+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão "Redirecionamento" automático de internet

    Pessoal, tenho a seguinte topologia:
    https://under-linux.org/forums/pictu...3&pictureid=48

    Na verdade não a problema algum. O que eu quero é uma sugestão... Como mostrado tenho 2 acessos à internet. Quero implementar algo para que quando o acesso à internet pelo Modem 1 caia todos passem a sair pela internet que se conecta ao Modem 2. Existe algum tipo de aplicação que faz isso??
    Atualmente todo mundo tem como gateway o Modem 1, mas para esta implementação estarei configurando o gateway como sendo o Suse.
    Desde já agradeço...

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    mostrou onde amigo?
    Qual sistema você usa aí?
    Isso chama configuração com link de sombra, mas você não falou nada da topologia e nem quais sistema está usando.

  3. #3

    Padrão

    Cara, por algum motivo a imagem na ta aparecendo... Vou tentar mais uma vez:

    https://under-linux.org/forums/pictu...3&pictureid=48


    se não funcionar denovo o link e esse:
    https://under-linux.org/forums/pictu...3&pictureid=48

  4. #4

    Padrão

    aqui a imagem aparece normalmente.

  5. #5

    Padrão

    Se botar tudo no Linux da para fazer... ou voce faz load balance ou voce faz com failover. Se nao me falha a memoria ambas configurações são suportadas

  6. #6

    Padrão

    Os acessos a internet são via DSL e cada um utiliza um modem. Acho que o pessoal aqui não tem interesse em mudar isso para o linux.
    Tem como fazer isso sem mudar certo?

    Acho que balanceamento não se aplica exatamente ao que é necessário. Acho que se trata mais de failover. Que ferramenta é necessária para utilizar o failover no Suse?

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão

    Acho que o iproute2 faz... geralmente a gente prefere fazer balanceamento para que o outro link nao fique sem utilizacao nenhuma somente esperando o failover (afinal voce esta pagando por ele).

    E acredito que a tecnologia que voce usa para se conectar na internet nao interfere em nada, inclusive porque o Linux nao é roteador

  8. #8

    Padrão

    Sei que o balanceamento utilizaria os 2 links. O caso é que esse não é o foco pois os 2 links já estão sendo utilizados, mas cada por aplicações diferentes. Só queria que quando ocorresse alguma coisa com o link que dá acesso à internet aos cliente eles fosse roteados (e serão também nateados) para o outro link. Por isso o failover se aplica mais à minha necessidade!

    Sim, sei que a tecnologia não interfere. Me referia a questão de que meu gateway sempre vão ser os Modens e tudo que encontrei na net sobre failover utilizava como exemplo um gatway de IP válido. No caso de queda do link o gateway não responderia mais. No meu caso o gateway vai responder mesmo que o link caia. Essa é a minha dúvida. O iproute2 consegue detectar que o link caiu através das mensagens de erros do protocolo ICMP?? ou so por perda de conectividade?
    Você falou: "Se botar tudo no Linux da para fazer". Você se referia a mover os links de acesso a internet para o linux certo?! tem como fazer isso sem ser necessário colocar tudo no Linux?!

    Obrigado...

  9. #9

    Padrão

    Entendo, é pelo que eu percebi dos usuarios da sua rede eh que nao tem um controle efetivo para "bloquear" a saida pelo modem 2 caso seja necessario, por isso falei no caso de por tudo no gateway.

    Vamos por parte:

    1) Nao me lembro se o iproute2 detecta queda de link por icmp ou algum outro problema, tenho certeza que por "link down" na interface ele detecta... a muito tempo atras quando eu fiz o balancer (2-3 anos) ele nao fazia, agora jah nao sei, to desatualizado nele... eu geralmente faço com router. Mas se nao FIZER a gente pode por no crontab um scriptzinho para rolar de 1 em 1 minuto que em menos de 5 segundos rode e verifique se existe conectividade, e ai tome as devidas decisões.

    2) Sim, o correto seria por tudo no Linux, mas não, nao precisa por tudo no Linux, afinal é so uma questão de rotas, quando eu falei por tudo no Linux foi pensado no quesito segurança.