+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão autenticar um ap via hotspot

    Pessoal, tenho um provedor wireless rodando como servidor um mikrotik num pc e os clientes se autenticando via hotspot, funcionando perfeitamente. Mas há algumas empresas que tem uma rede interna e eu preciso que um ap(rádio) se autentique no servidor e faça a distribuição do sinal para as máquinas dentro da rede interna. Ainda não consegui configurar um rádio para se autenticar no servidor e distribuir a banda para a rede interna. Como fazer isso?

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    simples,

    use o modo de operação
    Wireless ISP
    ou cliente ISP.. e não em modo Bridge..

    assim você vai configura o IP WAN do rádio (que vai ser o IP da sua rede normal)
    e o ip LAN (que vai ser o gateway do cliente)
    assim seu ap vai ser tornar um servidor com NAT.

    tendo que autenticar somente 1x e não em toda as maquinas.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    simples,

    use o modo de operação
    Wireless ISP
    ou cliente ISP.. e não em modo Bridge..

    assim você vai configura o IP WAN do rádio (que vai ser o IP da sua rede normal)
    e o ip LAN (que vai ser o gateway do cliente)
    assim seu ap vai ser tornar um servidor com NAT.

    tendo que autenticar somente 1x e não em toda as maquinas.

    beleza cara,
    só pra confirmar, ai no caso o ip wan vai ser um ip como se fosse um pc da rede wireless normal, e o ip lan vai ser um ip da rede interna e o gateway das maquinas dentro da rede será o ip do ap, isso?
    Agora sobre a autenticação do ap no servidor, como todos os meus usuários conectam via usuario e senha no hotspot, eu libero para ele conectar apenas pelo mac e ip?
    Grato pela atenção.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ai no caso se for pra sua rede, você pode deixar no hotspot normal que vai pedir o login e senha, depois que logar toda as maquinas estao liberadas pra navegar ;]

    agora o que você me pergunto antes.. isso mesmo garoto ;]
    ip lan é gateway interno das maq..
    e wan é o da sua rede wireless.


    :] SEEE YAAA!

  5. #5

    Padrão

    tem um jeito mais facil.....
    vc poe o radio como cliente isp mesmo, so que na configuracao no servidor, vc nao cadastra ele em users no hotspot, cadastra em HOTSPOT/IP BINDINGS, e em type ponha bypassed, depois adicione uma queue pra ele. Pronto, agora nao precisa mais digitar senha, o servidor reconhece o MAC cadastrado ali e "passa direto", nao pede senha.

    Qualquer coisa estamos ai.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    Valeu pessoal.
    funcionou perfeitamente. muito show
    Grato.

  7. #7

    Padrão

    Opa, volto nesse tópico para ver sobre outro detalhe nesta mesma autenticação.
    No caso eu fiz o seguinte... coloquei o rádio como cliente isp, no servidor em hotspot eu coloquei o mac e o ip deme em ip bindings e marquei by passed. perfeito, conecta perfeitamente. Fui em queues e adicionei uma queue com o nome do cliente, em target address, coloquei o ip do AP, e em target download e target upload coloquei o limite ( avelocidade que ele contratou), mas no caso essa queue não funciona, todos os rádios que montei dessa forma navegam com toda a banda. fiz algo errado ou é diferente?


    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    simples,

    use o modo de operação
    Wireless ISP
    ou cliente ISP.. e não em modo Bridge..

    assim você vai configura o IP WAN do rádio (que vai ser o IP da sua rede normal)
    e o ip LAN (que vai ser o gateway do cliente)
    assim seu ap vai ser tornar um servidor com NAT.

    tendo que autenticar somente 1x e não em toda as maquinas.

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    sim , tem uma coisa errada meu caro.

    você criou a queue correto?

    mas você PEGOU ela e colocou acima daquela regra Do hospot?

    tem uma regra na queue que fica sempre em ultima, que é a ultima regra do hotspot que limita a quantos MB total o seu hotspot usa..

    você tem que pegar as queues que você fez , segurar ela e por elas encima dessa regra..

    segue a fotinha>
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QueuesHotspot.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	147,1 KB
ID:      	2015  

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se tiver mais alguma duvida,

    estamos aqui.

    ;}

  10. #10

    Padrão

    Realmente, o que etava faltando era arrastar as regras acima da regra do hotspot nas queues....
    Foi instantaneo, puxei as regras que tinha criado (estavam todas por ultimo na lista), e automaticamente comecei a conferir no trafeco que ele pegou as regras e realmente limitou a banda.
    Muito obrigado mais uma vez.


    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    sim , tem uma coisa errada meu caro.

    você criou a queue correto?

    mas você PEGOU ela e colocou acima daquela regra Do hospot?

    tem uma regra na queue que fica sempre em ultima, que é a ultima regra do hotspot que limita a quantos MB total o seu hotspot usa..

    você tem que pegar as queues que você fez , segurar ela e por elas encima dessa regra..

    segue a fotinha>