+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation inclinação da antena setorial

    Tenho 4 antenas setoriais e meus clientes estão no mínimo a 4 km de distância até uns 7 km.
    Que inclinação devo dar nestas setoriais? estão retas sem inclinação, mas estou perdendo pacote e até agora não achei solução. Uso AP da Alfa, AIP-w608. Tem hora que acho que o rádio, hora acho que são as antenas, e vou acabar colocando a omni mesmo.
    Alguém me socorre, porque não aguento mais ir nos clientes, dá bom sinal, mas navegar que é bom, nada!

  2. #2

    Wink

    Ola amigo! se hà alguma coisa que realmente esta correta em seu provedor é o " setor Omni com paineis" este lhe proporciona dar direcionabilidade a pontos diferenciados nos clientes o que na verdade uma Omni nao ofereçe...Com respeito a queda de pacotes e navegaçao na internet, isto pode ser um posicionamento fora do eixo principal de irradiaçao de sua antenas emissoras do sinal com relaçao a dos clientes ou na pior ipotese um problema de softwear.
    Deve-se observar tbm a potencia utilizada na emissao e potencia de recepçao do sinal, pq pelo que vi vc tem clientes a 7 km e isto é sem duvida uma distancia bem expressiva para links com baixa potencia ou antena de baixo ganho em dbis (outro fator a se analizar). Tenha sempre em mente que sinal é uma coisa porém troca é outra bem diferente.Abraço

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elianezf Ver Post
    Tenho 4 antenas setoriais e meus clientes estão no mínimo a 4 km de distância até uns 7 km.
    Que inclinação devo dar nestas setoriais? estão retas sem inclinação, mas estou perdendo pacote e até agora não achei solução. Uso AP da Alfa, AIP-w608. Tem hora que acho que o rádio, hora acho que são as antenas, e vou acabar colocando a omni mesmo.
    Alguém me socorre, porque não aguento mais ir nos clientes, dá bom sinal, mas navegar que é bom, nada!
    A inclinação não depende somente da distância que vc quer atingir nos clientes, mais tbm da altura de sua torre.. Ex. tenho uma torre de 40mts de altura, meus paineis de 17" hyperlink ficaram com inclinação de 2º ou 2º e meio.
    Tenho uma outra torre onde os paineis ficaram a uns 30mts do chão, esses ficaram com 1º grau apenas e ficou bom tbm..
    O que vc pode fazer.. vai modificando de 1 em 1 grau e vai em alguns cliente próximos e outros mais distântes.. essa seria a maneira de fazer sem calculos complexos..

  4. #4

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por elianezf Ver Post
    Tenho 4 antenas setoriais e meus clientes estão no mínimo a 4 km de distância até uns 7 km.
    Que inclinação devo dar nestas setoriais? estão retas sem inclinação, mas estou perdendo pacote e até agora não achei solução. Uso AP da Alfa, AIP-w608. Tem hora que acho que o rádio, hora acho que são as antenas, e vou acabar colocando a omni mesmo.
    Alguém me socorre, porque não aguento mais ir nos clientes, dá bom sinal, mas navegar que é bom, nada!
    Caro colega a inclinação tem haver também com a topografia de seu terreno, esta antena que vc está usando tem um anglo de abertura vertical em torno de 20 graus o que te garante um lóbolo de irradiação muito bom na direçáo vertical, com boas possibilidades de cobrir baixadas e pequenos vales.
    Se tiver que fazer um tilt vertical ou seja inclinação da antena na direção vertical, esta inclinação não precisa ser muito elevada. Caso vc esteja em um plano de elevação muito superior a de seus clientes, talvez fosse melhor fazer um tilt superior aos 2 graus sugerido pelo colega. Isso vai depender do perfil do terreno, da topografia da região atendida pelo seu provedor.

  5. #5

    Padrão

    Pessoal, coloquei uma omni lá hoje, e desliguei as setorias, os clientes agora estão com sinal a 92% no mínimo. Não consegui trabalhar com as setoriais. Isto quer dizer que não era os rádios e sw, era posicionamento e potência, não acham?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elianezf Ver Post
    Pessoal, coloquei uma omni lá hoje, e desliguei as setorias, os clientes agora estão com sinal a 92% no mínimo. Não consegui trabalhar com as setoriais. Isto quer dizer que não era os rádios e sw, era posicionamento e potência, não acham?
    Nas minhas pesquisas teóricas (não de campo), antenas setoriais são as melhores, mas não são fáceis de se instalar.

    Cheguei a baixar planilhas com cálculos de angulação da antena que levam em consideração a distancia do cliente mais próximo, a distancia do cliente mais longe, altura da torre, ganho do radio, ganho da antena, etc.

    Não tenho uma planilha dessas para indicar no momento, mas se precisar avise que procuro nos meus guardados e te envio.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elianezf Ver Post
    Pessoal, coloquei uma omni lá hoje, e desliguei as setorias, os clientes agora estão com sinal a 92% no mínimo. Não consegui trabalhar com as setoriais. Isto quer dizer que não era os rádios e sw, era posicionamento e potência, não acham?
    como você usava as setoriais? uma em cada cartão ou usava algum divisor pra ligar mais de uma num mesmo cartão?

    pra regular o tilt você tem que ver o ângulo vertical dela e tentar alinhar de acordo com o horizonte.

    qual o angulo vertical da omni que você está usando e qual o angulo das setoriais?

  8. #8

    Padrão

    Uso um cartão em cada painel, sim !