+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wimax

    o que podemos esperar da tecnologia wimax?

  2. #2

    Padrão

    Acredito que nao tenha nada concluso sobre o licenciamento, mesmo assim tem mt gente vendendo, nao compraria agora... acredito que teriamos banda eu viso utilizar para ptp... dentro de alguns meses so venderemos tecnologia 5.8 para o cliente final...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    Acredito que nao tenha nada concluso sobre o licenciamento, mesmo assim tem mt gente vendendo, nao compraria agora... acredito que teriamos banda eu viso utilizar para ptp... dentro de alguns meses so venderemos tecnologia 5.8 para o cliente final...
    Mas em 5.8 o espaço disponível na escala de frequencia é pequeno.
    Vai saturar logo. Ou não?

    E eu ainda não vi placa PCI 5.8 para usar no cliente. E AP 5.8 fica mais caro.
    Que sinuca...

  4. #4

    Padrão

    Fica nada, coloca num predio antena hyperlink de 22db ela e minuscula, com radio ovislink ou um pc velho montando com mikrotik ou placa dlink 530, fica show de bola isso sim!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas em 5.8 o espaço disponível na escala de frequencia é pequeno.
    Vai saturar logo. Ou não?

    E eu ainda não vi placa PCI 5.8 para usar no cliente. E AP 5.8 fica mais caro.
    Que sinuca...
    Placas ag530 sao pci... podem ser usadas como cliente e como ap tbm em mk como o amigo disse.... Mas o sinal do 5.8 é bem inferior ao 2.4 tratando-se de alcance. As antenas clientes bem como as placas sao caras tbm... entao axo que vai mais uns bons meses para migrarmos para 5.8

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    .... Mas o sinal do 5.8 é bem inferior ao 2.4 tratando-se de alcance.
    Acho melhor dar uma revisao nos seus conceitos amigo!
    Se nao sabe do que esta falando nao palpite.

    abracos

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Acho melhor dar uma revisao nos seus conceitos amigo!
    Se nao sabe do que esta falando nao palpite.

    abracos
    faca um teste, coloque no mesmo lugar de 1 2.4, um 5.8 com antena do mesmo ganho e teste ate onde vai o sinal.

    Teste para depois discordar.

  8. #8

    Exclamation

    nao quero brigar com voce amigo, considerando a minha experiencia com Rádios profissionais, CPEs (Long Range), e poucos tipos de equipamentos pré-Wimax e eu nunca consegui um enlace de 80 KM com 2.4 Ghz .. mas a 5.8 Ghz se você quiser eu tenho fotos e coordenadas pra voce ver no Google Earth !

    abraços!

  9. #9

    Padrão

    TCU suspende leilão de WiMax - Telecom e Redes - IDG Now!

    o wimax trabalha com a frequencia de 3.5 e 10.5 ( hj o wimax opera apenas em 3.5)

    a Anatel irá abrir uma leilão para vender as licenças....

    "O leilão das frequências 3,5 GHz e 10,5 GHz, que permitem a prestação de serviços de banda larga sem fio baseada na tecnologia WiMax foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União, que pediu vistas ao processo."

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DarkAngelTux Ver Post
    TCU suspende leilão de WiMax - Telecom e Redes - IDG Now!

    o wimax trabalha com a frequencia de 3.5 e 10.5 ( hj o wimax opera apenas em 3.5)

    a Anatel irá abrir uma leilão para vender as licenças....

    "O leilão das frequências 3,5 GHz e 10,5 GHz, que permitem a prestação de serviços de banda larga sem fio baseada na tecnologia WiMax foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União, que pediu vistas ao processo."
    Reproduzo aqui a parte inicial da reportagem, apesar de ela ser de set/2006.

    "O leilão das frequências 3,5 GHz e 10,5 GHz, que permitem a prestação de serviços de banda larga sem fio baseada na tecnologia WiMax foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União, que pediu vistas ao processo."

    Eu já havia lido algo a respeito e agora me voltou o assunto.

    Pergunto: A tecnologia wimax e 3G são a mesma coisa?

    Se for, a licença para banda larga é na frequencia citada no artigo.
    Mas as Teles estão fazendo isto em 850 ou 1900, freqüências destinadas a telefonia celular.
    Pelo menos a Claro é bem "clara" (desculpe o trocadilho) em anunciar tecnologia 3G.

    Se não for, esqueçam o que eu escrevi.

  11. #11

    Padrão

    As duas poderiam de parar de brigar, coisa feia..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk olha so , isso e relativo, cada um tem seu ponto de vista, tem gente que acha, intao fala, tem gente q faz e fala, outras fazem sem falar, poxa vcs sao concorretes?

  12. #12

    Padrão

    sinceramente nao sei se a claro usa Wimax, mas como eu trabalho num provedor via Radio e temos 3 marcas de radios Wimax....todos estão na frequencia 3.5

    sobre o leilao.... vc compra a frequencia e o espectrum q ela atinge..
    vc compra a frequencia e a regiao q pode usa-la..........nao sei se a claro usa....mas a ideia de Wimax Móvel,.....seria fantastica...imagine uma cidade inteira cheia de APs onde vc muda d regiao e seu acesso nao eh afetado...a ideia do Wimax eh essa....alem de ser uma tecnologia de radio q nao precisa de visada direta...ele atravessa as parades...

  13. #13

    Padrão

    a claro usa sistema gprs sobre sobre tecnologia gsm, nada perto do winmax, acho que estao com medo atoa, a claro apenas vai ser mais um concorrente, mantenha bom no mercado... melhore seu atendimento.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DarkAngelTux Ver Post
    sinceramente nao sei se a claro usa Wimax, mas como eu trabalho num provedor via Radio e temos 3 marcas de radios Wimax....todos estão na frequencia 3.5

    sobre o leilao.... vc compra a frequencia e o espectrum q ela atinge..
    vc compra a frequencia e a regiao q pode usa-la..........nao sei se a claro usa....mas a ideia de Wimax Móvel,.....seria fantastica...imagine uma cidade inteira cheia de APs onde vc muda d regiao e seu acesso nao eh afetado...a ideia do Wimax eh essa....alem de ser uma tecnologia de radio q nao precisa de visada direta...ele atravessa as parades...
    Que rádios usam?
    E o uso da freqüencia, voces compraram em leilão?

    Ouvi comentários que haveria uma faixa específica para wireless que seria liberada de leilão. É correto?

    APs espalhados seria uma MESH.
    Apesar que vários comentários dizerem que não é a mesma coisa, o uso de AP+WDS, em 2.4, mesmo SSID e mesmo canal faz algo parecido. Só não sei como fica a latência.
    Com dois APs eu fiz um teste e funcionou. Passou de um para o outro praticamente sem ser percebido. Mas isto era só um usuário.

  15. #15

    Padrão

    eu trabalho na parte de engenharia da rede nao mexo com radios mas usamos a frequencia 3.5

    o problema q radios com essa frequencia gera um espectro muito grande o q polui a area e causa interferencia....sei q tem radios q nao sao wimax e usam essa frequencia....

    eh...sobre essa faixa tbm ouvi falar...mas pelo q sei os radios homologados pela Anatel operam somente em 3.5

    q eu saiba eles nao usam 2.4, porq eh frequencia baixa e pode ter muita interferencia....alem d ser uma frequencia livre rsss