+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida entre pc ap ou ap

    Bom dia galera, estou com uma grande duvida, atualmente uso um acess point ap router wr254 com uma omni de 12,5 dbi hypertec, e um servidor mikrotik, mas consegui um prédio no centro da cidade para por umas antenas, no predio pretendo por 4 setoriais de 12,5 dbi da tsm, mas to com duvida se monto um pc ap com placas dlink ag 530, ou se coloco 4 acess point tipo edimax ou o mesmo que uso aqui.


    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    depende do teu potencial

    se vc quer uns 50 clientes, 3 ap edimax vai dar

    se quizer acima de 150 clientes poe uma RB com 3 cartao r52+3 setorial 120'grau. o investimento vale a pena, falo por experiencia

  3. #3

    Padrão Mkt

    Amigo a minha infra estrutura era toda em APs mas ja estou migrando tudo para Mikrotik PC, é muito mais estavel fora que tem centenas de recursos.

    Em suma coloca mikrotik.

    abraços

  4. #4
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    voce pode por 4 ap em bridge ligado nas ethernet do mk e o mk controlando tudo, os ap nao vao ficar instaveis pq nao esta usando processamento dele, é uma boa alternativa

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    voce pode por 4 ap em bridge ligado nas ethernet do mk e o mk controlando tudo, os ap nao vao ficar instaveis pq nao esta usando processamento dele, é uma boa alternativa
    Estou pensando em fazer assim mesmo...ja uso o mikrotik como servidor.

    Tive fazendo umas contas aqui...fica mais ou menos o mesmo preço se eu por os aps ou por o pc ap.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    voce pode por 4 ap em bridge ligado nas ethernet do mk e o mk controlando tudo, os ap nao vao ficar instaveis pq nao esta usando processamento dele, é uma boa alternativa


    Boa colega!!!


    Uso parte da minha rede dessa forma, já disse aqui em outra oportunidade que o ap em bridge e o MK controlando tudo quase não há processamento, a única coisa que meus ap´s fazem é o controle de MAC, e acredite, antes de balancear a rede como ela está hoje já tive 45 clientes pendurados em um ap zinwell, com ums 22 ativos e travar???? Nem sei o que é isso.

    O pessoal coloca os ap1s na rede e fazem com que o mesmo trabalhe processando alguns protocolos e depois dizem que não é legal...Uso assim e sempre usarei assim, por que os ap´s que uso, ZINWELL são só alegrias...


    Abração.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Boa colega!!!


    Uso parte da minha rede dessa forma, já disse aqui em outra oportunidade que o ap em bridge e o MK controlando tudo quase não há processamento, a única coisa que meus ap´s fazem é o controle de MAC, e acredite, antes de balancear a rede como ela está hoje já tive 45 clientes pendurados em um ap zinwell, com ums 22 ativos e travar???? Nem sei o que é isso.

    O pessoal coloca os ap1s na rede e fazem com que o mesmo trabalhe processando alguns protocolos e depois dizem que não é legal...Uso assim e sempre usarei assim, por que os ap´s que uso, ZINWELL são só alegrias...


    Abração.
    Acho que vou fazer assim mesmo, vou por 4 aps (ainda não decidi o modelo) ligado a 4 antenas setoriais, e o mk fazendo o controle de tudo, os aps vão ser apenas bridge.

    Eu não sei em outras regiões do pais, mas aqui em Goiás to com dificuldade de encontrar uma placa mae com varios slots pci para poder montar um pc ap, tenho uma aqui mas ai penso se ela der problema vou ter um problema serio até conseguir outra, no caso se eu usar aps , fica bem facil a manutenção.

    Abraço.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por charles_cv Ver Post
    Acho que vou fazer assim mesmo, vou por 4 aps (ainda não decidi o modelo) ligado a 4 antenas setoriais, e o mk fazendo o controle de tudo, os aps vão ser apenas bridge.

    Eu não sei em outras regiões do pais, mas aqui em Goiás to com dificuldade de encontrar uma placa mae com varios slots pci para poder montar um pc ap, tenho uma aqui mas ai penso se ela der problema vou ter um problema serio até conseguir outra, no caso se eu usar aps , fica bem facil a manutenção.

    Abraço.

    OLá!

    Tenho um asus com 6 slots, e o processador que ela pega é o pentium 4, não estou usando...se precisar.

    OBS: A placa é usada, comprei duas para montar o MK, mas só estou usando uma.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    OLá!

    Tenho um asus com 6 slots, e o processador que ela pega é o pentium 4, não estou usando...se precisar.

    OBS: A placa é usada, comprei duas para montar o MK, mas só estou usando uma.
    Eu tenho uma aqui tbm só que é asrock, com 6 slots pci socket 462, tenho um processador athlon xp 1700, da pra montar um bom pc ap, mas to em duvida no que fazer, ''pc ap ou ap'' .

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se optar realmente por usar aps ao invés de PC-AP, recomendaria que usasse os AP2000, com 2 cartões cada, e com o firmware 2.4.11, que é o mais estável e funcional. Mas eu ainda usaria PC-AP com placas G520, G510 ou ainda AG530. Uso desta forma aqui na minha rede e estou há 2 anos tranquilo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se optar realmente por usar aps ao invés de PC-AP, recomendaria que usasse os AP2000, com 2 cartões cada, e com o firmware 2.4.11, que é o mais estável e funcional. Mas eu ainda usaria PC-AP com placas G520, G510 ou ainda AG530. Uso desta forma aqui na minha rede e estou há 2 anos tranquilo.
    Opa Bom dia, no caso aqui se eu montar um pc ap aqui com processador 1,7 ghz, 512 mb de memoria ram e 4 placas dlink ag530 ligado a 4 setoriais, atenderia bem uns 150 clientes?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por charles_cv Ver Post
    Eu tenho uma aqui tbm só que é asrock, com 6 slots pci socket 462, tenho um processador athlon xp 1700, da pra montar um bom pc ap, mas to em duvida no que fazer, ''pc ap ou ap'' .


    Olha amigo por experiencia propria não use essas placas com muitos slots PCIs pois são dificeis de vc encontrar no mercado e se caso de pau numa vc fica na mão, outro motivo é que elas são usadas assim aumentão as chances de pane nelas. utilize o que a no mercado atualmente placas com 3 ou 2 slots, novas.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Olha amigo por experiencia propria não use essas placas com muitos slots PCIs pois são dificeis de vc encontrar no mercado e se caso de pau numa vc fica na mão, outro motivo é que elas são usadas assim aumentão as chances de pane nelas. utilize o que a no mercado atualmente placas com 3 ou 2 slots, novas.
    Ja pensei nisso, mas e como vou por 4 placas?
    Pois tenho 4 setoriais aqui.
    Sera que aqueles adaptadores 1 pci / 4 mini pci funcionam legal?

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por charles_cv Ver Post
    Opa Bom dia, no caso aqui se eu montar um pc ap aqui com processador 1,7 ghz, 512 mb de memoria ram e 4 placas dlink ag530 ligado a 4 setoriais, atenderia bem uns 150 clientes?
    Aguenta 150 clientes sim, tranquilamente. Dá uma olhada aqui: mk_colina_001 - UnderLinux Gallery

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Olha amigo por experiencia propria não use essas placas com muitos slots PCIs pois são dificeis de vc encontrar no mercado e se caso de pau numa vc fica na mão, outro motivo é que elas são usadas assim aumentão as chances de pane nelas. utilize o que a no mercado atualmente placas com 3 ou 2 slots, novas.
    Também recomendo usar placas novas, mas pode ser com bastante slots sim. No meu caso aqui uso mk_colina_001 - UnderLinux Gallery há dois anos sem nenhum tipo de pane...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Também recomendo usar placas novas, mas pode ser com bastante slots sim. No meu caso aqui uso mk_colina_001 - UnderLinux Gallery há dois anos sem nenhum tipo de pane...
    Ficou muito bom, axo que vou montar um tambem.
    Qual a medida dessa caixa que vc usou para montar o pc ap?

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por charles_cv Ver Post
    Ficou muito bom, axo que vou montar um tambem.
    Qual a medida dessa caixa que vc usou para montar o pc ap?
    Não vou saber te dizer... mas e grande! Faz uns 3 anos q tenho ela hehehe. Deve ser 50x30, algo assim...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Não vou saber te dizer... mas e grande! Faz uns 3 anos q tenho ela hehehe. Deve ser 50x30, algo assim...
    Beleza, aqui na minha cidade axei uma de 60x60x20, deve ficar bom para montar, para dar manutenção e sem falar na circulação de ar.

    Vo montar um nos proximos dias e posto umas fotos.

    Obrigado pelas dicas.