+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dimensionamento, Qual usar, OMNI Hyperlink 8, 12 ou 15dbi ?

    Caros membros, estava buscando aqui no forum sobre a forma de atuação dessa antena com esses ganhos, mas nao conclui muita coisa, visto que sempre varias outras antenas sao sugeridas e tal, mas minha duvida e a seguinte, pra cobrir uma suposta area em 360°, e com uma faixa de atuação de ate 2 KM (a intenção saber como ter um melhor sinal possivel dentro desse raio que se forma a partir da antena e vai ate 2KM dela), qual dessas antenas usar? o relevo e bem diferente nas direçoes(um lado e plano, o outro e declive, etc...), e os clientes se espalham de 50metros da antena ate pouco mais de 2km dela, supondo que seria usado um radio de 400mw, e nao levando em conta as considerações da ANATEL, qual antena atenderia bem esta situação? Sei que seria bem melhor usar paineis, regulando em cada segmento, mas o caso seria mesmo com uma omni? Queria saber isso de pessoas com conhecimento tecnico ou mesmo transcriçoes de experiencias de usuarios que ja usaram essas antenas em casos parecidos, bom todas essas contribuiçoes seriam muito bem vindas!!!
    Desde ja agradeço a atençao!!!
    Última edição por mtmassa; 07-04-2008 às 19:29.

  2. #2

    Padrão

    Bom Dia Amigo, em questão das antenas é muito melhor usar Setoriais,ok...no teu caso vc pode usar setoriais de 14 Dbi 90 Graus...formando 360 graus...
    As Setoriais de uma regulagem que pode dimencionar elas...
    Agora pode pode usar Router Board 600 que suporta 4 Mini Cards, vc não vai ter dor de cabeça...vai conseguir atender uns 300 clientes dentro desses 2 km.

    Espero ter Ajudado,

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Olha,

    se for realmente usar antenas omnidirecionais poderá ficar com a Hyperlink de 15 deixando-a entre 15 e 20 metros de altura. Para 2KM jamais ponha uma Hyperlink de 15 DBi em uma torre de 36 metros, pois a mesma abre pouco na vertical favorecendo apenas aos clientes de 4 a 6 Km de distância, chegando em alguns casos a 8 ou mesmo 10 Km. Se a visada for boa poderá utilizar até mesmo uma antena de 12 DBi das seguintes marcas: Hyperlink, Ideal, Pluton ou Hypertec.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se for para atender no maximo a 40 clientes,
    usaria uma RB com 1 card de 100mw.. no maximo
    1 antena Hyperlink de 8db c; cabo LMR600 .

    quanto mais potencia mais interferencia..
    procure menos potencia e um canal que não esteja em uso!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmain Ver Post
    Bom Dia Amigo, em questão das antenas é muito melhor usar Setoriais,ok...no teu caso vc pode usar setoriais de 14 Dbi 90 Graus...formando 360 graus...
    As Setoriais de uma regulagem que pode dimencionar elas...
    Agora pode pode usar Router Board 600 que suporta 4 Mini Cards, vc não vai ter dor de cabeça...vai conseguir atender uns 300 clientes dentro desses 2 km.

    Espero ter Ajudado,

    Abraço

    Obrigado pela ajuda, como disse sei que a setorial funciona melhor mesmo, mas a solução nesse caso seria com qual das 3 omni cobriria a area de 2KM! Obrigado!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    se for para atender no maximo a 40 clientes,
    usaria uma RB com 1 card de 100mw.. no maximo
    1 antena Hyperlink de 8db c; cabo LMR600 .

    quanto mais potencia mais interferencia..
    procure menos potencia e um canal que não esteja em uso!
    Obrigado pela ajuda, no caso e um senao 3220, a potencia da pra ajustar pro melhor caso, quanto ao numero de clientes nao sei exatamente o quanto uma antena interfere nisso, mas a media e isso que vc citou, 40 com um pouco mais ou menos!

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    se for realmente usar antenas omnidirecionais poderá ficar com a Hyperlink de 15 deixando-a entre 15 e 20 metros de altura. Para 2KM jamais ponha uma Hyperlink de 15 DBi em uma torre de 36 metros, pois a mesma abre pouco na vertical favorecendo apenas aos clientes de 4 a 6 Km de distância, chegando em alguns casos a 8 ou mesmo 10 Km. Se a visada for boa poderá utilizar até mesmo uma antena de 12 DBi das seguintes marcas: Hyperlink, Ideal, Pluton ou Hypertec.
    Entao nao coloquei a altura ne, a antena esta em cima de um predio de 3 andares numa aste de 4m, ou seja algo em torno de 13~15 metros mas estou numa parte alta da cidade e o sinal vai ser irradiado para uma parte no mesmo plano e outra mais baixa, tipo estou na parte alta dai tem uma descida e depois sobe novamente ficando plano o terreno, os clientes estao perto e nao tenho a nescessidade de mandar o sinal para mais de 3KM, o que realmente nescessito e um sinal de execelente qualidade numa area de 2 a 3 KM no maximo ao redor da antena.

    Entao praticamente a antena de 15 e descartada, mas sera que essa area especifica nao conseguiria um sinal de melhor qualidade com uma de 8 do que uma de 12? esta e a grande questao! O que vc acha Marcelo? e a de 12 mesmo ou a de 8?

    Desde ja agradeço a sua ajuda e participação!