+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS - Com 3 APs trava

    Tentei fazer WDS com 3 APs Alfa 608.
    Mas trava a rede. O AP que está na base fica piscando freneticamente e dái só destrava quando desligo um dos outros APs.

    Configurei assim cada AP.

    Bridge ( para ser gerenciado pelo servidor mikrotik) ---> AP+WDS --> mesmo canal --> MACs dos outros dois APs cadatrados.
    Com dois APs funciona perfeito.

    Já fiz outro teste, acessando diretamente os APs com cabo de rede, e acontece a mesma coisa.
    Será que estou fazendo alguma coisa errada?

    Sei que o ideal seria fazer o ponto a ponto em 5.8, mas como a rede ainda é pequena queria já experimentar este recurso em 2.4

  2. #2

    Padrão

    Qual a versão do firmware dos Ap's? Se for 1.X, atualize para 2.0, ai vai ficar beleza, parece que tem um bug com WDS nas versões 1.X. Uso este Alfa em um enlace de 1200 metros, passando 1 mega. Configure o ACK.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Qual a versão do firmware dos Ap's? Se for 1.X, atualize para 2.0, ai vai ficar beleza, parece que tem um bug com WDS nas versões 1.X. Uso este Alfa em um enlace de 1200 metros, passando 1 mega. Configure o ACK.
    Valeu Josue, vou ver estas dicas de perto.
    Você teve sucesso com dois APs, né? E com 3?

    Outro detalhe: "Passando 1 mega", significa então que este tipo de configuração dá muita perda?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Valeu Josue, vou ver estas dicas de perto.
    Você teve sucesso com dois APs, né? E com 3?

    Outro detalhe: "Passando 1 mega", significa então que este tipo de configuração dá muita perda?
    O AIP-W608 é 2,4 Ghz, um rádio simples como outros, mais acho que temos apenas este modelo e o WR254 e 252 AP Router, homologados sem restrição de antena. Por isso optei em usá-los. Não se consegue mais do que 2 mega de link em 2,4 Ghz. Pelo menos nunca vi.

    Tenho o seguinte:

    Dois enlaces de 100m com AIP-W608, passando 2,5 mega +/-.
    Um enlace de 1200m com AIP-W608 e AWP-803 passando 1 mega.
    Um enlace de 1500m com AWP-803, passando 8 mega, esse em 5,8 Ghz.

    Esse enlaces, todos funcionando muito bem com estes rádios de 2,4 Ghz da ALFA.

    Nunca tentei WDS com 3 rádios, sei o ACK é importante, aqui para os enlaces de 100m estão em 35.


    Se prescisar mais que 1 ou 2 mega só 5,8 Ghz

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    O AIP-W608 é 2,4 Ghz, um rádio simples como outros, mais acho que temos apenas este modelo e o WR254 e 252 AP Router, homologados sem restrição de antena. Por isso optei em usá-los. Não se consegue mais do que 2 mega de link em 2,4 Ghz. Pelo menos nunca vi.

    Tenho o seguinte:

    Dois enlaces de 100m com AIP-W608, passando 2,5 mega +/-.
    Um enlace de 1200m com AIP-W608 e AWP-803 passando 1 mega.
    Um enlace de 1500m com AWP-803, passando 8 mega, esse em 5,8 Ghz.

    Esse enlaces, todos funcionando muito bem com estes rádios de 2,4 Ghz da ALFA.

    Nunca tentei WDS com 3 rádios, sei o ACK é importante, aqui para os enlaces de 100m estão em 35.


    Se prescisar mais que 1 ou 2 mega só 5,8 Ghz
    Fui conferir a versão. Já é a 2.0.
    Relatei o ocorrido para o pessoal da OIW e eles ficaram sem saber o porquê.
    Só trava se tiver mais de dois rádios na rede. Vem uma mensagem de "nome duplicado na rede".
    Quando estava em testes na bancada ele simplesmente travava.
    Mas insisti em levantar tudo e aí travou e apareceu a mensagem de nome duplicado.
    Estou usando o mesmo SSID conforme orientação do manual. Mas já experimentei com ssid diferente e aconteceu o mesmo. Cada rádio está com seu IP correto.
    Se eu desligar um dos rádios remotos, destrava na hora.
    MInha instalação está assim:
    Torre base: 1 AP em bridge, AP+WDS com macs dos outros dois rádios cadastrados.
    Torre remota: 1,3km, 2 APs em bridge,AP+WDS também com os macs dos outros cadastrados em cada um deles. Um destes, o segundo AP, está com antena apontada para a base e o outro, o terceiro AP, com antena setorial em 90º com a antena do segundo rádio.

    Quanto ao ACK tenho ele configurado em 0 (automático). Será que pode ser por aí o problema? Mas aí não terá nada a ver com a mensagem de nome duplicado.
    Outro teste que fiz, retirei o controle do mikrotik e fiz direto nos rádios e trava do mesmo jeito.

    No seu caso o enlace em 5.8 é outra coisa, não? Se não resolver isto nos próximos dias, vou partir para 5.8 também.

    Você conseguiu 8 mega. Que antenas usou? Direcional ou setorial? Apesar de ter melhorado, não tem como aumentar mais de 8 megas?
    Ou para isso tem que usar um rádio mais robusto como o Ayraya, por ex.

  6. #6

    Padrão

    Este primeiro ALFA que está em AP+WDS, acho que você poderia colocar em WDS apenas, vai reduzir o processamento. Os demais também, apenas como WDS, a não ser que você vai usar o mesmo AP para receber o sinal em WDS e transmitir para clientes, mais nesse caso, você vai atender apenas uns 5 a 10 clientes neste AP.

    Para enlace de 5,8 Ghz, acho que esse ALFA não deve dar mais que isso, uns 8 mega, ainda vou mexer mais para tentar melhorar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Este primeiro ALFA que está em AP+WDS, acho que você poderia colocar em WDS apenas, vai reduzir o processamento. Os demais também, apenas como WDS, a não ser que você vai usar o mesmo AP para receber o sinal em WDS e transmitir para clientes, mais nesse caso, você vai atender apenas uns 5 a 10 clientes neste AP.

    Para enlace de 5,8 Ghz, acho que esse ALFA não deve dar mais que isso, uns 8 mega, ainda vou mexer mais para tentar melhorar.
    É companheiro, eu estou mesmo chegando a conclusão que o WDS em 2.4 é só um quebra-galho.
    Eu tinha deixado em AP+WDS justamente para atender estes poucos, mas um dia eu quero colocar mais e não vai dar.
    Hoje vou "apertar" o suporte da OIW para pelo menos entender o porquê está travando.
    Obrigado!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É companheiro, eu estou mesmo chegando a conclusão que o WDS em 2.4 é só um quebra-galho.
    Eu tinha deixado em AP+WDS justamente para atender estes poucos, mas um dia eu quero colocar mais e não vai dar.
    Hoje vou "apertar" o suporte da OIW para pelo menos entender o porquê está travando.
    Obrigado!
    Faz o teste ai, talvez seja um bug, nas versões anteriores tinha um bug com WDS, eu mesmo que informei, e foi corrigido na versão 2.0. Bota só como WDS e veja se funciona. Pelo que vejo deveria funcionar desta maneira sim.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Faz o teste ai, talvez seja um bug, nas versões anteriores tinha um bug com WDS, eu mesmo que informei, e foi corrigido na versão 2.0. Bota só como WDS e veja se funciona. Pelo que vejo deveria funcionar desta maneira sim.
    A versão que tenho é 2. Hoje entrei em contato com a OIW e relatei sobre a mensagem de nome duplicado. A pessoa que me atendeu me disse direto que tinha dois computadores na rede com mesmo nome.
    Mas acontece que eu já tinha testado só com a minha máquina e o servidor MK ligados.
    Mas vamos continuar pesquisando.