora vamos editar novamente a ACL de nossa rede interna (aquela da seção 2.3)

acl rede_interna src 192.168.5.0/24
    acl rede_interna proxy_auth REQUIRED
    ------------------------------------------------------------------
    Retirado de: http://www.rjunior.com.br/download/squid-ninja.pdf

Comparando com o que você fez...
    auth_param basic program /usr/lib/squid/ncsa_auth /etc/squid/squid_passwd
    acl autenticados proxy_auth REQUIRED
    http_access allow autenticados

Acho que faltou definir quais hosts e/ou rede serão requeridos autenticação. Com as linhas:
    acl rede_interna src 192.168.5.0/24
    acl rede_interna proxy_auth REQUIRED

Você usou "autenticados" mas não definiu quem compõe "autenticados".

Acho que só isso, qualquer coisa posta ai...

2. 1- Nâo entendo muito bem esta numeração 192.168.5.0/24. Vc pode me explicar?
    2- Onde deve ficar o conjunto de comandos e regras da autenticação?
    2- Tenho uma rede com mais de 60 máquinas. Existe algum software de controle de usuário e senhas mais prático para utilização e que em um determinado período peça para alterar a senha do usuário?

Grato por tudo...

3. 1- Nâo entendo muito bem esta numeração 192.168.5.0/24. Vc pode me explicar?
    Cara, se eu for explicar aqui vai ficar um pouco grande o tópico. Não costumo fazer isso mas... dá uma olhada nisso aqui: CIDR - Wikipédia e aqui: Máscara de rede - Wikipédia

2- Onde deve ficar o conjunto de comandos e regras da autenticação?
    Cara, ja que seu squid você saiu bloqueando algumas coisas e quer permitir o acesso do que não foi bloqueado, você tem que por no final das suas regras após a linha "http_access deny video".

2- Tenho uma rede com mais de 60 máquinas. Existe algum software de controle de usuário e senhas mais prático para utilização e que em um determinado período peça para alterar a senha do usuário?
    Cara, isso eu não se te dizer... mas acho que dá pra usar o squid com autenticação no domínio. Com isso a gerencia de senhas fica sendo feita pelo servidor de autenticação do domínio.

Se eu tiver errado, alguém me corrija!

Tópicos Similares

1. Squid nao bloqueia mais o MSN!
    Por analistaslack no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 26-09-2007, 09:45
  2. squid não inicia mais!
    Por mcyberx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 22-12-2004, 23:06
  3. Squid - Não bloqueia Sites.
    Por borin no fórum Servidores de Rede