Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Como montar 4 painéis setorias 90º Polarização Vertical?

    Olá galéra,


    Gostaria que vocês (se puderem) me ajudem a montar virtualmente é claro! as minhas 4 painéis setoriais de 90º graus polarização vertical. Já tinham me dito que eu teria que colocar cada painel em canais diferentes tipo: Painel 01 - Canal 1 / Painel 02 - Canal 6 / Painel 03 - Canal 12. Como faria então com a 4ª painel? Já que os canais (teóricamente) acabaram. Poderia colocar as antenas com o mesmo SSID? pois como quero usar ás 4 de 90º para formar 360º, poderia colocar o mesmo SSID para quando eu virar a antena do cliente aparecer só um SSID ou não dá certo? Estou pensando em fazer na minha torre uma espécie de circulo igual os que tem em torre de celular para fazer isso e queria saber as distância das antenas painéis uma da outra, pois vi no site da Hyperlink 4 paineis juntinhas como mostra a imagem abaixo. Bom galéra vc´s já sabem mais ou menos o que eu estou querendo, me ajudem ai por favor. Abraçoooos conto com vc´s...


    http://www.hyperlinktech.com/web/cop..._array_500.jpg






    Jociano Araújo


  2. #2

    Padrão

    Olá essas ai estão juntas porque estão usando apenas um rádio e todas no mesmo canal então não tem problema.

  3. #3

    Padrão

    Ola amigo Jociano!
    Vc poderà usar 2 antenas com um divisor de potencia, vc ainda economiza na compra de 1 radio à mais, sò que lembre-se vc estarà dividindo a potencia do radio utilizado nestas 2 antenas ok!
    Abraço!!

  4. #4

    Padrão Mas usando um rádio em cada antena, como faria?

    Mas usando um rádio em cada antena, como faria para montar as 4 antenas?

  5. #5

    Padrão

    Olha eu utilizo 4 paineis hyperlink de 90º como estes.

    No inicio eu coloquei um em cada canal 1 - 4 - 7 - 11. Utilizando 2 AP-2000 com 2 cartões cada.

    Funcionou legal, só que acabei precisando fazer algumas ponto a ponto em 2.4 para clientes rurais e ai começou os problemas. Resolvi fazendo da seguinte forma: os Paineis que ficam um de costa para o outro tem o mesmo canal, então ficou 2 paineis no canal 11 e os outros 2 no canal 4. Beleza funcionando.

    Sabe como é divisor, amplificador são podem ser uteis no inicio e depois se tornar uma tremenda dor de cabeça para encontrar os problemas que ocorrerão. Porque problemas sempre, mas sempre aparecerão.

    Acho que é isso.
    Um abraço

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Cargnelutti Ver Post
    Olha eu utilizo 4 paineis hyperlink de 90º como estes.

    No inicio eu coloquei um em cada canal 1 - 4 - 7 - 11. Utilizando 2 AP-2000 com 2 cartões cada.

    Funcionou legal, só que acabei precisando fazer algumas ponto a ponto em 2.4 para clientes rurais e ai começou os problemas. Resolvi fazendo da seguinte forma: os Paineis que ficam um de costa para o outro tem o mesmo canal, então ficou 2 paineis no canal 11 e os outros 2 no canal 4. Beleza funcionando.

    Sabe como é divisor, amplificador são podem ser uteis no inicio e depois se tornar uma tremenda dor de cabeça para encontrar os problemas que ocorrerão. Porque problemas sempre, mas sempre aparecerão.

    Acho que é isso.
    Um abraço
    Hááá kara blz então, posso usar as 4 antenas nesses canais que vc citou 1 - 4 - 7 - 11 e somente se eu for fazer PTP em 2.4Ghz que pode dar problemas né? Hááá entendi!, mas eu pretendo fazer PTP em 5.8Ghz e fazendo PTP em 5.8Ghz, posso usar esse canais para as 4 painéis sem problemas? Qual a distancia das (entre) paineis ?


    Obs: Posso usar o mesmo SSID nas 4?
    Última edição por jociano; 18-04-2008 às 10:18.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caiocbrbrasil Ver Post
    Olá essas ai estão juntas porque estão usando apenas um rádio e todas no mesmo canal então não tem problema.
    Nesse caso funciona como uma omni.

    Aí surgiram algumas questões:

    O único rádio não causaria uma limitação na quantidade de usuáros?

    Usaria um split, que dividiria a potência do rádio por 4?

    E por fim, uma potencia maior no rádio (ou até por um amplificador), dividido por 4 pelo split, desde que uma potência aceitável em cada antena, ainda sim geraria inaceitáveis níveis de inteferência no espectro?

    São só teorias para o exercício da mente... :-)

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Obs: Posso usar o mesmo SSID nas 4?
    Se as 4 antenas tiver o mesmo SSID o cliente poderá escolher qual a antena conectar?

  9. #9

    Padrão

    Jociano, dê uma olhada no arquivo anexado.

    Eu baixei este estudo do site da hyperlink.
    Preste atenção especialmente nos dois ultimos slides. onde tem a conclusão dos experimentos.
    Daí você pode tirar suas conclusões.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Nesse caso funciona como uma omni.

    Aí surgiram algumas questões:

    O único rádio não causaria uma limitação na quantidade de usuáros?

    Usaria um split, que dividiria a potência do rádio por 4?

    E por fim, uma potencia maior no rádio (ou até por um amplificador), dividido por 4 pelo split, desde que uma potência aceitável em cada antena, ainda sim geraria inaceitáveis níveis de inteferência no espectro?

    São só teorias para o exercício da mente... :-)
    Mas eu vou colocar um rádio para cada antenas ou seja: 4 antenas e 4 rádio, sendo um em cada antena, entendeu? O que queria saber é se posso colocar todas com o mesmo SSID ou teria que colocar tipo assim: EX: P01 - P02 - P03 e P04

    ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Jociano, dê uma olhada no arquivo anexado.

    Eu baixei este estudo do site da hyperlink.
    Preste atenção especialmente nos dois ultimos slides. onde tem a conclusão dos experimentos.
    Daí você pode tirar suas conclusões.
    Pow kara obrigadão, vc sempre está me ajudando. Pode me add no seu MSN?

    [email protected]

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Jociano, dê uma olhada no arquivo anexado.

    Eu baixei este estudo do site da hyperlink.
    Preste atenção especialmente nos dois ultimos slides. onde tem a conclusão dos experimentos.
    Daí você pode tirar suas conclusões.
    Ei,

    vi o estudo, mas fiquei na dúvida agora. Posso então (ou devo) colocar as 4 antenas com o mesmo SSID e no mesmo canal? Porque irei usar 4 rádios um em cada antena, então devo colocar nos 4 rádio os mesmo SSID e canal? É isso?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Ei,

    vi o estudo, mas fiquei na dúvida agora. Posso então (ou devo) colocar as 4 antenas com o mesmo SSID e no mesmo canal? Porque irei usar 4 rádios um em cada antena, então devo colocar nos 4 rádio os mesmo SSID e canal? É isso?
    É complicado afirmar que sim.
    Tem muitos que relatam resultados ruins.
    Mas este estudo é bem claro que pode e mais ainda, o resultado é melhor.
    Não sou eu quem diz, mas sim o estudo que baixei do site da hyperlink.
    Se não der certo é porque a hyperlink "dançou", o que eu não acredito.

    Mas eu vou experimentar e ver no que vai dar. Eu acredito que com o mesmo SSID e mesmo canal vai dar portabilidade a quem estiver usando notebook. Eu já fiz um teste neste sentido com duas antenas e a medida que saiu do raio de ação de uma antena a conexão passou automaticamente para a outra antena. Deu para ver que o MAC mudou.
    Vou tentar agora com 4. Só falta comprar mais antenas.

  14. #14

    Padrão

    [quote=jociano;315253]Olá galéra,


    Gostaria que vocês (se puderem) me ajudem a montar virtualmente é claro! as minhas 4 painéis setoriais de 90º graus polarização vertical. Já tinham me dito que eu teria que colocar cada painel em canais diferentes tipo: Painel 01 - Canal 1 / Painel 02 - Canal 6 / Painel 03 - Canal 12. Como faria então com a 4ª painel? Já que os canais (teóricamente) acabaram. Poderia colocar as antenas com o mesmo SSID? pois como quero usar ás 4 de 90º para formar 360º, poderia colocar o mesmo SSID para quando eu virar a antena do cliente aparecer só um SSID ou não dá certo? Estou pensando em fazer na minha torre uma espécie de circulo igual os que tem em torre de celular para fazer isso e queria saber as distância das antenas painéis uma da outra, pois vi no site da Hyperlink 4 paineis juntinhas como mostra a imagem abaixo. Bom galéra vc´s já sabem mais ou menos o que eu estou querendo, me ajudem ai por favor. Abraçoooos conto com vc´s...


    http://www.hyperlinktech.com/web/cop..._array_500.jpg


    Você vai instalar estes paineis em torre ou prédio? Quanto aos SSID´S o melhor é colocar nomes diferentes, até mesmo pra facilitar as comparações de sinal.

  15. #15

    Padrão

    [QUOTE=VIASATT;315579]
    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Olá galéra,


    Gostaria que vocês (se puderem) me ajudem a montar virtualmente é claro! as minhas 4 painéis setoriais de 90º graus polarização vertical. Já tinham me dito que eu teria que colocar cada painel em canais diferentes tipo: Painel 01 - Canal 1 / Painel 02 - Canal 6 / Painel 03 - Canal 12. Como faria então com a 4ª painel? Já que os canais (teóricamente) acabaram. Poderia colocar as antenas com o mesmo SSID? pois como quero usar ás 4 de 90º para formar 360º, poderia colocar o mesmo SSID para quando eu virar a antena do cliente aparecer só um SSID ou não dá certo? Estou pensando em fazer na minha torre uma espécie de circulo igual os que tem em torre de celular para fazer isso e queria saber as distância das antenas painéis uma da outra, pois vi no site da Hyperlink 4 paineis juntinhas como mostra a imagem abaixo. Bom galéra vc´s já sabem mais ou menos o que eu estou querendo, me ajudem ai por favor. Abraçoooos conto com vc´s...


    http://www.hyperlinktech.com/web/cop..._array_500.jpg


    Você vai instalar estes paineis em torre ou prédio? Quanto aos SSID´S o melhor é colocar nomes diferentes, até mesmo pra facilitar as comparações de sinal.
    em torre de 40 metros de altura!

  16. #16

    Exclamation Fechar 360

    Vocês acham que consigo ficar próximo (bem pertinho) de fechar os 360º somente com 3 antenas de 90º?

  17. #17

    Padrão

    Depende da localização dos seus clientes seria mais ou menos fazer um Y com os painéis de 90°, e se vc usasse os de 120º ai vc cobriria 360º e o preço é praticamente igual aos de 90º.

  18. #18

    Padrão espaços entre antenas

    Galéra uma outra dúvida que me ocorreu é que como seria as distancias entre as antenas?


    Quanto tem que ficar a distancia entre elas, pois uns falam de 1 metro, outros 1 e meio e outros até 3,00 metros "puts! ". Preciso fazer o quadrado tipo de torre de celular para colocar as 4 painéis uma em cada ponta do quadradado, porem precisaria saber qual a metragem correta, quanto teria que ficar as distancias de frente, lado e costas. Acho que vc´s me entenderam!, me ajudem ai galéra, já quero por essa painéis para funcionar na sexta-feira...

  19. #19

    Padrão e setorial de 180 graus

    a hyperlink tem uma setorial de 180 graus, nao seria um boa opcao?
    nunca trabalhei com setorial, mas tava afim de comprar 2 dessas pra ver o qq da

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Galéra uma outra dúvida que me ocorreu é que como seria as distancias entre as antenas?


    Quanto tem que ficar a distancia entre elas, pois uns falam de 1 metro, outros 1 e meio e outros até 3,00 metros "puts! ". Preciso fazer o quadrado tipo de torre de celular para colocar as 4 painéis uma em cada ponta do quadradado, porem precisaria saber qual a metragem correta, quanto teria que ficar as distancias de frente, lado e costas. Acho que vc´s me entenderam!, me ajudem ai galéra, já quero por essa painéis para funcionar na sexta-feira...
    VEja este anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos