+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Qual e o DBi?

    Pessoal eu construi uma antena Omni caseira e queria sabe com quantos dbi ela ficou. tem como eu saber atraves de algum programa?

    Abraço a todos

  2. #2

    Padrão

    Não conheço nenum software para essa finalidade, mas com certceza um bom wattimetro seria a solução ideal.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Não conheço nenum software para essa finalidade, mas com certceza um bom wattimetro seria a solução ideal.
    Via software não da, tem q ser via equipamento eletrônico.

  4. #4

    Padrão

    com watimetro nao vair dar ja que ele mede a potencia do transmissor e nao da antena, um teste pratico seria por comparacao. Com uma placa pci cliente que mede o sinal em db, primeiro tem que ter uma referencia de alguma antena que vc conheca o ganho, verifica em uma placa cliente quanto e o sinal, depois troca pela sua gambiarra, e tera aproximado o sinal da sua.

    Digamos que na placa cliente vc tem uma leitura de -50db da antena conhecida por ex uma omni de 12db, agora vc troca a antena se aleitura ficou -52, quer dizer que sua antena tem 10db.
    Apenas pra ter uma ideia.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Pessoal eu construi uma antena Omni caseira e queria sabe com quantos dbi ela ficou. tem como eu saber atraves de algum programa?

    Abraço a todos
    Olá,

    Não sei se vai te ajudar, mas tem o Network Stumbler, vc liga a antena num ap e conecta atraves de um cliente e ele vai te dando as medidas, já usei ele pra verificar situiação de canais com mais ou menos interferencia.

    Segue arquivo anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  6. #6
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Olá,

    Não sei se vai te ajudar, mas tem o Network Stumbler, vc liga a antena num ap e conecta atraves de um cliente e ele vai te dando as medidas, já usei ele pra verificar situiação de canais com mais ou menos interferencia.

    Segue arquivo anexo.
    Já tenho ele instalado no notebook. Em que distância tenho que colocar o AP com a antena para ter uma ideia melhor? Devo deixa o AP com 63mw que e o padrão dele?

    desde já obrigado pela dica.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Já tenho ele instalado no notebook. Em que distância tenho que colocar o AP com a antena para ter uma ideia melhor? Devo deixa o AP com 63mw que e o padrão dele?

    desde já obrigado pela dica.

    Não sei qual a sua idéia com a antena, mas já que vc vai testar mesmo, deixe o ap em 63mw e com o notbook, vai fazendo os testes aumenta a distancia, depois é só aumentar a potencia do ap e vc terá mais resultados.

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    É a melhor opção para testar.

  9. #9

    Padrão

    Mesmo assim vc tem que fazer os testes antes com uma antena de ganho conhecido, anotar todas as medicoes, e depois trocar e comparar com a sua antena, se nao for dese jeito, os testes nao tem nenhuma referncia, ja que o desibel e uma medida de comparacao, e nao absoluta.

  10. #10

    Padrão como no notbook

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Já tenho ele instalado no notebook. Em que distância tenho que colocar o AP com a antena para ter uma ideia melhor? Devo deixa o AP com 63mw que e o padrão dele?

    desde já obrigado pela dica.
    como vc colokou isso no not amigo
    com adaptador usb
    se for vc nao tira base disso
    e nem com a placa
    vc tem que fazer assim como o amigo acima falou testar com uma antena conhecida primeiro

  11. #11

    Padrão

    Voce deve fazer testes usando a antena em um link, não só transmitindo, mas principalmente recebendo sinal, já que o ganho da antena está ligado a capacidade de concentrar o sinal de RF.