+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Luciana-Martins Ver Post
    Bom estou com 03 Links Fulls

- 02 Mb Embratel
    - 02 Mb brt
    - 01 Mb Brt

O Servidor Possue 04 Placas de Rede, 1 para cada Link e 01 para o concentrador PPPOE!

Segue o expot

/ ip address
    add address=200.248.XXX.XXX/24 network=XXX.XXX.XXX.XXX broadcast=XXX.XXX.XXX.XXX interface=ether1 comment="Link01 2Mb FULL Embratel " disabled=no
    add address=201.16.XXX.XXX/24 network=XXX.XXX.XXX.XXX broadcast=XXX.XXX.XXX.XXX interface=ether2 comment="Link02 2Mb FULL Brt " disabled=no
    add address=189.30.XXX.XXX/24 network=XXX.XXX.XXX.XXX broadcast=XXX.XXX.XXX.XXX interface=ether3 comment="Link03 1 Mb FULL Brt" disabled=no
    add address= network= broadcast= interface=ether3 comment="" disabled=no

ROTAS
    Citação:
    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.XXX..XXX.XXX/24 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.XXX.XXX.XXX/24 scope=255 target-scope=10 routing-mark=3_rota comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.XXX.XXX.XXX/24 scope=255 target-scope=10 routing-mark=2_rota comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.XXX.XXX.XXX/24 scope=255 target-scope=10 routing-mark=1_rota comment="" disabled=no

MANGLE

Citação:
    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=primeiro passthrough=yes comment="Loadbalance" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-mark=primeiro action=mark-routing new-routing-mark=1_rota passthrough=no comment="" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=segunda passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-mark=segunda action=mark-routing new-routing-mark=2_rota passthrough=no comment="" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=terceira passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether3 connection-mark=segunda action=mark-routing new-routing-mark=3_rota passthrough=no comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=1_rota passthrough=yes comment="" disabled=no

Citação:
    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=primeiro action=src-nat to-addresses=189.XXX.XXX.XXX to-ports=0-65535 comment="NAT" disabled=no
    add chain=srcnat connection-mark=segunda action=src-nat to-addresses=201.XXX.XXX.XX to-ports=0-65535 comment="" disabled=no
    add chain=srcnat connection-mark=terceiro action=src-nat to-addresses=200.XXX.XXX.XXX to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

Dúvida!

Os contatores do NAT, não se modificam, o do mangle quase nada!

Algo errado?

Já possuo LB por grupo e por protocolo!

Queria testar NTH!

Obrigado

Voce distribui IPs válidos para seus clientes????

Se não, não seria o caso de habilitar no NAT o "action=masquerade""???

2. Caro mson77

Tudo bom?

Eu estava lendo sobre o Nth, e tb em suas respostas.. e me surgiram 2 dúvidas.. e gostaria de saber se vc poderia me ajudar com as mesmas.

1- Simulamos uma situação onde existem 2 Links, onde um é de 1M e outro de 8M, como ficaria a contagem e as regras?

eu teria que criar para cada contagem 1 regra?? ou serão 2, uma para o link A e outro para o link B ?

E as mesmas seria assim (9,1,0) Link A e (9,1,1) Link B ??

2- E sobre a questao dos DNS?? no caso se entrar um terceiro Link? Formando 3 Links de 3 Operadoras diferentes? Como ficaria essas configuração dos DNS??

Desde já.. agradeço sua atenção.

Abraços.
    Deivyn

3. Ola deivyn,

A resposta para sua dúvida você encontra se você fizer um "search" bem básico.

Mas diante da sua "comodidade", segue o link AQUI.

Qto a questão de DNS... tenho certeza que você sabe a resposta da sua pergunta.

SE desejar me qualificar, clique AQUI.

Abraços,

4. Sim tirando base exatamente desse topico q vc citou,
    no qual eu ja havi lido com bastante atençao.

E efetuei a aplicaçao dessa regra, (adaptando para a situaçao indicada acima)

E o que aconteceu?

o Link que marquei ( 0 ), contou no total um maior numero de Mega do que o Link que foi adiciona para passar por (8x).

"Após deixar 3 horas fazendo essa contagem, ele está marcando nesse momento 225 mega para o (0) e 152 mega para o link que era pra passar 8x mais, com um total de pacotes 997.600 X 666.500" isso na marcaçao para rota.

Mas na marcaçao das novas conexoes. ele marca tudo igual, tanto nos pacotes e no tamanho... nas 9 regras criadas.

e foi colocado no mangle assim
    (8,1,0) Link A
    (8,1,1) Link B
    (8,1,2) Link B
    (8,1,3) Link B
    (8,1,4) Link B
    (8,1,5) Link B
    (8,1,6) Link B
    (8,1,7) Link B
    (8,1,8) Link B

E ae?? será q to fazendo algo errado?

Pois se fosse para dividir igual pelos 2 links... pela marcaçao fica tudo certinho.. meio a meio para cada link.. porem para links de diferentes tamanhos.. ta mais complicado..

mais uma vez
    Obrigado..

Abraços..

5. Ola deivyn,

Sua nota é LOUVOR.

Parabéns.
    É tudo que eu posso dizer.

Abraços,

Tópicos Similares

1. LB NTH NA VERSAO 3.X
    Por shalom_rm no fórum Redes
    Respostas: 3