+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Repetidor Universal com Antena Grade

    Olá a todos!

    Galera gostaria de saber como faço pra receber o sinal e retransmiti-lo pela antena grade, sei que isso é possível mas ainda não consegui.

    Usei a dica do Marcomtb usando a função repetidor universal, mas não deu certo. A antena recebia e retransmitia o sinal do meu AP mas eu não consegui me conectar no sinal retransmitido.

    Qual a distância que a antena grade "joga" o sinal? e em qual direção?

    Os equipamentos são: AP's Zinwell G220; e a antena grade é uma aquario MM-2425 de 25dBi.

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Última edição por Kalley; 18-04-2008 às 02:19.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kalley Ver Post
    Olá a todos!

    Galera gostaria de saber como faço pra receber o sinal e retransmiti-lo pela antena grade, sei que isso é possível mas ainda não consegui.

    Usei a dica do Marcomtb usando a função repetidor universal, mas não deu certo. A antena recebia e retransmitia o sinal do meu AP mas eu não consegui me conectar no sinal retransmitido.

    Qual a distância que a antena grade "joga" o sinal? e em qual direção?

    Os equipamentos são: AP's Zinwell G220; e a antena grade é uma aquario MM-2425 de 25dBi.

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Você cadastrou o MAC de um AP no outro AP? E configurou no mesmo canal?

  3. #3

    Question

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você cadastrou o MAC de um AP no outro AP? E configurou no mesmo canal?

    Sim.

    --

    Eu fiz o seguinte:

    Roteador do cliente(Zinwell G-220)

    Coloquei em modo AP+WDS;
    No mesmo canal: 4
    Marquei a opção: Universal Repeater

    Apliquei as modificações...

    Depois fui em "Site Survey" e conectei na rede do meu AP.

    Porém com o notebook do cliente eu não consegui conectar no AP que estava fazendo o WDS, mas eu enxergava a rede.

    Vc poderia me dizer se a sequência está errada ou está faltando alguma configuração?

    E quanto a antena grade ela pode sim distribuir o sinal, certo?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kalley Ver Post
    Sim.

    --

    Eu fiz o seguinte:

    Roteador do cliente(Zinwell G-220)

    Coloquei em modo AP+WDS;
    No mesmo canal: 4
    Marquei a opção: Universal Repeater

    Apliquei as modificações...

    Depois fui em "Site Survey" e conectei na rede do meu AP.

    Porém com o notebook do cliente eu não consegui conectar no AP que estava fazendo o WDS, mas eu enxergava a rede.

    Vc poderia me dizer se a sequência está errada ou está faltando alguma configuração?

    E quanto a antena grade ela pode sim distribuir o sinal, certo?
    Se você marcou AP+WDS não é exatamente como repetidor universal.
    No manual dos firmwares que são todos parecidos diz que é parecido, mas de uma forma mais simples.

    Nos dois rádios você faz a mesma coisa.
    Marca AP+WDS --> mesmo canal--> vai em wireless WDS, ativa a função e cadastra o MAC do radio 1 no rádio 2
    No rádio 2 , a mesma coisa, ativa o WDS e cadastra o MAC do rádio 1
    No meu caso eu tenho os rádios em bridge e não em gateway, porque eu uso o mikrotik para gerenciar.

    Mas pelo que li no manual, se for gerenciado diretamente pelo firmware do rádio, o rádio tem que estar em bridge também. Mas neste caso eu penso que seja em bridge só o segundo, porque neste modo a maioria das funções é desativada.
    Assim, o primeiro rádio é que vai fazer todo o gerenciamento. O segundo, se estiver como AP+WDS vai permitir o acesso. Se estiver só como WDS ele só vai repetir para um terceiro rádio, sem permitir acesse neste ponto.

    Só não compreendi bem a questão das suas antenas.
    Você tem uma antena de grade no rádio 2, é isso? E no rádio 1, que antena tem?

    Veja bem: o rádio 2 precisa estar com a antena dele virada para o rádio 1, senão ele não vai receber o sinal. A antena de grade é bem seletiva no seu direcionamento, porque tem um ângulo bem fechado. Algumas chegam a ter 12 a 15º de abertura. Então qualquer pequeno desvio já não vai conectar mesmo.
    Voce entra no firmware do rádio 1 e vê no site survey se ele está recebendo o sinal do rádio 2. Se não estiver, ou se estiver baixo e a distância não for longa, é porque as antenas não estão bem alinhadas.
    Depois vai no rádio 2 e entra também no firmware e faz a mesma conferência.
    Se você estiver na base e no navegador voce digitar o IP do rádio 1 ou do rádio 2 você deveria entrar no firmware deles. Tudo de forma transparente.
    Eu estou aqui fazendo minhas primeiras configurações em WDS também, mas já encontrei outro tipo de problema. Quando coloco 3 rádios na rede trava tudo. Com dois é tranquilo. Mas já estou no rastro do problema graças a uma ajuda que recebi aqui no forum.

  5. #5

    Padrão

    valeu pelas dicas "1929"...

    vou fazer os teste e postar os resultado.

    com relação as antenas... é isso mesmo q vc citou!

    No rádio 1 está a omni 15dBi e no rádio 2 está a antena grade de 25dBi...

    eu estou testando a antena grade para distibuir o sinal na casa do cliente desta forma não precisaria comprar um outro radio para distribuir o sinal pela casa.
    Antena grade recebe o sinal da omni leva até o radio e o radio envia de volta o sinal pra antena grade que irradia o sinal nas suas proximidades sendo com mais potência para a parte da frente da antena e um pouco mais fraco para suas laterais e traseira.