+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas pós instalação Slackware 12.

    Boa noite.

    Há cerca de uma semana eu havia instalado o Fedora em minha máquina, no entanto, a distribuição foi extremamente lenta, então, pesquisando na internet, descobri que muitos achavam o Slackware uma das mais rápidas distribuições Linux. Então resolvi baixar e instalar.
    Peguei no site do Slackware os 6 cds da versão 12.0 e instalei. Tudo ótimo, perfeito, maravilho. O sistema consumia pouca memória ram, não carregava processos demais, a eth0 ficava configurada automáticamente e o clock do hd, apenas com o kde carregado ficava em cerca de 3%.
    Então, como um iniciante bem burro achei que poderia melhorar mais ainda a performance e decidi recompilar o Kernel. Baixei a fonte no site e comecei a configurar do jeito que eu queria excluindo módulos e etc. Tudo pronto, coloquei ele na pasta boot, fiz tudo certinho conforme um toturial que vi na internet configurei o lilo para se caso precisase voltar a utilizar o Kernel antigo. Dei o boot e nada, não funcionou, não consegui recuperar o sistema e então Formatei e instalei novamente o Slack.

    Aqui começam os meus problemas. O sistema está bem mais lento do que antes (já reinstalei 4 vezes achando que tinha feito alguma coisa diferente na instalação), o processador com o sistema parado fica trabalhando em 25% da capacidade as vezes com picos de 65%, tá consumindo mais memória ram.
    O pior de tudo, a rede não se configura sozinha, mesmo utilizando as mesmas configurações na instalação, ou seja, DHCP. Tenho duas placas de redes, a que sempre entrou o cabo na primeira instalação era a eth0 (integrada a placa mãe), agora esta é chamada de eth1. tenho que utilizar o dhclient para configurar e a internet fica lenta.

    Alguem sabe o que pode estar acontecendo? o que eu posso fazer para voltar aquele desempenho de antes? Fazem três dias que mexo sem parar no sistema mas não consigo melhorar.

    Lembrando, não fiz nada errado na instalação, selecionei os mesmo componentes e inicialização da primeira instalação. Não tenho muito conhecimento em Linux, ou seja, não sei termos técnicos e as coisas tem que ser explicadas x)

    Por ultimo, se ninguém tiver solução, alguma outra distro é tão rápida quanto o Slackware?

    Espero que alguem consiga me ajudar.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Quando vc reinstalou, vc removeu todas as partiçoes no fdisk, salvou.
    Depois entrou novamente no fdisk e recriou ?

    Acredito que vc tenha, reinstalado por cima da instalação antiga.

    Não recomendo, vc como iniciante, recompilar o kernel, o kernel que vem com ele para a maioria das atividades que ira desenvolver, esta extremamente otimizado.

    Os kernels que acompanham qualquer distro, vem preparado para elas.

    Outra opção caso não consiga reinstalar adequadamente o slackware, é o Ubuntu, bastante amigavel a nivel de desktop e estavel.

    No meu caso prefiro as distros slackware e redhat(Redhat, Fedora e CentOS).

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde.

    Utilizei o fdisk mas não cheguei a sair entre deletar e criar outra, e também a instalação do slackware oferece a opção para formatar.
    Vou tentar reinstalar mais uma vez, fazendo agora do modo que me disse, deletando, gravando, entrando e criando.
    O Debian é uma distro rápida? Vi voce falar sobre o fedora, mas, aqui rodou extremamente devagar o 8.

    Abraços e obrigado.

  4. #4
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    da o comando top e ve quais processos que tao consumindo seu processamento

  5. #5

    Padrão

    O Debian é base de varias distros é excelente.

    Quanto a questão de ser rapida, nunca fiz testes de avaliação neste sentido, não acredito que venha a ter grande diferença de uma distro para outra, o que pode influenciar é a otimização daquele kernel em especifico de se adaptar a sua maquina.

    A instalação de programas adicionais ao Debian é bastante pratico alem de encontrar os pacotes facilmente.

  6. #6

    Padrão Pronto, consegui fazer tudo.

    O problema era no HD mesmo, a formatação da instalação do Slack é uma verdadeira merda. dei um fdisk e após rodei o e2fsck, sem brincadeira, ficou 7 horas rodando e corrigindo erros.
    Consegui instalar o som também com o Alsaconf, mas, infelizmente a qualidade fica muitíssimo inferior ao windows, com certeza é alguma configuração que ainda não sei, espero eu que seja. O som está totalmente rachado os graves não são claros e limpos, não bate firme, parece que a que o alto falante está rachado.

    Agora estou com outra duvida, tenho acesso a duas partições NTFS e, para uma delas, a que contem todas minhas musicas, estou tentando dar permissão para meu usuário ler os arquivos mas não consigo, durante o processo fala que é impossível setar o acesso para um arquivo e para tudo, alguem sabe um modo mais simples de fazer? a partição tem umas 5 pastas com muitas e muitas músicas, ou seja, não dá pra setar uma por uma.

    Abraços

  7. #7
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    voce tem q editar o arquivo /etc/fstab
    da uma pesquisada sobre umask
    no meu slackware eu instalei tb o ntfs-3g, consigo ler e escrever em particoes ntfs