+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão 2 link's na mesma placa

    Pessoal estou com uma duvida. tenho dois IP's da mesma operadora e gostaria de configura os dois na mesma placa de rede e manda o link de um IP para uma faixa de IP e o outro para uma outra faixa. tem como? As faixas estaria na mesma placa de rede local.

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão 2 Link´s

    Olá teoricamente deveria funcionar, mas só testando mesmo. Outra coisa aconselho 2 placas pelo trafego q vai gerar.

  3. #3
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Olá teoricamente deveria funcionar, mas só testando mesmo. Outra coisa aconselho 2 placas pelo trafego q vai gerar.
    Você fala colocar uma outra placa para os link's ou para o local?

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão 2Link´s

    Cada link entrar numa placa de rede.

  5. #5

    Padrão Vlan

    Na verdade, se você tiver um Switch que ofereça a possibilidade de vc criar VLANs aí vc pode usar uma única placa mesmo. É só criar as VLANS no mikrotik.

    Fica mais profissional.

  6. #6

    Padrão

    Para facilitar aconselho usar 2 placas de rede no MK.
    Até para você ter controle (monitoramente separado de cada link).

    A não ser que sua máquina não tenha mais slots, o custo de uma placa é irrisório pelo benefício e facilidade que terá.

  7. #7

    Padrão

    Ola Markey,



    sua sugestão de switch com recurso de VLAN.

    Qto custaria hoje um switch com VLAN... conheces algum de baixo custo? Gostaria de comprar um.

    Citação Postado originalmente por Markey
    Na verdade, se você tiver um Switch que ofereça a possibilidade de vc criar VLANs aí vc pode usar uma única placa mesmo. É só criar as VLANS no mikrotik.
    ==> "criar VLANs no mikrotik..." (Onde? Qtas? Em cada etherN... cria-se apenas 01 VLAN)


    Abraços,
    Última edição por mson77; 12-04-2008 às 10:58.

  8. #8

    Padrão

    O detalhe é que realmente a falta de slots nas máquinas compromete o uso de mais de uma placa.

    E quanto ao controle: com VLANs vc vai ter o controle separado. Já que o mikrotik trata cada VLANs como uma interface distinta. Dando pra fazer tudo como se fosse uma placa distinta.

    Falow

  9. #9

    Padrão

    Tem os Switches Compex que oferecem recurso VLAN e são baratinhos. Em torno de R$ 200,00 com 16 portas.

    falow

  10. #10

    Padrão

    Ola Markey,



    Considerando que o PC-Mikrotik tenha apenas 01 interface ethernet destinado ao link (aos links) com internet.

    Considerando que tenho esse managed-switch com recurso de VLAN.

    Considerando que tenho 2 ou mais links... por exemplo 4 links.

    COMO criar VLANs no Mikrotik... se para cada interface ethernet é possivel criar apenas 01 VLAN ?
    No exemplo com 04 links... desejaria ter no Mikrotik... 04 VLANS... correto? Como criar essas 04 VLANs?




    Abraços,

  11. #11

    Padrão 4094 VLANs

    Na verdade da pra criar até 4094 VLANs...

    Interfaces - Add - VLAN, na telinha que abrir é só escolher a interface do link e colocar o VLAN ID que seu link tá conectado no Switch.

    falow

  12. #12

    Padrão

    Ótimo.

    E,... voce tem algum fornecedor desses switches COMPEX?




    Abraços,

  13. #13

    Padrão

    Tanto o pessoal da Linkteck como da Turbolink tem.

    Abraços.

  14. #14

    Padrão

    Ola Markey,


    Segue meu ambiente:


    • Interface ethernet ==> chamada "wan1"

    Essa interface ethernet possui mac-address = 00:E0:7D:43:E9:16

    Sobre essa interface "wan1" criei 04 VLAN, cujos nomes sao:

    • vlan1
    • vlan2
    • vlan3
    • vlan4


    cujos vlan-id sao respectivamente 1,2,3,4.

    Após comando: /interface vlan print detail
    recebo a seguinte informação:

    Código :
    Flags: X - disabled, R - running 
     0  R name="vlan1" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=1 interface=wan1 
     1  R name="vlan2" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=2 interface=wan1 
     2  R name="vlan3" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=3 interface=wan1 
      3  R name="vlan4" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=4 interface=wan1
    EXISTE alguma forma de eu alterar mac-address das VLAN (vlan1, vlan2, vlan3, vlan4) ?





    Abraços,

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu procurei por aqui e não vi nenhuma possibilidade de mudar o mac de uma vLan.

  16. #16

    Padrão

    Eu desconheço formas de atribuir MACs a VLANs, mas qual seria a necessidade disto?

    Falow


    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Ola Markey,


    Segue meu ambiente:


    • Interface ethernet ==> chamada "wan1"
    Essa interface ethernet possui mac-address = 00:E0:7D:43:E9:16

    Sobre essa interface "wan1" criei 04 VLAN, cujos nomes sao:

    • vlan1
    • vlan2
    • vlan3
    • vlan4

    cujos vlan-id sao respectivamente 1,2,3,4.

    Após comando: /interface vlan print detail
    recebo a seguinte informação:

    Código :
    Flags: X - disabled, R - running 
     0  R name="vlan1" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=1 interface=wan1 
     1  R name="vlan2" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=2 interface=wan1 
     2  R name="vlan3" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=3 interface=wan1 
      3  R name="vlan4" mtu=1500 mac-address=00:E0:7D:43:E9:16 arp=enabled vlan-id=4 interface=wan1
    EXISTE alguma forma de eu alterar mac-address das VLAN (vlan1, vlan2, vlan3, vlan4) ?





    Abraços,

  17. #17

    Padrão

    Olá Markey...




    a tecnologia "cable-modem"... usam os CMTS (cable modem termination system).

    Os CMTS distribuem IPs baseados no endereço MAC da placa de rede (cliente/usuario... no caso eu com minhas VLANs).

    "Acredito" que se eu conectar via switch com VLAN... os cable-modems chegando na minha UNICA interface ethernet com VLANs (vlan1/vlan2/vlan3/vlan4)... eu terei as 04 VLANs com mesmo IP/rede/gateway/mascara...

    Dai a minha "preocupação" em alterar mac fisico das VLANs criadas.





    Abracos,

  18. #18

    Padrão

    Pelo que eu entendi, seu interesse é dá um ip a cada VLAN, certo?

    Se for isso, vc faz da mesma forma que faria pra qualquer outra interface. É só escolher a VLAN que vc deseja atribuir o IP.


    Se não for isso explica melhor teu interesse pra ver se eu posos ajudar.


    Abraços.

  19. #19

    Padrão

    EXATO.


    Quero configuracoes DISTINTAS em cada VLAN (1,2,3,4).
    Porém essas configuracoes eu vou receber AUTOMATICAMENTE, via um server DHCP do CMTS. Digo: Eu nao tenho condicoes de atribuir uma configuracao ESTATICA, pois cable-modem nao funciona dessa forma. Ou seja, clientes cable-modem devem ter IP no modo automatico para receber CONFIG completa.

    Porém... o CMTS (dhcp) distribui IP baseado no endereço MAC da estacao (no caso eu com 4 VLANs). E como as VLANs herdaram MAC da minha interface ethernet... "suponho" que receberei mesma CONFIG nas 4 VLANs criadas... do dhcp do cmts.


    Esse é o meu temor... antes de comprar um switch desses para testar.



    ABraços,