+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Cyber Café

    olá pessoal bom dia, estou a dois dias procurando dentro do forum algo a respeito do que eu quero, infelismente eu nao achei e decidi me cadastrar aqui para postar o que eu quero e voces tentar me ajudar se puder.

    Bom meu problema é o seguinte, tenho um cyber café no aeroporto, tem cliente que vem com seu notebook para conectar a rede porém alguns vem para conectar via wifi e outras vem para conectar pela rede CABEADA, hoje eu faco o "controle de caixa" atraves de um roteador WRT54G com o "firmware dd-wrt" instalado e funciona da seguinte maneira:

    Todos os dias coloco uma nova senha WEP, quando digito a senha WEP no computador do cliente o cliente pega um IP no modo DHCP e entâo vai para o relatorio de Clientes DHCP (dentro do roteador) que é onde eu controlo o CAIXA DO FUNCIONARIO (quantos ele vendeu por dia), e com o cabo só ligo no note e pega IP automatico, quando pega o IP acontece mesma coisa aparece na tabela de Clientes DHCP do roteador, o que eu quero é o seguinte:

    Li bastante sobre o routerOS e vi que seria bastante util para o meu caso.

    O que eu quero?

    Quero fazer um hotspot para os clientes wifi com login via usuario e senha previamente cadastrados no sistema e para os usuarios via cabo uma conexao pppoe. (ou seja quando ele conectar o cabo ele vai ter que conectar via pppoe com usuario e senha para autenticar e pegar a internet), ( o que eu mais preciso é de RELATÓRIOS) para eu fechar o caixa dos funcionarios e ver quantas conexoes ele vendeu no dia para notebooks) (Obs.: nao vendo wireless por hora e sim por dia, R$10,00 o dia todo até as 23:00hs). Alguém pode me ajudar com um programa para controle do mikrotik ou fazer uma configuração dessa no proprio mikrotik?

    Fico muito grato com uma pequena ajuda que for.

    Hoje estou com um
    Mikrotik 2.9.27
    Pentium 2 333mhz
    128mb de ram
    20gb de hd ide
    2 placas de rede 3com( uma para entrada da internet e outra para saida para conectar o pessoal do notebook via cabo)
    1 placa atheros para saida de sinal WIRELESS

    Vou comecar a testar amanha na (terca feira), e gostaria de algumas opnioes e ajuda para eu conseguir chegar o mais proximo possivel do que eu relatei, novamente muito obrigado.

    Atenciosamente,

    Caio Camillo

  2. #2

    Padrão

    www.myauth.com.br

    acho que esse eh uma solução melhor para voce.. alem de ser 100% certa !! sem depender de mta parte tecnica !!!

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    acredito que a solução hotspot sirva pra você,
    você pode vender login e senha.

    fazer uns logins e etc.. e fazer tipo um cartaozim pra vender e vc tem o controle por cada cartao ..
    sem contar que tem controle de Uptime e de trafego de Mega..

    MK + Hotspot+Cache acredito que resolve seu problema.

  4. #4

    Padrão

    isso seria uma solucao somente para a rede sem fio certo? e para a rede com fio dos notebooks, tenho o gerenciador aqui mas nao posso instalar nada na maquina do cliente, MIKROTIK + HOTSPOT sao dois programas diferentes? Ou o hotspot vem embutido no mikrotik?

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Hotspot = quando o cliente vai navegar na internet pede um login e uma senha.

    o mikrotik já vem com o hotspot instalado.

    é uma solução pra cable\wireless.

    o cliente vai pegar o ip via dhcp normal, só que quando for navegar pedir um login e senha pra se autenticar.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oneconnectcyber Ver Post
    olá pessoal bom dia, estou a dois dias procurando dentro do forum algo a respeito do que eu quero, infelismente eu nao achei e decidi me cadastrar aqui para postar o que eu quero e voces tentar me ajudar se puder.

    Bom meu problema é o seguinte, tenho um cyber café no aeroporto, tem cliente que vem com seu notebook para conectar a rede porém alguns vem para conectar via wifi e outras vem para conectar pela rede CABEADA, hoje eu faco o "controle de caixa" atraves de um roteador WRT54G com o "firmware dd-wrt" instalado e funciona da seguinte maneira:

    Todos os dias coloco uma nova senha WEP, quando digito a senha WEP no computador do cliente o cliente pega um IP no modo DHCP e entâo vai para o relatorio de Clientes DHCP (dentro do roteador) que é onde eu controlo o CAIXA DO FUNCIONARIO (quantos ele vendeu por dia), e com o cabo só ligo no note e pega IP automatico, quando pega o IP acontece mesma coisa aparece na tabela de Clientes DHCP do roteador, o que eu quero é o seguinte:

    Li bastante sobre o routerOS e vi que seria bastante util para o meu caso.

    O que eu quero?

    Quero fazer um hotspot para os clientes wifi com login via usuario e senha previamente cadastrados no sistema e para os usuarios via cabo uma conexao pppoe. (ou seja quando ele conectar o cabo ele vai ter que conectar via pppoe com usuario e senha para autenticar e pegar a internet), ( o que eu mais preciso é de RELATÓRIOS) para eu fechar o caixa dos funcionarios e ver quantas conexoes ele vendeu no dia para notebooks) (Obs.: nao vendo wireless por hora e sim por dia, R$10,00 o dia todo até as 23:00hs). Alguém pode me ajudar com um programa para controle do mikrotik ou fazer uma configuração dessa no proprio mikrotik?

    Fico muito grato com uma pequena ajuda que for.

    Hoje estou com um
    Mikrotik 2.9.27
    Pentium 2 333mhz
    128mb de ram
    20gb de hd ide
    2 placas de rede 3com( uma para entrada da internet e outra para saida para conectar o pessoal do notebook via cabo)
    1 placa atheros para saida de sinal WIRELESS

    Vou comecar a testar amanha na (terca feira), e gostaria de algumas opnioes e ajuda para eu conseguir chegar o mais proximo possivel do que eu relatei, novamente muito obrigado.

    Atenciosamente,

    Caio Camillo

    brow é o seguinte com o Mk vc pode fazer os 2 de uma so vez pppoe e hotspot com cache ainda que vi fica bala a net... mais o melhor e mais facil para os clientes seria mesmo o hotspot tanto para wifi quando para lan (rede a cabo) e so coloca 2 pl de rede e 1 wifi... segue links sobre hotspot... Under-Linux.org Fóruns - Resultados da Pesquisa
    Vc pode configurar um numero x de hora pra uso e ainda tem graficos do dia , semana , mes e ano...

  7. #7

    Padrão

    A déia é essa conclua os testes e depois posta pra gente, procura também um bom Designer para fazer uma página bem transada em seu hostpost e sucesso pra vc.

  8. #8

    Padrão

    bom pessoal estou instalando o MYAUTH que achei a melhor solucao, quando eu estiver com o server100% funcionando posto para voces o resultado, justamente porque escolhi o myauth pois gostaria algo facil e que me atendesse, existe custo? SIm existe mas toda solucao tem que haver um custo e se solucionar meu problemas pagarei sem problemas. mas muito obrigado galera pelas dicas se nao funcionar irei colocar o mikrotik funcionando.

    Abraco a todos. e bom fds

  9. #9

    Padrão

    Bom pessoal já estou testando o myauth realmente é um programa que vai me atender, porem estou ainda com problema de compatibilidade com meu router, mas acho que o mesmo será de bom uso para que eu preciso, porém como ja comentei com o programador do programa para ficar bom e UTILIZAVEL NO MEU CASO é colocar a parte de relatórios para mim poder ter os controles, dai sim o software vai me atender 100%, diz ele que os relatórios vâo sair em 2 semanas, tomara que até lá eu consiga testar 100% o software, mas muito obrigado ai a galera pelas dicas, se nao fuuncionar minha segunda opcao é o mikrotik porém vou testar bem certinho antes de dar uma posicao para voces.

    Atenciosamente,

    Caio Camillo

  10. #10

    Padrão

    Ola oneconnectcyber...


    voce já caminhou bastante! Parabens!

    WRT54G ==> originalmente vem com firmware da Linksys... e vc carregou dd-wrt --> ótimo!

    Vc deve ter observado que o firmware dd-wrt permite voce definir um captive portal externo.

    O que falta a voce é exatamente um "captive portal". Pode ser seu proprio... ou algum terceirizado.

    Experimente o CoovaAAA.

    Quanto a criptografia da antena (WEP/WPA)... deixe aberta para qualquer cliente conectar à antena... e controle seus clientes pelo AAA. Caso alguem queira confidencialidade em wifi publico... esse deverá ser orientado a usar algum tipo de VPN.





    Abraços,

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oneconnectcyber Ver Post
    bom pessoal estou instalando o MYAUTH que achei a melhor solucao, quando eu estiver com o server100% funcionando posto para voces o resultado, justamente porque escolhi o myauth pois gostaria algo facil e que me atendesse, existe custo? SIm existe mas toda solucao tem que haver um custo e se solucionar meu problemas pagarei sem problemas. mas muito obrigado galera pelas dicas se nao funcionar irei colocar o mikrotik funcionando.

    Abraco a todos. e bom fds
    O Vigo é muito bom. VIGOtecnologia