Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    É verdade, mas só que eles estão dentro de uma caixa hermética numa torre de 40 metros de altura, complica um pouco, a routerboard tem cartão dos dois lados, tem que descer, desmontar da caixa pra trocar, montar, subir, trocar, além do que, pode ocorrer o defeito não em algum cartão, mas na própria placa. Não é fácil, e equipamento eletrônico, vc sabe né?
    Tenho alguns colegas provedores que também optaram por trocar de routerboard por rádios com servers embaixo. Mas, evidente que depende da preferência de cada um.
    O que pude perceber é que com rádios e server embaixo o rádio cumpre apenas a função dele de transmitir, deixando todo o trabalho de peso para o server. A routerboard fazendo tudo chega ao ponto de "stress", os clientes sentem o problema com a lentidão.
    Tem outra coisa importante nisso, no server pode-se usar Web-Proxy pra melhorar o desempenho, coisa que não fazemos só com a routerboard.
    No meu caso a routerboard funcionava bem quando eram poucos clientes conectados, quando chegava a 30 simultâneos a zebra era grande!
    Gostaria de ouvir a opinião também de outros colegas a respeito do assunto.
    Flw.
    Ai que tá... vc nao deve usar a routerboard para fazer o controle dos clientes... use-a apenas como bridge e coloque um servidor embaixo fazendo o controle e web-proxy... desse modo nao vai haver sobrecarga nenhuma na routerboard....
    Abs

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dnp Ver Post
    ok, bom dia, no link acima ta a configuracao da RB e como fica a configuracao do PC?, quero lembrar q ja está funcionando so que a Rb ta fazendo tudo, e o pc so faz o web proxy? quero passar todo controle pra o PC, e a RB so mesmo pra jogar sinal, algum pode me passar um script ou mesmo umas dicas pra q eu posso desenrolar isso. obrigado!. vê lá sou iniciante, nada e coisa complexas.
    Ora amigo.. na routerboard vc vai criar uma bridge com todas as interfaces e atribuir um ip nesta bridge... por exemplo 192.168.100.1/24
    No server embaixo, na interface que está ligada à esta bridge vc atribui um ip na mesma faixa.. ex: 192.168.100.2/24
    Ai é soh configurar o resto....
    Abs

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte colegas:

    Realmente, após uma série de testes e acompanhamentos das conexões, cheguei à conclusão "óbvia" que Routerboards não são boas para trabalhar "pesado", fazendo todo o trabalho de transmitir e gerenciar.
    Tentei colocar apenas como AP, mas uso POE e não funcionou.
    1) Quando ligo Roteador -> POE -> Routerboard, funciona filé!
    2) Quando coloco:
    Roteador -> Servidor -> POE -> Routerboard, não funfa!
    Não descobri o porém! A placa de rede do servidor fica piscando constantemente mas "NÃO" conecta em ordem. Testei todos os tipos de cabos e switches "normais". Tem algo haver com o POE.
    Bom, conclusão:
    Resolvi manter o Server embaixo e substituir a Routerboard por 3 rádios independentes. Ou seja, cada radinho vai trabalhar folgadinho, apenas desempenhando o trabalho de transmitir. Já tive essa experiencia e funciona que é uma maravilha. O uso da CPU é baixíssimo, quase sempre em zero, às vezes com um pico rápido.
    Já na routerboard, são frequentes os picos de 100%, e nessa hora, conexão fica lenta, cliente alopra e liga enchendo o saquinho.

    É isso. Ponham um bom servidor e 3 ou 4 setoriais, dependendo do caso, cada qual com seu radio. Aí é só alegria. É deixar rolar e ir pra praia, kkkk...

    Valeu galera, forte abraço virtual a todos, até a próxima.
    Amigo vi que vc teve sucesso nas configurações do routerboard por isso gostaria de sua ajuda pra configurar o meu eu comprei um rb333 quero deixar ele como ap e vou usar um sistema operacional para servidor chamado Brazilfw o melhor que existe só que nao sei entrar no webadmin do aparelho eu conectei um cabo saindo do switch no rb333 e a outra saida do rb333 para o pc na tentativa de configurar ele mas nao deu nenhum resultado o que to fazendo de errado

  4. #24

    Padrão

    Amigo vi que vc teve sucesso nas configurações do routerboard por isso gostaria de sua ajuda pra configurar o meu eu comprei um rb333 quero deixar ele como ap e vou usar um sistema operacional para servidor chamado Brazilfw o melhor que existe só que nao sei entrar no webadmin do aparelho eu conectei um cabo saindo do switch no rb333 e a outra saida do rb333 para o pc na tentativa de configurar ele mas nao deu nenhum resultado o que to fazendo de errado

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edcosmos Ver Post
    Amigo vi que vc teve sucesso nas configurações do routerboard por isso gostaria de sua ajuda pra configurar o meu eu comprei um rb333 quero deixar ele como ap e vou usar um sistema operacional para servidor chamado Brazilfw o melhor que existe só que nao sei entrar no webadmin do aparelho eu conectei um cabo saindo do switch no rb333 e a outra saida do rb333 para o pc na tentativa de configurar ele mas nao deu nenhum resultado o que to fazendo de errado
    Olá colega,

    Na verdade terminei retirando a routerboard e colocando 3 rádios e um servidor embaixo, mas para configurar a routerboard, faça conforme explica a apostila abaixo:

    http://www.michigan.com.br/downloads/mikrotik/AP%20Bridge-Mikrotik.pdf

    E complementando, como disse o amigo floyer:

    "No server embaixo, na interface que está ligada à esta bridge vc atribui um ip na mesma faixa.. ex: 192.168.100.2/24
    Ai é soh configurar o resto...."


    Agora quanto a esse sistema que você vai usar, já ouvi falar, mas não o conheço a ponto de lhe explicar nada pois uso Mikrotik.

    Flw