+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Roteador Cisco para Voip ?

    Olá pessoal,
    Pretendo implantar um roteador que suporte Voip.
    Vi pela net o cisco 1700 ( 1 Saída Ethernet ) e o 2611 ( 2 portas Ethernet ).
    Me corrijam se estiver errado, pois não tenho conhecimento em roteadores. Tenho as seguintes dúvidas:

    1) Algum desses roteadores fazem divisão de banda ?

    2) O 2611 tem duas portas de saída ethernet para a rede ? É possível fazer divisão de banda independente nessas 2 portas ?

    3) Para implantar voip é necessário fazer a divisão de banda pelo roteador, ou só usar o QOS no mesmo para o Voip ?

  2. #2

    Padrão

    Na serie 1700 e 2600, tem placas especificas para entrada de VOIP.
    Agora cuidado com o volume de linhas.
    Busque no site da Cisco que vera uma relação entre clientes x roteador.
    O problema não é o volume de link somente, tem que se levar em consideração os pacotes de voip que são menores e consequentemente em maior volume e o uso de processamento dos roteadores.
    Quanto ao QOS isto é inevitavel, mas solicite uma IOS com este serviço.

  3. #3

    Padrão

    Os roteadores CISCO mais indicados para VOIP (baixo tráfego, pequenas redes) são os da linha 2600 e da linha 3600 com IOS atualizado.

  4. #4

    Padrão

    Já utilizei as duas series de roteadores para um trafego de até 8 MB, tudo ok.

  5. #5

    Padrão

    1721 sem ACL aguenta 8 Mbps facil facil... com 25-30% de pico de CPU.

  6. #6

    Padrão

    Bem, depende de inumeros fatores, pois só o modelo não quer dizer muita coisa. depende de memoria, IOS, como recebera o link.
    Utilizada um 2651 com 8 Mb em HDLC, estava tudo perfeito, quanto a operadora falou que não me entregaria mais em HDLC mas sim em multilink PPP o processamento saltou de 40% para 80% e comecei a ter problemas principalmente com upload.

  7. #7

    Padrão

    Enfim pessoal, queria saber mesmo se dentro do roteador é possível fazer a divisão fisíca ? Exemplo, dividir a banda para a rede A e para a rede B.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mistymst Ver Post
    Sim, sem problemas.
    Pessoal então daria para separar uma banda de 2 megas em 1,5 mega para a rede A e 500k para a rede B correto ?

    Pois estava até pensando em prender o meu firewall em 1,5 mega, mas como o roteador vai fazer o serviço não preciso fazer esses esquema, concordam ?

    O cenário do voip que queria montar é esse:

    link 2 megas dedicado
    |
    roteador com QOS p/ VOIP
    |
    Switch gerenciável com QOS p/ voip -- Firewall 1,5 mega/Rede int.
    |
    VOIP 4 portas