+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Abertura vertical de omni X potencia do radio-- duvida

    Estou com uma dúvida sobre a abertura vertical das omni, se é fixa independente da potencia do radio.

    Imaginemos o seguinte:

    1-- omni de 15Dbi + radio operando em 250mW

    2-- omni de 15Dbi + radio operando em 63mW

    nos dois casos hipotéticos, usando a mesma omni, a abertura vertical mudaria ou se manteria a mesma?


    É só uma dúvida teórica que me ocorreu

    abraços

    Marcio

  2. #2

    Padrão

    bom.. vou te ajudar a pensar, seguindo a mesma linha de raciocínio, a abertura horizontal muda de acordo com a potência do rádio?

  3. #3

    Padrão

    Já tinha pensado nisso, que não há lógica pela não alteração do comportamento na horizontal , o que muda é somente o alcance, mas como é direcionado a abertura vertical é a minha verdadeira dúvida, em painéis e direcionais é fácil de visualizar , em omni é que ficou complicado.

    abraços

  4. #4

    Padrão

    sim sim...

    mas o angulo de irradiação da onda não se altera com a potência de entrada..

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    sim sim...

    mas o angulo de irradiação da onda não se altera com a potência de entrada..
    Na verdade este ângulo vertical só vai mudar com a especificação da omini.
    Se for 8dbi o angulo é maior e consequentemente facilita usuários próximos. Se for 15 dbi, diminui o angulo e facilita usuários distantes.

    É mais ou menos isso Luciano?

  7. #7

    Padrão

    Boa tarde,

    realmente o ganho da antena ajuda a definir o ângulo de irradiação vertical. As antenas de menor ganho, omni de 8DBi por exemplo, tem uma irradiação vertical bem mais aberta do que uma antena omnidirecional de 15 DBi. Consequentemente, uma antena de 15DBi, por ter uma irradiação muito fechada ("levantando o sinal" no sentido horizontal) favorecer os usuários mais distantes em detrimento dos usuários mais próximos.

    A potência do rádio neste caso não interfere na verticalidade ou horizontalidade do sinal, mas em seu alcance e no nível do ruído. Quanto mais potentes os rádios em altas frequências (2.4GHz, por exemplo) mais alto será também o ruído. Por esse motivo, usar amplificadores pode ser um tiro pela culatra.

  8. #8
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Boa tarde,

    realmente o ganho da antena ajuda a definir o ângulo de irradiação vertical. As antenas de menor ganho, omni de 8DBi por exemplo, tem uma irradiação vertical bem mais aberta do que uma antena omnidirecional de 15 DBi. Consequentemente, uma antena de 15DBi, por ter uma irradiação muito fechada ("levantando o sinal" no sentido horizontal) favorecer os usuários mais distantes em detrimento dos usuários mais próximos.

    A potência do rádio neste caso não interfere na verticalidade ou horizontalidade do sinal, mas em seu alcance e no nível do ruído. Quanto mais potentes os rádios em altas frequências (2.4GHz, por exemplo) mais alto será também o ruído. Por esse motivo, usar amplificadores pode ser um tiro pela culatra.

    Nesse caso do ruido, ser colocar AP1 a 400mw e o AP2 a 400mw vou ter um nivel de ruido muito grande e isso?

    Caso eu colocar o AP2 a 250mw meu ruim diminuir?

    Em relação a mw quando maior o mw maior será a distancia que o sinal vai chegar?

    Abraço e desculpa usa o topico do amigo para tira uma duvida que me apareceu apos ler o mesmo.

  9. #9

    Padrão

    Bom dia,

    quanto mais alta a frequência de trabalho, no caso 24xxMHz, mais alto é o ruído, ROE e interferências a serem gerados principalmente se aplicados ganhos de potência (medidos em mW, W, MW, etc) altos. Ou seja, um equipamento trabalhando a 2437MHz, por exemplo, gerará muito mais ruidos e interfências trabalhando com 1W do que o mesmo equipamento trabalhando com 65mW. O segredo é utilizar antenas de alto ganho, 30DBi por exemplo, em detrimento da potência do rádio. Um rádio de 100mW com uma antena de 30DBi ficará mais estável do que um rádio de 600mW com uma antena de 17DBi.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    quanto mais alta a frequência de trabalho, no caso 24xxMHz, mais alto é o ruído, ROE e interferências a serem gerados principalmente se aplicados ganhos de potência (medidos em mW, W, MW, etc) altos. Ou seja, um equipamento trabalhando a 2437MHz, por exemplo, gerará muito mais ruidos e interfências trabalhando com 1W do que o mesmo equipamento trabalhando com 65mW. O segredo é utilizar antenas de alto ganho, 30DBi por exemplo, em detrimento da potência do rádio. Um rádio de 100mW com uma antena de 30DBi ficará mais estável do que um rádio de 600mW com uma antena de 17DBi.
    Muito clara sua explicação Marcelo.

    Agora, dentro de uma suposição:

    1 - Cartão engenius 600mw (que eu já sei pelos comentários anteriores que você não recomenda para distribuição), setado para o mínimo que parece ser 400mw.
    2 - Divisor para 4 antenas.

    Assim, teoricamente cada antena será alimentada por 100mw
    Mas o ruído gerado vai continuar, sem levar em conta o problema dos divisores, já que o ruído é gerado no cartão?

    Assim seria melhor ainda um cartão menos potente para cada antena?

  11. #11

    Padrão

    1929,

    quando colocamos um divisor de frequência não é garantido que o sinal será dividido em partes iguais. Será garantido apenas que o sinal estará disponível a outros meios de saída ou de entrada. No caso a antena de maior ganho enviará o sinal a uma maior distância. O divisor de péssima qualidade também aumenta o nível de ruído além de aumentar a perda na qualidade e nível do sinal; ou seja, o sinal degrada um pouco em cada meio que ele tem de "passar" (cabos, conectores, divisores, etc).

    Também não considero nada correta a opção por uso de divisores (spliter), além de ser vetada pela Anatel em sistemas de rede sem fio (wireless).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    quando colocamos um divisor de frequência não é garantido que o sinal será dividido em partes iguais. Será garantido apenas que o sinal estará disponível a outros meios de saída ou de entrada. No caso a antena de maior ganho enviará o sinal a uma maior distância. O divisor de péssima qualidade também aumenta o nível de ruído além de aumentar a perda na qualidade e nível do sinal; ou seja, o sinal degrada um pouco em cada meio que ele tem de "passar" (cabos, conectores, divisores, etc).

    Também não considero nada correta a opção por uso de divisores (spliter), além de ser vetada pela Anatel em sistemas de rede sem fio (wireless).
    Vivendo e aprendendo!

    E também não sabia sobre o veto aos divisores. Procurei e não achei nada, mas se você diz é por é.
    Só não procurei em homologação. Mas vou procurar depois com calma. Deve ser por aí.

  13. #13
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    quanto mais alta a frequência de trabalho, no caso 24xxMHz, mais alto é o ruído, ROE e interferências a serem gerados principalmente se aplicados ganhos de potência (medidos em mW, W, MW, etc) altos. Ou seja, um equipamento trabalhando a 2437MHz, por exemplo, gerará muito mais ruidos e interfências trabalhando com 1W do que o mesmo equipamento trabalhando com 65mW. O segredo é utilizar antenas de alto ganho, 30DBi por exemplo, em detrimento da potência do rádio. Um rádio de 100mW com uma antena de 30DBi ficará mais estável do que um rádio de 600mW com uma antena de 17DBi.

    Marcelo boa tarde,

    no caso estou usado uma antena de 24dbi, qual mw vc aconselha eu usar? já estou usado um radio com 250mw.

    Abraço