+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Postfix c/ SASL, DomíniosVirtuais (MySQL) e openSuSE 10.3. -_-

    E ai galera, beleza? Não sei se vocês já passaram por isso e talz, mas estou achando meio bizarro os erros. XD

    Não sei por qual motivo, mas não consigo fazer autenticação via SMTP no Postfix. Os recursos de IMAP e POP3 funcionam perfeitamente, com criptografia no banco de dados MySQL, tudo em ordem.

    Porém, quando vou me autenticar no SMTP pelo Outlook, por exemplo, ele pede novamente a senha e nos logs do sistema recebo a seguinte mensagem no /var/log/mail:

    "Mar 6 17:03:39 correio2 postfix/smtpd[3730]: connect from correio.tutopia.com.br[200.144.132.203]
    Mar 6 17:03:49 correio2 postfix/smtpd[3730]: warning: SASL authentication problem: unable to open Berkeley db /etc/sasldb2: No such file or directory
    Mar 6 17:03:49 correio2 postfix/smtpd[3730]: warning: SASL authentication problem: unable to open Berkeley db /etc/sasldb2: No such file or directory
    Mar 6 17:03:49 correio2 postfix/smtpd[3730]: warning: correio.tutopia.com.br[200.144.132.203]: SASL LOGIN authentication failed
    Mar 6 17:03:50 correio2 postfix/smtpd[3730]: lost connection after AUTH from correio.tutopia.com.br[200.144.132.203]"


    Meu arquivo do Cyrus-SASL:
    # Mantenha este arquivo no diretório /usr/lib/sasl2/smtpd.conf
    pwcheck_method: auxprop
    mech_list: login plain
    sql_engine: mysql
    auxprop_login: sql
    srp_mda: md5
    password_format: crypt
    sql_hostnames: localhost
    sql_user: post
    sql_password: [MINHA SENHA]
    sql_database: postfix
    sql_select: select password from mailbox where username = '%u@%r'
    sql_verbose: true
    ~
    ~

    Já no arquivo warn, recebo algumas informações adicionais:

    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: warning: SASL authentication problem: unable to open Berkeley db /etc/sasldb2: No such file or directory
    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: warning: SASL authentication problem: unable to open Berkeley db /etc/sasldb2: No such file or directory
    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: sql plugin could not connect to host localhost
    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: sql plugin couldn't connect to any host
    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: sql plugin could not connect to host localhost
    Mar 6 17:43:28 correio2 postfix/smtpd[3821]: sql plugin couldn't connect to any host

    Já tentei:
    - Trocar de localhost p/ 127.0.0.1 no SASL sem resultado.
    - Permitir pelo MySQL o acesso à 127.0.0.1 sem resultado.
    - Trocar em todos os arquivos mysql*.cf os dados de localhost p/ 127.0.0.1 também sem sorte. :lol:
    - Testar a consulta SQL informada no smtpd.conf diretamente no MySQL pra ver se estava errada e está ok.
    - Verifiquei as permissões do usuário especificado no smtp.conf para acesso ao MySQL e está ok.

    Bom, não sei o que pode ser. Alguém já teve esse problema? Galera, juro estou ficando de cabelos brancos por causa disso. -_-

    Valeu. :P

    Nota: Usei este tutorial como base pra montar o correio, apesar de ter feito uma modificação: Patch para compilar com gcc4.
    Montando um servidor de e-mail completo com Postfix
    Última edição por Bit; 06-03-2008 às 16:50. Razão: Esqueci de colocar o artigo de base para criar o servidor de correio.

  2. #2

    Padrão

    Descobri qual o problema. Faltava um patch de correção para o MySQL que pode ser baixado aqui:

    http://frost.ath.cx/software/cyrus-s...19-sql.c.patch

    Após aplicar o patch funcionou perfeitamente. =)

  3. #3

    Padrão

    Bit,

    Estou passando pelo mesmo problema. Idêntico ao seu (erro). A diferença é que estou usando o CentOS v5.1 e pretendo usar o authdaemon como pwcheck.

    Cara já fucei em tudo e nada resolve. Estou reinstalando todo o sistema para ver se encontro qualquer falha que seja, mas acho que darei com a cara na água...