+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Terabeam CPE 800mts e nada!

    Olá pessoal,

    Tenho um link de menos de 800 metros com visada a olho nú, a mais ou menos 2 anos usando duas terabeam CPE.

    Acontece que de um tempo para cá meu sinal caiu, e de 12 Mb que eu pegava caiu para menos de 4Mb, sem saber o problema eu imaginei que fosse por causa de umas caixas de aquecedor solar que colocaram no prédio que fica no meio do caminho, resolvi então subir uma torre em cada ponto, para que eu pudesse melhorar a zona de fresnel entre eles (hoje deve estar em torno de 2 metros no meio do caminho).

    O sinal de conexão entre eles oscila muito, muito baixo o SNR (sempre ruim), e o alinhamento parece ser legal, mesmo porque consigo enchergar a olho nú a outra ponta.

    Pergunta: Pode ser problema no amplificador? Se sim, como posso saber qual das pontas tem o problema?

    Há alguma outro teste que posso fazer?

    O alinhamento tem que ser muitooooo fino para esses aparelhos?

    Grato, César.

  2. #2

    Padrão

    Aconteceu o mesmo comigo, e ainda ficava desconectando toda hora e so voltava quando desligava e ligava novamente, eu tirei ele da antena original coloquei em uma antena 5.8 comum e tirei o amplificado ficou zerado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emaildoxandy Ver Post
    Aconteceu o mesmo comigo, e ainda ficava desconectando toda hora e so voltava quando desligava e ligava novamente, eu tirei ele da antena original coloquei em uma antena 5.8 comum e tirei o amplificado ficou zerado.


    Eh amigo ... tenho muitas experiência com essa CPE ... agora se ela funcionou dois anos jah tah baum d+, acho que jah deu o que tinha que dar ... mas tipow isso com certeza pode ser o Amplificador ... e outra .. eu acho que 2metros e meio eh pouca coisa ... jah que vc disse que levantou as cpe e tah uns dois metros e meio acima do painel solar do carinha ... isso pode ser o problema ... repare se de dia seu sinal fica ruim e repare a noite como fica ... se de dia ficar ruim eh pq esses paineis solares estaum atrapalhando ... jah que de dia a radiotavidade solar eh mais forte ... agora isso tah mais pra amplificador ... eu tinha um link de 15km em cima de uma lamina d'agua .... meu sinal oscilava sim ... e muito ... mas ... a transferencia era uma maravilha .... se tiver duvida ... faça que nem o amigo ... abra a cpe .. compre um pigtail e conecte ele direto em uma antena 5.8 ghz e retire os amplificadores ... isso deve melhorar bastante o seu sinal sem contar na estabilidade que isso deve dar ao seu link !

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eh amigo ... tenho muitas experiência com essa CPE ... agora se ela funcionou dois anos jah tah baum d+, acho que jah deu o que tinha que dar ... mas tipow isso com certeza pode ser o Amplificador ... e outra .. eu acho que 2metros e meio eh pouca coisa ... jah que vc disse que levantou as cpe e tah uns dois metros e meio acima do painel solar do carinha ... isso pode ser o problema ... repare se de dia seu sinal fica ruim e repare a noite como fica ... se de dia ficar ruim eh pq esses paineis solares estaum atrapalhando ... jah que de dia a radiotavidade solar eh mais forte ... agora isso tah mais pra amplificador ... eu tinha um link de 15km em cima de uma lamina d'agua .... meu sinal oscilava sim ... e muito ... mas ... a transferencia era uma maravilha .... se tiver duvida ... faça que nem o amigo ... abra a cpe .. compre um pigtail e conecte ele direto em uma antena 5.8 ghz e retire os amplificadores ... isso deve melhorar bastante o seu sinal sem contar na estabilidade que isso deve dar ao seu link !

    você tem o esquema para retirar o amplificador e conectar diretamente o pigtal? qual modelo do pig devo usar? grato

  5. #5

    Padrão

    Vai uma dica ai pessoal
    as terabeam como todos sabem deram muita dor de cabeça com o problema de amplificador .... se alguem quizer abrir uma CPE vcs irão ver que da para tirar o amplificador sem problemas nenhum

    mais de uma perguntada para seus forncedores que eles tem essas pçs em estoque e podem até dar para vcs de presente

  6. #6

    Padrão

    Amigo,

    Tive problemas com minhas CPEs tambem.
    Tinha 3 pares rodando e tirei os três, por apresentamrem problemas. Nem perdi tempo verificando o que poderia ser. Troquei os ponto a pontos por Ovislink WLA 5000 com antenas Zirok de 24 dBi.

    Quando tinha CPEs as mesmas desalinhavam muito, resolvi muitos problemas alinhando-as novamente, utilizando o programinha delas, cada técnica em uma das pontas.

    O ideal seria você ter outra pra substituír e tentar ver em qual das pontas é o problema.

    Espero ter ajudado.

    Grato.

  7. #7

    Padrão

    Amigo as peças eu naum sei dizer o nome naum ... mas tb naum eh em qualquer fornecedor que tem ... se eu naum me engano a saida do radio da CPE eh SMA Macho

  8. #8

    Padrão

    olá amigos

    tive muuuuuitos problemas com CPE, acreditem se quiser, um WLA5000 da ovislink é bem mais confiavel e passa um tráfego legal.
    O que vc pode fazer é colocá-lo em horizontal e testar. se for interferencia resolve. Se nao resolver entao deve ser mesmo amplificador.
    Att.