+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Acces Point em 5.8Ghz ou de alta capacidade !!!!!

    Olá a todos do Under-Linux, como todos sabem cada dia que passa mais e mais clientes querem mais velocidade , e com isso o AP começa a ficar saturado e conseqüentemente os canais em 2,4 ja estão todos utilizados . Gostaria de saber se alguem ja utiliza AP's em 5.8Ghz , se a capacidade e maior de banda e clientes e qual solução séria indicada(equipamento, modelo, etc) .Alguem ja usa pré Wi-Max ????? Obrigado pela atenção .......

  2. #2

    Wink

    ola,

    Tudo certo,

    Com certeza 5.8 é uma solução ideal quando se tem um expectro saturado em 2.4. O que se tem que avaliar aqui é o conceito do seu negocio para se ter uma opção rentável, já que os equipamentos em 5.8 são mais caros como investimento.
    De uma avaliada que em certos casos posicionando as suas antenas 10 metros acima da concorrente já melhoraria o seu expectro.
    Na questão do equipamento eu indicaria o CANOPY da motorola que é uma solução profissional e altissima confiabilidade e de manutençao quase ZERO. O AP do canopy atende sem problemas 200 clientes podendo ser conectado em closter 06 APs atendendo ai 1200 clientes.
    Existem outras soluções como o SKYPILOT tambem a 5.8 só que muito mais caro.

  3. #3

    Smile Acces Point em 5.8Ghz ou de alta capacidade !!!!

    Olá luisteba tudo bem ? Então o meu negocio e um provedor de internet , trabalhamos aqui no Sul de Minas como aqui tem muitos provedores as vezes em uma cidade de 10 Mil habitantes se tem 3, 4 provedores e todos utilizando em 2.4 ai já viu né . Como você falou e parei para analisar e bem coeso o que você falou , temos duas antenas em uma cidade e uma esta bem alta e outra a baixo do concorrente a que esta abaixo do concorrente da mais problema e a que esta mais alta não sendo que as duas se tem os mesmos equipamentos. !!!!!!!!
    Agora sobre o Canopy estive dando uma olhada nos equipamentos vc sabe falar mais sobre esse equipamento? Ele trabalhando como AP qual equipamento vai no cliente , pode ser qualquer modelo em 5.8 ?
    Agradeço a atenção .......

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luisteba Ver Post
    ola,

    Tudo certo,

    Com certeza 5.8 é uma solução ideal quando se tem um expectro saturado em 2.4. O que se tem que avaliar aqui é o conceito do seu negocio para se ter uma opção rentável, já que os equipamentos em 5.8 são mais caros como investimento.
    De uma avaliada que em certos casos posicionando as suas antenas 10 metros acima da concorrente já melhoraria o seu expectro.
    Na questão do equipamento eu indicaria o CANOPY da motorola que é uma solução profissional e altissima confiabilidade e de manutençao quase ZERO. O AP do canopy atende sem problemas 200 clientes podendo ser conectado em closter 06 APs atendendo ai 1200 clientes.
    Existem outras soluções como o SKYPILOT tambem a 5.8 só que muito mais caro.
    Ué, para min Canopy só falava com Canopy, para enlaces, ele pode ser usado como AP? Tem certeza disso?

  5. #5

    Smile Acces Point em 5.8Ghz ou de alta capacidade !!!!

    Opá Josue Guedes . .tudo bem .. então eu fiquei na duvida tambem sobre isso . Sera que o amigo luisteba poderia nos dar uma luz sobre isso . E mais uma coisa gostaria de saber se alguem sabe os valores de um canopy AP e o cliente claro , se ele so conecta mesmo com outro canopy né !!!!!!!

  6. #6

    Padrão

    Olá amigo aqui coloquei um mikrotik com uma Dlink AG530 e uma setorial Hyperlink 5.8Ghz 17dbi, com dlink AG530 e hyperlink grade 22dbi no cliente.
    só coloquei 1 cliente nessa estrutura até agora mas, a conexão está ótima, ping abaixo de 1 ms e throughput mais de 3mb.
    Lembrando que esse ambiente é extremamente poluído em 2.4Ghz.

  7. #7

    Padrão

    Olá sophs tudo bem . Gostei da sua solução ..!!!!! Quanto vc gastou para um kit cliente como o seu ?????

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Olá sophs tudo bem . Gostei da sua solução ..!!!!! Quanto vc gastou para um kit cliente como o seu ?????
    Voltando ao assunto do canopy vc conhece algo sobre esse equipamento ou alguem que use ?????? Gostaria muito de saber valores desse equipamento e se a base so se comunica com cliente da mesma marca ou pode ser qualquer um ???????
    Obrigado pela atenção de todos !!!!!!!!!

  9. #9

    Padrão

    Olá o kit cliente saiu em torno de R$:380,00 aqui uso cabo RGC 213.
    Já ouvi falar do Kannopy para ap mas, nunca fui afundo na idéia pois na época estava muito caro.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sophs Ver Post
    Olá o kit cliente saiu em torno de R$:380,00 aqui uso cabo RGC 213.
    Já ouvi falar do Kannopy para ap mas, nunca fui afundo na idéia pois na época estava muito caro.
    Opá sophs gostei do preço do kit muito bom!!!! Onde vc compra ??? Aqui temos que mudar para 5.8 mesmo nao tem condição mais de trabalhar em 2,4 .....

  11. #11

    Padrão

    Olá placa e antena compro nesse fornecedor Linkteck Wireless - Soluções em Tecnologia (19) 3495-7787
    cabo e conector compro em fornecedores locais.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sophs Ver Post
    Olá amigo aqui coloquei um mikrotik com uma Dlink AG530 e uma setorial Hyperlink 5.8Ghz 17dbi, com dlink AG530 e hyperlink grade 22dbi no cliente.
    só coloquei 1 cliente nessa estrutura até agora mas, a conexão está ótima, ping abaixo de 1 ms e throughput mais de 3mb.
    Lembrando que esse ambiente é extremamente poluído em 2.4Ghz.
    Fiquei interessado!

    Amigo, qual a distancia entre seu cliente e o painel?

    Esses paineis são homologados?

    Obrigado!
    Fabrício

  13. #13

    Padrão

    Sim são homologados, da mais ou menos 3km

  14. #14

    Padrão

    o Canopy tem sim a opção como AP, e o interessante é que pode se colocar uma antena conectorizada no AP com uma antena omni ou direcionais reduzindo assim o custo de uma solução 360 graus.
    Cada AP do canopy trabalha com um angulo de 60 Graus de cobertura sendo necessário 6 AP a um custo em média por AP de R$ 4707,00, colocando a antena OMNI no AP voce só precisaria de apenas 1 e nao de 6 para fechar os 360 Graus.
    O Kit Cliente do Canopy sai por R$ 670,00, sendo uma solução cara já que ele trabalha apenas com antenas proprietárias nas opções do SM Lite e o SM 5070.
    Ele é estremamente estável e o alcance nem se fala, sem antena refletora pega 3 km e com antena refletora 16 km.
    O kit com os SM Lite podem sem adquiridos por pacotes de 25 unidades.

    mais informações:Motorola Wireless Broadband Products: Advantage Platform

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Respondendo aos amigos sobre Canopy ,

    você pode fazer um POP com 6 setoriais e 6 aps de 60 graus, e usar kit clientes da propia canopy (que são faceis de instalar, não ocupa espaço e praticamente ja vem montado) , o preço sai em media 600 reais o kit, podendo ser menor se você conseguir um Importador dos EUA .. acredito que lá deve estar uns 180 dolar no maximo.

    é uma solução CARA, mas se você tiver o capital e tiver clientes fieis, você não vai ter problema nenhum com espectro , througput e etc..

    e se a instalação for feita de forma correta, com cabos bem presos , suporte bem fixado é capaz de ser 0 de manutenção.

    Canopy é interessante para quando você vai colocar 600 clientes pendurados nesse POP.



    -

    há tambem outra solução:
    Mk RB , 4 cartão Ubiquit + 4 setorial 17db 5.8 (saí bem barato essa instalação , cerca de uns R$4000 tudo enquanto o Canopy com os 6 paineis deve ser uns 15 mil)

    e no cliente você pode usar
    1 antena zirok 24db R$120,00
    1 edimax 5.8 R$300
    1 CX hermetica PVC Cemar R$15
    1 Pigtail R$14

    sai por menos de 450,00..
    sendo que o 2.4 sai hj pra nos por uns 250 + -..

    em compensação você vai ter Muitos mais througput , segurar muito mais clientes e ficar estabilizado tal como o Canopy.
    lembrando: *RGC 213 tem uma perca de 0,5db por metro , não é aconselhavel usar mais que 3 metros em 5.8 , por isso usar o AP ligado direto na antena já no pigtail ..

  16. #16

    Cool

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Olá a todos do Under-Linux, como todos sabem cada dia que passa mais e mais clientes querem mais velocidade , e com isso o AP começa a ficar saturado e conseqüentemente os canais em 2,4 ja estão todos utilizados . Gostaria de saber se alguem ja utiliza AP's em 5.8Ghz , se a capacidade e maior de banda e clientes e qual solução séria indicada(equipamento, modelo, etc) .Alguem ja usa pré Wi-Max ????? Obrigado pela atenção .......

    Eu uso equipamentos 5.8ghz tenhu um pop com uma omni homologada e jah estou vendendo velocidades de 1 e 2 mb ... atendo meus clientes com rádios edimax 5.8ghz ... todos estão super satisfeitos com a solução ... só eh meio carinho o equipamento que no momento eu to rachando o valor da instalação com o cliente ... como aki a concorrencia eh acirrada ... jah estou pensando em colocar planos de 4 e 8 mb ... mas isso eh quando o link de 36mb chegar ! Ps.: a frequencia de 5.8ghz vc precisa de visada perfeita ... ou seja ... e bem mais delicado que o 2.4ghz e tem uma latencia muito melhor !

  17. #17

    Padrão

    Legal, não sabia sobre essa do Cannopy, pena ser tão caro!

  18. #18

    Padrão

    Ola luisteba tudo bem . gostei da solução canopy .. Muito boa sim mais o problema e o preço do cliente alto ainda né . Ainda mais com a concorrência caindo em cima , dando equipamento de graça e muito mais . Mais as vezes vale pensar que tendo um equipamento desses o cliente fica mais satisfeito com a qualidade .....!!!! Vou pensar bem sobre a solução .. obrigado pela atenção ....

  19. #19

    Padrão

    Olá amigo então estamos pensando em colocar aqui tambem em 5.8Ghz . Como vc falou é bem mais critico o alinhamento !!!!! Mais em termos de instalação , e muito dificil fazer o alinhamento em 5.8 em vista do 2,4 ????????????