+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MKTK GATEWAY igual aos radios APROUTER?

    Pessoal, trabalho com provedores a algum tempo mas sou novo com o mirkotik, tenho a seguinte duvida, há como configurar o MKTK atravez do winbox para trabalhar da mesma forma que um access point com APROUTER funcionando como Ap gateway? Pra explicar melhor eh o seguinte:
    vou receber em meu MKTK um ip fixo (quente) direto do meu BACKBONE, porem se eu o configurar como ap bridge da forma com que todos os tutoriais que vi na rede o MKTK passa a funcionar como um swtich na porta wlan, ou seja, se o IP externo da minha rede (backbone) é 200.201.30.36/255.255.255.248 GW 200.201.30.34 tenho de colocar nos clientes um IP dentro desta rede apontando como gateway o mesmo gateway do ip externo (200.201.30.34), pelo menos foi a unica forma que consegui fazer funcionar aqui. Usando um radio com Aprouter (edimax 7209apg por exemplo) configuro o equip como Gateway e AP e o Nat funciona de tal forma que o Ip externo fica configurado na Lan (ex: 200.201.30.36) e na wlan onde os cliente vão conectar eu insiro um IP de rede frio comum, numa faixa a minha escolha (ex 10.0.0.1/255.255.255.0) e no cliente insiro um ip dentro desta faixa (ex 10.0.0.10/255.255.255.0 gateway 10.0.0.1), porem no MKTK não consegui fazer isto, há como fazer, se sim, algum pode me passar um tutorial de como fazer? qlqer coisa passem o msn pra eu add se for possivel.

  2. #2

    Padrão

    Camarada, fica chateado não, mas você não leu tudo que disse que leu nos manuais, senão você não estaria fazendo essa pergunta.

    Olha, não existe como comparar um ap com aprouter com o MK em ocasião alguma, o que você tem que fazer é colocar o seu ap em bridge, fazer todo o gerenciamento no MK, e FAZER UM NAT , para que uma interface fique completamente separada da outra, porém todos os detalhes de como fazer isso você encontra no forum, é só procurar com calma.


    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão

    Não fico chateado de forma alguma, estou aqui pra usar da ajuda do pessoal do forum, mas acho q mes expressei mal, não quis comparar o ap router com o mikrotik, nem tão pouco vou usar os dois em conjunto, o que quero é fazer o mikrotik funcionar como se "fosse" um ap router configurado com ap gateway, ou seja, 2 faixas de IP, uma saindo para a internet e outra (de ips frios) servindo de nat para os clientes. E li muita coisa de documentação, até video aula sobre mikrotik eu vi e não vejo nada neste sentido, ate encontrei algumas referencias mas não me sai bem nos testes que fiz, caso alguem tenha algum luz, ou talves se disponibilizar a me dar uma ajuda, talvez por email ou msn vou ficar mto grato. (meu msn [email protected])