+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão configurando servidor MK

    Pessoal, sou novo em wireless e graças as dicas dadas aqui no forum ja consegue fazer bastante coisas no servidor que estou testando.

    Coisas que ja consegue fazer:

    Amarrar ip ao MAC
    Servidor DHCP e faze-lo enviar o ip que eu quero para um determinado cliente
    Servidor proxy
    Controle P2P

    Minha dúvida:

    Só consigo tem internet nos clientes quando crio uma bridge entre as interfaces so que ai o servidor DHCP para de funcionar e praticamente tudo que fiz não funciona, o que tenho que fazer para ter a internet nos clientes sem precisar criar uma bridge entre as interfaces?

    Conto com a ajuda de todos aqui do forum


    Até

    Denys Lemes
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    denys, ao inves de fazer um brige vc tem q fazer o NAT entre as duas... ok...

    chain=srcnat action=masquerade out-interface=Externa

    onde ta EXTERNA vc coloca a sua placa de rede com acesso a internet, ok... valeu ate mais.

  3. #3

    Padrão

    Vc precisa configurar seu MK para fazer NAT, aqui mesmo no Under-Linux tem um manual ótimo do MK q ensina vc a configurar ele corretamente
    Acessa o link abaixo q vc vai encontrar muita coisa boa

    Tutoriais/Wireless/guia-passoa-passo-mikrotik - UnderLinux Wiki

    Boa sorte

  4. #4

    Smile ...

    Eu tambem estou com umas duvidas, e nao to conseguindo colocar o meu MK pra funfar.... quer dizer, ele ja navega, pinga bonitinho, mas to tendo dificuldades de colocar o ppoe no meu cliente... ele ja reconhece a minha rede e tudo, mas nao consigo faze-lo acessar a internet...
    Depois acho q vou abrir um topico, dai coloco minhas configurações...
    Mas pelo que entendi, pelo o que vcs falaram, nao faz bridge entre as interfaces? so fazer o Nat e ta beleza? eh isso?
    Vlw!!!!

  5. #5

    Padrão

    Isso mesmo,
    mas da uma olhada no link q passei em outra mensagem acima, q com certeza vc vai conseguir configurar o seu Mk, o manual é muito bem explicado e intuitivo.

    Ah, parabens pra quem desenvolveu o mesmo

  6. #6

    Padrão configurando servidor MK

    Então pessoal ja fiz o danado do NAT e nada, eu acho que estou fazendo ago de errado, pois, estou seguindo tambem o guia passa a passo pra configura-lo.

    Então alguem pode dar uma olha nas fotos da minha configuração e ver se tem algo de eraado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT.JPG
Visualizações:	206
Tamanho: 	94,5 KB
ID:      	2034   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT2.JPG
Visualizações:	174
Tamanho: 	84,1 KB
ID:      	2035  

    Última edição por denyslemes; 16-04-2008 às 18:01.

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Olhe

    Ñ basta fazer nat tem de criar a rota /ip route

  8. #8

    Padrão cinfigurando servidor MK

    Então Minelli, agradeço sua dica. Agora será que vc ou outro aqui do forum poderia me ajudar? Estou fazendo os testes com uma ADSL e o modem tem ip 192.168.1.254.

    Como eu poderia fazer essa rota?

    Até,


    Denys Lemes
    [email protected]

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Rota

    Pelo winbox depois new terminal

    /ip route
    Código :
    / ip route 
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.254 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

  10. #10

    Padrão configurando servidor MK

    Então, Minelli, fico muito agradecido pela sua dica, a rota que vc me passou foi perfeita.

    Agora se vc ou outro aqui do forum puder me ajudar, pois, quero colocar uma outra adsl no meu servidor e preciso fazer o tal do loadbalance.

    Pensei assim:

    Tenho um outro modem que tem o ip 10.1.1.1, o servidor DHCP esta enviando ip 10.1.1.xx.

    Pergunta:
    Teria como eu fazer com que essa ADSL(modem 10.1.1.1) saia junto com a outra ADSL(modem 192.168.1.254)? Ou seja juntar as duas para sair 10.1.1.xx?Se sim, como faze-la?

    Se não tem como, qual seria a melhor opção e como faze-la?

    Obrigado

    Denys Lemes

  11. #11
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Load Balance

    Bom sou sincero até poderia te ajudar mas terá de pesquisar...., tem varios exemplos aqui no forum funcionando.