+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida link compartilhado para uso do VOIP ?

    Pessoal, podem me ajudar.
    Estou vendo se é possível implementar voip no meu link junto a a minha rede interna. Só que não mecho com voip, queria a opinião de vocês da área. A idéia inicial é trabalhar com 4 portas voip.
    O cenário é esse:

    link 2 megas dedicado
    |
    roteador com QOS p/ VOIP
    |
    Switch gerenciável com QOS p/ voip - Firewall a 1,5 mega - Rede InT
    |
    VOIP

    Alguém tem ideía se o meu esquema vai funcionar bem ? O Voip precisa de link dedicado exclusivamente para ele ?

    Obs.:
    - A idéia é deixar o voip separado da rede interna.
    - A rede Interna tem 150 computadores.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,

    Então você reservou 500Kbps para o serviço de VoIP e esta usando roteadore e switche que conseguem priorizar esse serviço.

    Se tudo estiver bem configurado você vai estar bem! Não se esqueça que essa tecnologia não depende só de se ter largura de banda disponível, ela é sensivel a latencia, jitter (variação da latencia) e perda de pacotes. Seus equipamentos deveriam cuidar desses aspectos.

    Que protocolo você vai utilizar? Porque existem diferenças de consumo de banda. Os que eu já trabalhei foram 2, G711u e G729.

    O protocolo G711u ele ocupa mais banda, 64Kbps de payload e se for somar os headers ethernet ele chega a 90Kbps. Isso você pode ver facilmente em um switch, monitorando a interface no momento de uma ligação. Já o G729 usa somente 8Kbps de payload e somando os headers chega a 40Kbps. A coisa é que esse ultimo precisa de licensa.

    Com esses valores de largura de banda você pode ver que os seus 500Kbps vão sobrar, mesmo com os headers! Isso se você for usar 4 linhas!

    Eu acho que a quantidade de estações que você tem na sua rede interna não vai influenciar na qualidade da voz se os seus equipamentos estiverem bem configurados para realizar QoS.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Olá amigo,

    Então você reservou 500Kbps para o serviço de VoIP e esta usando roteadore e switche que conseguem priorizar esse serviço.

    Se tudo estiver bem configurado você vai estar bem! Não se esqueça que essa tecnologia não depende só de se ter largura de banda disponível, ela é sensivel a latencia, jitter (variação da latencia) e perda de pacotes. Seus equipamentos deveriam cuidar desses aspectos.

    Que protocolo você vai utilizar? Porque existem diferenças de consumo de banda. Os que eu já trabalhei foram 2, G711u e G729.

    O protocolo G711u ele ocupa mais banda, 64Kbps de payload e se for somar os headers ethernet ele chega a 90Kbps. Isso você pode ver facilmente em um switch, monitorando a interface no momento de uma ligação. Já o G729 usa somente 8Kbps de payload e somando os headers chega a 40Kbps. A coisa é que esse ultimo precisa de licensa.

    Com esses valores de largura de banda você pode ver que os seus 500Kbps vão sobrar, mesmo com os headers! Isso se você for usar 4 linhas!

    Eu acho que a quantidade de estações que você tem na sua rede interna não vai influenciar na qualidade da voz se os seus equipamentos estiverem bem configurados para realizar QoS.
    Ok amigo.
    Bom esses protocolos suponho que sejam do voip correto. A empresa do voip disse que por cada canal vou ocupar 32kbps, o tipo de protocolo eu não qual é : )

  4. #4

    Padrão

    Ola amigo,

    Então esses são os codecs utilizados!
    Nesse site --> Codecs - voip-info.org <-- existe uma tabela com os diferentes codecs e quanto de largura de banda eles utilizam! Da uma olhada! Bem legal!

    Abraço

  5. #5

    Padrão abra o olho

    Abra o olho com o que você lê por ae e o que acontece na prática.
    Você já viu algum AP de 54Mb transferir na velocidade nominal?
    A mesma coisa acontece com os Codecs..
    Certa vez eu medi quanto de banda o G729a realmente consome e cheguei no seguinte:

    TCP (SIP/ Sinalização): 4k
    UDP (RDP/ Mídia): 24k

    Ou seja, dos ditos 8k, na verdade ele consome 28k no total, entre sinalização e a mídia (áudio).

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hamasterisk Ver Post
    Abra o olho com o que você lê por ae e o que acontece na prática.
    Você já viu algum AP de 54Mb transferir na velocidade nominal?
    A mesma coisa acontece com os Codecs..
    Certa vez eu medi quanto de banda o G729a realmente consome e cheguei no seguinte:

    TCP (SIP/ Sinalização): 4k
    UDP (RDP/ Mídia): 24k

    Ou seja, dos ditos 8k, na verdade ele consome 28k no total, entre sinalização e a mídia (áudio).
    Então amigo,

    Os 8k que ele diz consumir são reais!
    Não sei como você fez para medir isso!
    O problema é que você ainda tem os headers e isso mais...
    Os 8k são de payload!

  7. #7

    Padrão Metodologia

    Será que é isso mesmo, amigo?
    Essa medição foi feita em um cliente nosso.
    Ele estava tendo problemas com banda, pois o cálculo que haviam feito, era em cima dos 8k.
    Ae eles pediram que a empresa que presta suporte a eles, fizesse um monitoramento em tempo real, direto no router.
    Segundo me informaram, o switch foi desligado, garantido que todo o tráfego gerado, fosse exclusivamente do voip ligado direto ao router.


    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Então amigo,

    Os 8k que ele diz consumir são reais!
    Não sei como você fez para medir isso!
    O problema é que você ainda tem os headers e isso mais...
    Os 8k são de payload!

  8. #8

    Padrão

    Então meu amigo!! Hehehe
    Você estava olhando o trafego junto com headers ethernet!
    Monitorando a interface do roteador ou switch é o que você vai ver!

    E basicamente se você soma todos os headers você terá aproximandamente uns 40kbps, mas isso muda dependendo de como você esta configurando seu PBX-IP! Aqui você pode fazer umas continhas!

    VoIP Bandwidth Calculator - Packetizer

  9. #9

    Padrão Consumo real

    Mas no final das contas, se o tráfego é gerado 'pra fora', o que devo levar em consideração pra saber quanto de banda realmente está sendo usado são os 40k?

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Então meu amigo!! Hehehe
    Você estava olhando o trafego junto com headers ethernet!
    Monitorando a interface do roteador ou switch é o que você vai ver!

    E basicamente se você soma todos os headers você terá aproximandamente uns 40kbps, mas isso muda dependendo de como você esta configurando seu PBX-IP! Aqui você pode fazer umas continhas!

    VoIP Bandwidth Calculator - Packetizer

  10. #10

    Padrão

    Então...

    Isso ai tem que ver como esta sendo feito o controle de banda do seu provedor! Se só leva em consideração o payload ou os headers junto!
    Eu acho mais garantido levar em consideração os headers junto!

    Ai para um G711 você vai ter aproximadamente uns 90kbps!

  11. #11

    Padrão

    E os requerimentos mudam um pouco se você usa supressão de siliencio.
    Ai você vai ter no máximo, para G729, os 40kbps e em média uns 20kbps! Você poder verificar no site que te passei!

  12. #12

    Padrão mrtg

    Tenho um servidor na Alog e pelo MRTG deles, realmente consome muito banda. Creio que leva em conta tudo mesmo.

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Então...

    Isso ai tem que ver como esta sendo feito o controle de banda do seu provedor! Se só leva em consideração o payload ou os headers junto!
    Eu acho mais garantido levar em consideração os headers junto!

    Ai para um G711 você vai ter aproximadamente uns 90kbps!

  13. #13

    Padrão

    É Hehehe consome banda sim!

    Até porque se os provedores não considerassem os headers em uma internet normal você nunca conseguiria chegar aos 512kbps, por exemplo! Você chegaria a uns 480Kbps...

  14. #14

    Cool

    Citação Postado originalmente por robsoncb Ver Post
    Pessoal, podem me ajudar.
    Estou vendo se é possível implementar voip no meu link junto a a minha rede interna. Só que não mecho com voip, queria a opinião de vocês da área. A idéia inicial é trabalhar com 4 portas voip.
    O cenário é esse:

    link 2 megas dedicado
    |
    roteador com QOS p/ VOIP
    |
    Switch gerenciável com QOS p/ voip - Firewall a 1,5 mega - Rede InT
    |
    VOIP

    Alguém tem ideía se o meu esquema vai funcionar bem ? O Voip precisa de link dedicado exclusivamente para ele ?

    Obs.:
    - A idéia é deixar o voip separado da rede interna.
    - A rede Interna tem 150 computadores.


    funcionará muito bem sim.
    Lembrando:
    Use codec G729A, é um codec de compressão mais baixa ( ele GASTA MENOS ) para voz e a qualidade é a mesma.
    O problema que eu "LI" agora é que vc tem uma rede com 150 COMPUTADOR né ?
    então ..
    150 computadores "é MUITA COISA".
    que tal você comprar "UM LINK SEPARADO" ?
    aguardo resposta =*