+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Aplicativo para reset de senha (Self Service de Senha)

    Caros,

    Gostaria de saber se alguém conhece alguma aplicação "linux" que se integre com o Active Directory e permita ao usuário final resetar (restaurar, reiniciar, atualizar) suas próprias senhas.

    Estamos com um volume absurdo de chamados em nosso Service Desk (80%) e a idéia da utilização deste aplicativo, é eliminar a necessidade de atuação desta área e dos administradores de sistemas para o atendimento desta demanda.

    Para não sermos uma exceção a regra da maioria das empresas, não temos "grana" para a aquisição de uma ferramenta destas.

    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Amigo nunca usei um software desse tipo mas procurei no sourceforge e achei um monte de opção ta aqui uma lista pra você olhar algum que te ajude:
    SourceForge.net: Software Search

    abraços

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Thumbs up

    entra no baboo pesquisa tem um programa free vc cria um cd de boot ou mesmo disquete e reseta até mesmo a senha do administrador do windows XP, é muito bom

  4. #4

    Thumbs up

    Caro amigo Genesis,

    Não se trata em desbloquear a senha do administrador.

    Não sei se consegui me fazer claro na abertura deste tópico, mas o que eu estou precisando é de um programa que possibilite o usuário desbloquear sua própria senha quando esta for bloqueada.

    Imagine que você trabalhe em uma empresa e sua senha encontre-se bloqueada. Você deverá abrir um chamado no Help Desk para solicitar o desbloqueio e este as vezes costuma demorar. O ideal seria que o próprio usuário pudesse se alto desbloquear mediante a este software. Estes softwares permitem isso através de desafios, ou seja, perguntas em que o usuário deverá responder e se acertá-las receberá uma nova senha (Ex: Qual o nome da sua mãe?). Além de desafogar o Help Desk, isto também agiliza a vida do usuário. Todos saem satisfeitos.


    Caro Ruyneto,

    Obrigado pela dica, vou dar uma pesquisada no link que você passou. Caso encontre alguma coisa aviso.

    Obrigado!

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Thumbs up

    Bom eu acho muito complicado já que a MS esta tentando colocar muita segurança em seu AD desde as antigas versões do sistemas OS, isso na verdade é um desafio aos Haker do bem, ou vc poderia usar TS do proprio WServer pra não ter q ir até o cliente ai vc desbloqueia e pronto. mais boa sorte

  6. #6

    Thumbs up

    Caro Genis,

    Estas soluções já existem, mas até onde sei todas pagas.... e bem pagas $$$$$. Estava na expectativa que existisse uma solução free que resolvesse este problema.

    Abaixo links de algumas destas soluções:

    Citrix - Citrix Password Manager

    ActivIdentity SecureLogin Password Reset Manager

    Self-service Password Reset with NetWrix Password Manager - NetWrix Corporation

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão Olá !

    Olá,

    Gostaria de saber se conseguiu alguma coisa sobre o sistema de "reset" de senha?
    Estou tentando realizar a mesma coisa, mas em ambiente Microsoft, em minhas pesquisa encontrei algo sobre LDAP, preciso agora descobrir como integro o ASP.NET já q o sistema que pretendo criar é WEB com o LDAP.
    Caso tenho conseguido algo, me avise, por favor.

    Obrigado.

  8. #8

    Padrão

    vindo aqui soh pra te falar um detalhe vc fazendo essa funçao de desbloqueio automatico vc vai estar ferrando com a segurança da sua rede eu sei q da trabalho o desbloqueio de senha agora pense assim digamos q vc um determinado usuario vai ficar apenas 30 dias usando a sua rede quando acabar esse tempo o sistema bloqueia ela blz se outra pessoa desbloquear a senha dele ?? e passar a usar ela para fazer bagunça na rede???
    na minha opiniao vc quer tirar um peso das suas costas sendo q vai abrir uma falha de segurança enorme !!!

  9. #9

    Padrão

    Caro noir,

    Não estarei fazendo nenhuma bagunça como você colocou.... Apenas estarei automatizando um processo de maneira segura e trazendo um retorno financeiro para a empresa, pois o número de tickets abertos no service desk vão diminuir absurdamente.

    Quanto a questão da suposta pessoa desbloquear a senha desse usuário.... acho pouco provável... O desbloqueio é feito através de desafios como já expliquei nos outros posts.... Ou seja, o usuário só conseguirá desbloquear a senha mediante a resposta correta de uma série de perguntas que serão feitas na tentativa do desbloqueio, sendo que tais respostas, somente o usuário dono daquele login saberia responder.

    Na minha opinião você não entendeu o funcionamento correto da ferramenta!
    Contudo, obrigado pela atenção.

    OBS: Segurança não é produto, segurança é processo!!!


    Caro Luckfox,

    Ainda não.... Caso eu consiga, pode deixar que vou postar aqui.

    Abrçs.

  10. #10

    Padrão

    Prezado Amigo não estou dizendo que vc vai fazer uma bagunça acredito q me expressei mal. O que estou dizendo e isso infelizmente acontece e q um usuario passa senha para outro ou mesmo aqueles usuarios mais leigos pedem ajuda para usuarios digamos mais espertos e os mesmo passam a ter tais informaçoes sobre a vida da pessoa.
    quando vc fala nesses questionamentos geralmente são eles (cpf rg nome da mae do pai filho espirito santo etc etc etc...), não são tão dificieis de se conseguir.
    Por isso disse q com essa solução vc acaba criando uma vulnerabilidade na sua rede podendo potencializar dores de cabeças futuras e aquela velha historia cobertor pequeno quando vc cobre a cabeça descobre os pés.
    Estou apenas colocando a minha visão nessa solução que vc esta adotando.

    Atenciosamente

    Noir

  11. #11

    Padrão Re: Aplicativo para reset de senha (Self Service de Senha)

    Eu desenlveria um app !! Depende do acordo financeiro.