+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Trabalhando com rotas

    Olá a todos,

    A questão é preciso fazer um roteamento dos seguintes diagramas de 6 unidades com a seguinte disposição?
    A- 192.168.1.0
    B- 192.168.2.0
    C- 10.1.1.0
    D- 192.168.5.0
    E- 192.168.4.0
    F- 192.168.3.0

    Então amigos essa rede não se conversa como eu faço pra isso aí enxergar uma com a outra, se alguém puder me responder eu agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Acho que ninguem entendeu o seu problema, e qual estrutura voce possui e tudo mais... simplesmente "porque essas redes nao conversam" é muito amplo, acredito que se voce detalhar maiores informações alguem poderá ajuda-lo

  3. #3

    Cool Então isso é uma coisa que foi perguntada para mim.

    Mais assim, assim como está lá imaginem que as letras cadas um seja um micro com esse ip e acho que se tratando de uma empresa seria muito erroneamente colocar isso para a empresa, então acredito que seja algo tipo WAN mesmo de grande porte e que as unidades se conversem, pois bem, pelo que andei vendo aqui teria alguma coisa a ver com máscara de rede ou que. Bom é isso mesmo que eu tenho pra responder a sua pergunta. Mais para que você entenda isso foi perguntado a mim dessa forma e não me disseram mais nada.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Sinceramente,

    Assim não vamos chegar a lugar nenhum!!!!!!!!!!!!!

  5. #5

    Padrão

    Concordo, com o pessoal. Não vamos chegar a lugar algum. Se você simplesmente fizer um esquema macro da rede não causará mal nenhum para a empresa. O que seria problemático é falar que o server web possui tal IP válido e está sem firewall. Ai sim, você está entregando sua rede.
    Pelo que você falou, você também não tem muita idéia de como está a estrutura da rede. A melhor forma é você fazer o levantamento dos ativos de rede para saber quem está fazendo o roteamento.

    Algumas das suas informações são contraditórias. Você fala pra imaginar que cada máquina tem esse IP. Mas simplesmente, uma máquina não pode ter esse IP! porque isso é um endereço de rede.
    Considerando uma WAN então. Mas que tipo de tecnologia WAN é utilizada?? MPLS?? Frame Relay?? ATM?? ISDN?? depende muito. Cada uma tem uma estrutura diferente. Depende se é ponto-a-ponto, ponto-a-multiponto.

    Realmente, tem tudo a ver com a máscara de rede, pois ela define a rede. E a não ser que exista um roteador fazendo o roteamento entre as redes, elas não vão conversar.

    Tenta levantar os roteadores e as conexões entre roteadores e redes pra gente poder te ajudar.

  6. #6

    Padrão Resposta ao Magnum

    Olá a todos novamente, e obrigado pela paciência da ajuda.

    Conforme o que venho escrevendo aí, acho que estou deixando os companheiro meio confuso, mais como não tem como desenhar aqui é o seguinte
    Imagine assim:

    A questão é preciso fazer um roteamento dos seguintes diagramas de 6 unidades com a seguinte disposição?

    Imaginem que isso seja um ip do servidor de cada empresa, e que essas empreas são em lugares distintos indicados pelas letras aí.

    Pois bem, quanto a roteamento, não tem nada ligado ainda, eu preciso achar a solução de roteamento pra isso pra que eu já configure as máquinas clientes e pegue o acesso a internet. E depois troca de informações entre elas.


    A- 192.168.1.0 Empresa 1
    B- 192.168.2.0 " 2
    C- 10.1.1.0 " 3
    D- 192.168.5.0 Empresa 4
    E- 192.168.4.0 Empresa 5
    F- 192.168.3.0 Empresa 6


    Já aproveitando e quem puder me ajudar com mais essa pergunta é a seguinte, quais portas de devem ser liberadas para acessar pastas de compartilhamento através de um firewall. Seja ele qual for. O negócio aqui é saber a porta para ver a comunicação.

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão

    Cara, ainda assim está complicado te ajudar. Mas fiz o seguinte, estou considerando que será utilizada uma tecnologia ponto-a-multiponto como por exemplo MPLS ok?! Escolhi esta por ser a mais fácil de se trabalhar.
    Sua topologia seria algo semelhante à imagem abaixo:
    https://under-linux.org/forums/pictu...3&pictureid=54

    Você teria 6 roteadores que se comunicariam com a rede da prestadora de serviços WAN. Utilizei a rede 192.168.254.0/24 para a rede WAN. Todos os roteadores possuem duas interfaces e conectam apenas uma rede interna. Desta forma os roteadores deveriam possuir rotas para cada rede.
    Para a atribuição de rotas dinamicamente podem ser utilizados vários protocolos como RIP (versão 1 e 2), OSPF, IGRP ou EIGRP (estes dois últimos se você utilizar cisco). Todos eles são bons, pro seu caso que é uma rede simples. Para uma fácil administração recomendo o RIPv2.

    Caso você queira roteamento estático é necessário configurar as rotas manualmente da seguinte forma:
    * R1 deve possuir as seguintes rotas:
    - rede: 192.168.2.0/24 gateway 192.168.254.2
    - rede: 192.168.3.0/24 gateway 192.168.254.3
    - rede: 192.168.4.0/24 gateway 192.168.254.4
    - rede: 192.168.5.0/24 gateway 192.168.254.5
    - rede: 10.1.1.0/24 gateway 192.168.254.6

    * R2 deve possuir as seguintes rotas:
    - rede: 192.168.1.0/24 gateway 192.168.254.1
    - rede: 192.168.3.0/24 gateway 192.168.254.3
    - rede: 192.168.4.0/24 gateway 192.168.254.4
    - rede: 192.168.5.0/24 gateway 192.168.254.5
    - rede: 10.1.1.0/24 gateway 192.168.254.6

    * R3 deve possuir as seguintes rotas:
    - rede: 192.168.1.0/24 gateway 192.168.254.1
    - rede: 192.168.2.0/24 gateway 192.168.254.2
    - rede: 192.168.4.0/24 gateway 192.168.254.4
    - rede: 192.168.5.0/24 gateway 192.168.254.5
    - rede: 10.1.1.0/24 gateway 192.168.254.6

    e assim sucessivamente...

    Quanto a porta de compartilhamento, se não me falha a memória o netbios utiliza as portas 137 e 138 (UDP) e 139 (TCP). Mas essas portas são utilizadas para se abrir a conexão isto é, no destino.
    Pra obter uma ajuda mais refinada sobre o assunto, recomendo que você crie um tópico a parte na área de firewall.
    Qualquer dúvida posta ai...
    Última edição por Magnun; 14-04-2008 às 15:20.

  8. #8

    Padrão Nada haver com o tópico!!

    Magnun,

    Você como CCNA, poderia me indicar um bom modelo de QOS, para um CISCO 2611, tenho uma plataforma VOIP, e preciso da implementação de um QOS, ou mesmo uma reserva de banda diretamente em meu ROUTER, atualmente também temos um CISCO 7505 com 6 Mbs pendurados e 2 2611 cada um com 4 Mbs, e pretendo deixar a plataforma VOIP, em um CISCO 2611 que tem também outros servidores fazendo NAT, ja tenho outros QOS implementados mas depois do router, de cisco entendo pouco, mas não conheço a fundo um QO'S, se puder me dar essa dica lhe agradeço ou mesmo passar o valor do serviço.
    Obg.

  9. #9

    Padrão Resposta sobre o QOS

    Olá Michael,

    Bom, como eu não sou o Magnun, eu tenho uma idéia pra você é colocar um Firewall que faz esse tipo de situação, contrla banda, e ainda faz um bom servirço de NAT, quanto a esse firewall, não seria baseado em linux e sim um produto AKER que é um computador com um software justamente pra suprir tudo isso que você precisa.
    Qualquer coisa se for isso que vai te atender me escreva no e-mail [email protected].

    Até +

  10. #10

    Padrão

    Depois do router tenho solução de QOS funcionando maravilhosamente bem amigo, baseado em mikrotik e outras parafernalhas, mas meu problema maior é para quem vem de fora, ja que não uso FW com QOS entre o cisco e os servers depois do cisco na input mas precisamente ,por isso preciso mesmo que seja feio no CISCO.
    mas de qualquer forma valeu abs!!

  11. #11

    Padrão

    Cara, não entendi muito bem sua topologia... Mas se você quiser somente uma sugestão de modelo de QoS, sugiro você utilizar marcação de quadro do tipo DSCP e uma queue do tipo strict priority (se não me falha a memóra a cisco chama de Priority Queuing Weighted Fair Queuing - PQWFQ).
    Infelizmente não cheguei a trabalhar com esses equipamentos Cisco.
    Bem, se isso não tiver sido o suficiente cara, cria um novo tópico e me avisa que agente discute isso melhor. Não gosto muito de emendar outro assunto num tópico que não tem nada a ver...
    Estarei aguardando ok?!

    Ah, JOTAPE só pra te avisar que o Firewall Aker é baseado em Linux e iptales

  12. #12

    Padrão

    Eu ia equecendo!! Aqui tem uma explicação sobre QoS pra VoIP, só que é em ingles:
    Cisco - Using QoS to Optimize Voice Quality in VoIP Networks
    Até mais...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Cara, não entendi muito bem sua topologia... Mas se você quiser somente uma sugestão de modelo de QoS, sugiro você utilizar marcação de quadro do tipo DSCP e uma queue do tipo strict priority (se não me falha a memóra a cisco chama de Priority Queuing Weighted Fair Queuing - PQWFQ).
    Infelizmente não cheguei a trabalhar com esses equipamentos Cisco.
    Bem, se isso não tiver sido o suficiente cara, cria um novo tópico e me avisa que agente discute isso melhor. Não gosto muito de emendar outro assunto num tópico que não tem nada a ver...
    Estarei aguardando ok?!

    Ah, JOTAPE só pra te avisar que o Firewall Aker é baseado em Linux e iptales
    Blza Magnu!
    abrirei outro tópico,
    abs!!

  14. #14