+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distância teórica para 36db de potência

    Amigos,

    Estou em fase final da minha licença da Anatel e estou fazendo o relatório de instalação.
    Estou usando um painel hyperlink 90º de 20db + 1 ovislink 5460 em 16db, totalizando 36db finais.
    Gostaria que vocês me dissessem qual a distância que consigo atingir com essa potência, a torre é de 35 metros.

    Uma ótima semana a todos...

  2. #2

    Padrão

    Melhor ensinar a pescar que dar o peixe:

    A fórmula para atenuação de um sinal genérico no espaço livre é:

    92,4+20Log( d [Km] )+20log( f [GHz] ) = At [dB]

    onde "d" é a distância em Km e "f" a frequência em GHz

    daí é só ver qual a distância em que o seu sinal (36 dB) - At = sinal mínimo no receptor (geralmente fica em torno de -70 e -92 dB dependendo da velocidade desejada.)

    qq dúvida tamos aí

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    Melhor ensinar a pescar que dar o peixe:

    A fórmula para atenuação de um sinal genérico no espaço livre é:

    92,4+20Log( d [Km] )+20log( f [GHz] ) = At [dB]

    onde "d" é a distância em Km e "f" a frequência em GHz

    daí é só ver qual a distância em que o seu sinal (36 dB) - At = sinal mínimo no receptor (geralmente fica em torno de -70 e -92 dB dependendo da velocidade desejada.)

    qq dúvida tamos aí
    Amigo não sei se eu me expressei mal ou não entendi sua resposta, hehehehe

    Mas eu procuro a Distância que consigo atingir com 36db em 2,4GHZ, sua fórmula acha isso?

    Valew...

  4. #4

    Padrão

    sim, é uma fórmula genérica, basta aplicar os parâmetros.

    considerando a sensibilidade do receptor+antena+cabos = -70 dB

    primeiro você tem que achar a atenuação máxima, isso você consegue com

    36-At= -70

    você acha a atenuação máxima(que acontece na distância máxima) aí

    para achar a distância, é só aplicar

    92,4+20Log( d [Km] )+20log( 2.4 ) = -70

    o resto é pura álgebra ;-)

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    sim, é uma fórmula genérica, basta aplicar os parâmetros.

    considerando a sensibilidade do receptor+antena+cabos = -70 dB

    primeiro você tem que achar a atenuação máxima, isso você consegue com

    36-At= -70

    você acha a atenuação máxima(que acontece na distância máxima) aí

    para achar a distância, é só aplicar

    92,4+20Log( d [Km] )+20log( 2.4 ) = -70

    o resto é pura álgebra ;-)
    Não sei se eu não soube fazer o cálculo mas deu: 0,000000003

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    resumindo ruma lua 200km na terra 20km
    Opa, aí falou bonito hehehe

  8. #8

    Padrão

    Falha nossa

    falta de atenção na hora de passar do rascunho dá nisso, vamos lá:


    36-At= -70 (lembrando que esse -70 dB seria a sensibilidade do receptor)

    AtMax=106 dB

    aqui é a parte que continha o erro, aquele -70 veio aqui pra baixo por motivos desconhecidos, hehehe, na verdade é o lugar dos 106

    92,4+20Log( d [Km] )+20log( 2.4 ) = 106

    92,4+20Log( d [Km] )+7,6=106

    20Log( d [Km] ) = 106-100

    Log(d)=6/20

    Log(d)=0,3

    d=1,99~=2

    Teóricamente a distância seria 2 Km, acredito que não tenha nenhum erro, mas está aí, se acharem é só postar, achei estranho porque já calculei ponto-a-ponto de até 9 Km com transmissores a 100 mW e antenas de 24 dBi

    Nunca fiz nenhum enlace astronômico, mas quem já fez, qual a distância e equipamentos praticados + -?

  9. #9

    Padrão

    Ta quase tudo certinho, apenas esqueceu de somar o ganho da antena no receptor, entao seria, tx 36db, sensibilidade -70, ganho antena rx 22db, total 128db, entao a perda no espaco livre para 128db seriam aprox 22km. com 100% de visada entre uma antena e outra consegue sem problemas.

  10. #10

    Padrão

    Amigos, me desculpe, mas ainda estou meio cabreiro com esses resultados, por que imaginem comigo, eu tenho uma torre com um transmissor de 16db + painel de 20db = 36db

    Se for usar a idéia de colocar a antena do cliente, que por ex seria 24db, então eu conseguiria colocar clientes a 31,6km???

    E se eu não usar a idéia de colocar a antena do cliente eu colocaria clientes a 1,99km??? nesse caso tenho certeza que o sinal vai mais longe pois tenho feito testes...

    Aí fica meu dilema

  11. #11

    Padrão

    "Se for usar a idéia de colocar a antena do cliente, que por ex seria 24db, então eu conseguiria colocar clientes a 31,6km???"

    O amigo acima está certo, esqueci de considerar a antena(e perdas de cabo) do receptor, o que estenderia um pouco o enlace, acredito para no máx 22Km, não fiz a conta, mas estimando "de olho" acredito que esteja mais próximo de 22 que 31 Km.

    É maior que 2 Km sim, com certeza, 2 Km seria se não houvesse ganho no Rx, mas com certeza haverá ;-)

  12. #12

    Padrão

    isso, mas para chegar 22km vc debe considerar a curvatura da terra, entao com 2 torres de 30 mts de altura chega sem problemas.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    isso, mas para chegar 22km vc debe considerar a curvatura da terra, entao com 2 torres de 30 mts de altura chega sem problemas.
    Tipow, eu tava querendo pra colocar no relatório de instalação da Anatel que pede a abrangência da estação, que no caso usa 1 ovislink 5460 em 16db + 1 painel setorial hyperlink de 20db, totalizando 36db

  14. #14

    Padrão

    bom, pra anatel o ovislink nao serve, ele nao e homnologado, e sim o modelo identico, so que da sysdata SYS5460, vc tem que colocar a potencia que esta na homologacao , nao a que diz no equipamento.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    bom, pra anatel o ovislink nao serve, ele nao e homnologado, e sim o modelo identico, so que da sysdata SYS5460, vc tem que colocar a potencia que esta na homologacao , nao a que diz no equipamento.
    Eu já discordo de vc, pois olha só, vamos supor que adquirimos aí um sysdata plus 2 de 26db pra ser usado em conjunto com um painel setorial de 20db, totalizando 46db, isso a Anatel não vai permitir nunca, aí eu te pergunto, mas ele não é homologado???

    No meu ponto de vista não basta ser apenas homologado, vc precisa controlar sua potência para ser usada dentro dos parâmetros permitidos...

    Um abraço...

  16. #16

    Padrão

    Acho que vc nao me entendeu, se for declarar os equipamentos, o ovislink com certeza nao pode, mesmo sendo com a potencia de 16db, o sysdata plus, nao sei que potencia que esta homologado, se for homologado com 26 db, so podera ser usado com antena de 10 db, isso vc tem que ver na folha de homologacao da anatel.

  17. #17

    Padrão

    Amigo, tem como fazer o cálculo para a gente? Sou iniciante... e não consegui...
    e tenho a mesma dúvida dele, mas uso a antena de 90 graus só que com 17.
    E se conhecer algum material onde eu possa me aprofundar no assunto, indique, por favor.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Acho que vc nao me entendeu, se for declarar os equipamentos, o ovislink com certeza nao pode, mesmo sendo com a potencia de 16db, o sysdata plus, nao sei que potencia que esta homologado, se for homologado com 26 db, so podera ser usado com antena de 10 db, isso vc tem que ver na folha de homologacao da anatel.
    Cara, voce tocou num ponto importante. Cálculo da EIRP.

    Agora me tira uma dúvida: Estes 400mW é para cidade maior que 500.000 hab.
    Nas pequenas pode ir até 1w?

  19. #19

    Padrão

    pra qualquer cidade menor de 500mil, potencia eirp 36db ou seja 4W e eirp , para cidades acima de 500mil,ja terias que declarar os equipamentos como uso de radio frequencia se tiverem acima de 400mw, ahi e outra historia, pagarias taxas referentes a equipamentos de radiofrequencia.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    pra qualquer cidade menor de 500mil, potencia eirp 36db ou seja 4W e eirp , para cidades acima de 500mil,ja terias que declarar os equipamentos como uso de radio frequencia se tiverem acima de 400mw, ahi e outra historia, pagarias taxas referentes a equipamentos de radiofrequencia.
    Veja estes slides:
    Trata de tudo isso e mais um pouco.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos