+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão openvpn e rede interna

    Bom dia,

    Eu fiz uma vpn entre minha matriz e 5 filiais, esta tudo certo e funcionando. So que eu tenho um problema, o escopo de rede da matriz interna é 192.168.1.0/24 e os ips das filiais pela vpn são 10.0.1.0/24 o problema esta em um filial que a rede interna é 192.168.1.0/24, quando essa filial tenta conectar com um servidor interno da matriz ela acha que é da rede local dela. Tem como resolver isso sem alterar o escopo de rede interna da filial?


    Att

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beowulf Ver Post
    Bom dia,

    Eu fiz uma vpn entre minha matriz e 5 filiais, esta tudo certo e funcionando. So que eu tenho um problema, o escopo de rede da matriz interna é 192.168.1.0/24 e os ips das filiais pela vpn são 10.0.1.0/24 o problema esta em um filial que a rede interna é 192.168.1.0/24, quando essa filial tenta conectar com um servidor interno da matriz ela acha que é da rede local dela. Tem como resolver isso sem alterar o escopo de rede interna da filial?


    Att
    Altera da matriz, rsrsrsrs

  3. #3

    Padrão

    Era justamente isso que eu nao gostaria de fazer, alterar o escopo da matriz e das filiais, mais eu acho que vou ter que alterar em um dos dois.


    Valeu...

  4. #4

    Padrão

    Correto: Altere a sua topologia de rede para ela ficar "decente".

    Incorreto: Existe um modulo do iptables.. parece que é o "MIRROR" que pode fazer essa magica para voce... o que é isso, ele faz voce enxergar uma rede como se fosse outra por exemplo:
    voce tem ambas a redes 10.1.1.0/24, so que no lado A a rede do lado B vai ser 10.1.2.0/24, enquanto que no lado B a rede continua sendo 10.1.1.0/24 mas a rede do lado A ja vai aparece como 10.1.2.0/24 ou 10.1.0.0/24 ou como voce quiser... como voce quiser "espelhar" esta rede... se eu nao me engano é isso que faz.

    Mas sinceramente eu aconselho a fazer o correto por diversos motivos, inclusive porque é um negocio facil eu diria... mudar o endereco é melhor do que fazer uma gambiarra.

  5. #5

    Padrão

    Como assim?

    Voce diz mudar o escopo de rede da matriz? tipo para 192.168.19.0/24, para ficar diferente do escopo interno das filiais. Seria isso o correto?


    Acho que vou fazer isso mesmo


    Obrigado pela dica

  6. #6

    Padrão

    Sim faça o correto, que é mais facil e mais simples de entender. O importante é que as suas redes nenhuma tenham IP iguais, pois voce sabe neh, ele nao vai enxergar a outra rede como "remota".
    Eu disse a solução anterior que existia uma possibilidade poraqui é o que eu tenho aqui... duas redes iguais, e nenhuma vai dar o braço a torcer.